domingo, 23 de agosto de 2015

Sobre lulas!



Entre as palavras mais pronunciadas no Brasil de hoje está lula. Ouve-se lula milhares de vezes ao dia. Lula entra no vocabulário de ricos, remediados e pobres. Lula é molusco (do latim molluscus, mole) que constitui grande filo de animais invertebrados, marinhos ou água doce ou terrestres, que ainda compreende seres vivos como caramujos, ostras. Lula é invertebrado? Nunca tinha me ocorrido isso? Lula um invertebrado, vejam só!.

Lula é molusco da classe dos cefalópodes (pés na cabeça), a mesma dos polvos, sépias, chocos. Lula tem os pés na cabeça? Isso não lembra, com sutileza, o que se sabe como meter os pés pelas mãos? Tem olhos muito desenvolvidos e estrutura complexa.

Lula tem olho grande? Tá explicado porque hipnotiza! A espécie típica, Loligo vulgaris, tem corpo tubular, dez tentáculos ou braços em torno da cabeça providos de ventosas. Dois desses braços, mais longos e flexíveis, alargam-se na extremidade, como se fossem mãos, para a captura das presas, que são levadas à boca ou impedidas de safar-se pelos oito restantes. Quer dizer, caiu nos braços de lula, pode dar adeus à tia Chica.

 Lula tem tido esse poder, dificilmente uma presa escapa de seu domínio.

Sépias ou "Chocos" ou Lula são mestres do disfarce. Dizem que é mais fácil agarrar muçum ensaboado do que um dos bichos citados. Usando cromatóforos (células de pigmento incríveis que permitem mudança de cor dependendo do lugar onde estão, o que mostra capacidade mimetizane) imitam o ambiente a ponto de deixar camaleão com inveja.

Lula bate cameleão em disfarces? Lula, Sépias, Chocos podem alterar a textura da pele para que pareça áspera ou lisa. Lula pode ver o ângulo em que a luz é refletida e polarizada, permitindo melhorar sua camuflagem.

Os cromatóforos que se expandem ou contraem para mudar a cor ou contorno da pele para igualar-se ao fundo do ambiente também ajudam a lula atrair companheiro e a comunicar-se com ele. Esse é detalhe por demais valioso para quem gosta de se mover em grupos sem deixar pistas a possíveis predadores.


 Lula (e sua turma) não é presa se que pegue facilmente, de bobo o bicho não tem nada. Lula é de uma esperteza – alguns interpretam erroneamente tais características e dizem safadeza – sem igual e, sempre, enrola todo mundo. Lula conta ainda com sua velocidade e agilidade como defesa. Lula vive fugindo, mas antes de fugir solta fumaça de substância escura que confunde temporariamente o agressor, possibilitando que escape sempre.

Lula, registre-se, têm sistema circulatório bombeado por um coração principal e dois subsidiários. Lula tem essa característica: existe algo subsidiário dele fazendo parte sempre. Outro detalhe: com tantos corações é fácil entender porque ricos e pobres (nos últimos tempos mais os ricos do que os pobres) gostam tanto de lula. Mais, lulas são animais exclusivamente carnívoros, alimentando-se de peixes e outros vertebrados.

O que é a natureza: o invertebrado comendo o vertebrado! O principal órgão de ingestão é um par de poderosas mandíbulas móveis, em forma de bico, que podem cortar e rasgar a presa. Lula possui, como ajuda complementar para matar a vítima, um par de glândulas salivares que se transformou em glândulas de veneno.

Lula tem, realmente, características fascinantes.



Comente este artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário