domingo, 28 de agosto de 2011

O que são imunossupressores?



Como sempre ouvimos falar, nosso sistema imunológico é nossa maior defesa. Para que o organismo permaneça em seu estado ideal e saudável é necessário que o sistema imunológico conviva de maneira equilibrada com os riscos aos quais estamos sujeitos no nosso dia a dia.
Quando falamos em medicamentos imunossupressores estamos nos referindo a medicamentos que atuam no sistema imunológico baixando a imunidade, ou seja, são medicamentos utilizados para inibir os sintomas de uma doença, ou o seu surgimento.

Nos casos das doenças inflamatórias crônicas como, por exemplo, a doença de Crohn ou retocolite onde o organismo, repentinamente, deixa de reconhecer o intestino como parte dele – e não sendo mais parte do organismo, passa a ser visto como inimigo – os medicamentos mais utilizados até poucos anos atrás eram os corticóides, basicamente a cortisona, um antiinflamatório potente e eficaz. Porém, seus efeitos colaterais bastante desagradáveis, como inchaço, depressão, fome, perda de massa muscular, dependência, entre outros, levaram ao uso de imunossupressores no seu tratamento.

Embora o nome ainda assuste, os imunossupressores são amplamente utilizados no tratamento das doenças auto-imunes, principalmente quando o paciente não responde aos medicamentos convencionais. Seu efeito parece diminuir a força do sistema imunológico, este passa a agredir o organismo de forma mais leve, e os sintomas da doença diminuem. Porém, não se sabe se é apenas isto que ocorre.
Além disso, os imunossupressores são medicamentos utilizados para evitar a rejeição de um órgão transplantado.

O sistema imunológico é capaz de reconhecer, defender e proteger o organismo contra infecções, rejeitando tudo o que é estranho. O órgão transplantado é visto pelo sistema imune como algo estranho, não pertencente ao organismo, por isso é indispensável e de extrema importância o uso dos imunossupressores, que irá ajudar a “enfraquecer” o sistema imunológico para que este não rejeite o órgão.

É muito importante que os medicamentos sejam administrados (ingeridos) de acordo com a forma prescrita pelo médico, seguindo a dosagem exata, os horários e as orientações determinadas. Ao ingerir uma quantidade maior, o organismo pode ficar mais susceptível a toxicidade e às infecções, e ao ingerir uma dose menor o organismo poderá rejeitar o órgão transplantado.

A terapia imunossupressora utilizada nos transplantes de órgãos apresentou importantes avanços nas duas últimas décadas. Ao protocolo clássico com prednisona e azatioprina acrescentou-se a ciclosporina no início dos anos 80 e posteriormente diversas drogas hoje incorporadas a prática clínica: o tacrolimus, os micofenolatos (mofetil e sódico), e as rapamicinas (sirolimus e everolimus). Agentes biológicos também foram aprimorados usando a tecnologia de produção de anticorpos monoclonais e os anticorpos anti-receptor da interleucina. Assim, os imunossupressores podem ser combinados de forma racional permitindo o uso de agentes que atuam em diferentes etapas da cascata de ativação imunológica que resulta nas reações de rejeição.

Este arsenal de drogas e agentes biológicos também proporciona a possibilidade de terapias imunossupressoras mais adaptadas às características dos pacientes ou as necessidades individuais.
Por fim, listados abaixo estão alguns medicamentos imunossupressores e também alguns de seus principais efeitos colaterais:

• AZATIOPRINA – anemia hemolítica auto-imune; artrite reumatóide grave, etc. Reações mais comuns:náusea, vômito, diminuição de leucócitos, etc.

• BASILIXIMABE – transplante renal. Reações mais comuns: náusea, dor abdominal, aumento de potássio, glicose, ácido úrico e colesterol no sangue, dor de cabeça, tremor, febre, aumento da pressão arterial, infecções no trato urinário e respiratório, etc.

• BETAMETASONA – artrite reumatóide; asma brônquica; enfisema pulmonar; lúpus eritematoso, etc. Reações mais comuns: inchaço, pressão alta ou baixa, mancha de sangue na pele, aumento de glicose no sangue, dor nas juntas, catarata, etc.

• CICLOFOSFAMIDA – antineoplásico; leucemias específicas, esclerose múltipla, etc. Reações mais comuns: náusea, vômito, inflamação da bexiga, perda de cabelos reversível.

• CICLOSPORINA – prevenção ou tratamento da rejeição em transplantes; psoríase grave, etc. Reações mais comuns: aumento da gengiva, pressão alta, toxicidade nos rins, tremor, náusea, vômito, etc.

• CITARABINA – antineoplásico; leucemias específicas; linfoma não Hodgking. Reações mais comuns: febre, náusea, ulceração anal, etc.

• DACLIZUMABE – profilaxia de rejeição de transplante renal. Reações mais comuns: dor no peito, febre, aumento da pressão, fraqueza, etc.

• DEFLAZACORT – artrite gotosa crônica; asma brônquica; bursite, etc.
Reações mais comuns: inchaço, mancha de sangue na pele, diabetes, inflamação do pâncreas, fraqueza muscular, catarata, suores, etc.

• MERCAPTOPURINA – leucemias específicas e linfoma não Hodgkin. Reações mais comuns: anemia e cor amarelada na pele e olhos.

• PALIVIZUMABE – infecção pelo vírus sincicial respiratório (profilaxia). Reações mais comuns: febre, rinite, otite média, infecção respiratória.

• SIROLIMO – prevenção de rejeição de transplante renal. Reações mais comuns: ansiedade, depressão, dor abdominal, diarréia, anemia, aumento do colesterol, dor nas juntas, infecção respiratória, etc.

• TACROLIMO (injetável) – transplante de rim e fígado (prevenção ou tratamento de rejeição). Reações mais comuns: inchaço, falta de apetite, função renal anormal, aumento de glicose no sangue, sensibilidade A luz, dificuldade par respirar, febre, tremor, etc.

• METOTREXATO – antineoplásico; artrite reumatóide grave; psoríase grave; etc. Reações mais comuns: diarréia, vômito, inflamação na boca, anemia, urticária, etc.


Por:Jaíse Bortoluzzi

Agradeço sua presença e nos colocamo-nos a disposição para comentários e sugestões. Participe!




21 comentários:

  1. Quero divulgar a minha experiencia, e através do compartilhamento e divulgação da minha experiência, podemos ter uma luz para um remédio eficiente no tratamento da PSORÍASE.

    Meu nome é Carlos Alves Cardoso Filho, tenho 53 anos, e desde os 08 tenho psoríase psicossomática, que me acomete os pés, mãos e cotovelos. Meus pais tentaram de tudo para me curar, não vou enumerar todos os tratamentos, senão não caberiam aqui nessa pagina.

    Em 18 de setembro de 2014 fiz um transplante renal, pois tive cálculos e perdi a função. Foi nesse momento, um problema que NADA tinha a ver com a minha psoriase, me fez ter essa experiencia.

    Quando a pessoa faz um transplante, precisa tomar uma medicação IMUNOSUPRESSORA, que serve para BAIXAR a imunidade, evitando que o seu organismo tenha defesas suficientes de expulsar o novo órgão recebido.

    Pois bem... tomando essa medicação, em poucos dias, percebemos que TODA psoriase do meu corpo simplesmente DESAPARECEU.

    Perguntei aos médicos nefrologistas sobre isso, eles me disseram que possivelmente o sumiço deveu-se ao corticoide que eu tambem estava tomando. Um comprimido ao dia, de 5mg de corticoide. OK ... será?

    Não. Não foi o corticoide, pois aconteceu de eu perder o rim transplantado, pois como eu estava tomando esses IMUNOSUPRESSORES, com a imunidade muito baixa, eu acabei contraindo o virus citomegalovirus, muito perigoso para quem é transplantado. Resultado: Passei 48 dias internado, tomando imunosupressores em alta dosagem no hospital, minha pele maravilhosa, como um Bebê, mas acabei perdendo o rim transplantado.

    Voltei para casa, os médicos suspenderam os imunosupressores e me mandou ficar tomando APENAS o corticoide. E ai ???

    E ai que a psoriase está voltando.

    Conclusão: A medicação imunossupressora corrige a pele contra psoriase.

    O que eu quero com esse meu depoimento??

    De jeito nenhum incentivar NINGUEM a tomar remédios sem conhecimento médico, especialmente imunussupressores, até porque pode ser muito perigoso e causar até óbito, pois baixa muito a imunidade, mas divulgar, compartilhar, informar, e quem sabe essa minha experiência chegue aos ouvidos de autoridades sanitárias, pesquisadores, médicos, cientistas.... e eles possam tirar de proveito algo e assim nos presentear com um remedio realmente eficiente.

    Boa Sorte a todos, Deus os abençoe, e não vamos deixar que nada tire a nossa alegria.

    Eu tenho psoriase, fiz um transplante e perdi, mas a minha esperança está em Deus.

    Carlos e Andrea

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos, Hoje eu li seu depoimento, o grande amor da minha vida tem Psoríase des-de que eu o conheço... há 15 anos atrás... Bom acredito que o dele seja um caso mais grave, pois ele tem muitos machucados no corpo peito, coxas, costas, pernas e couro cabeludo!
      ele sempre passou uma porção de pomadas para ver se amenizava... e nunca teve exito! Obrigada pelo seu comentário... Vou mostrar a ele! Juliana

      Excluir
    2. Olá Carlos , os imunossupressores detona o organismo. Porém hoje sabe que altas dose de vitamina D poderia curar suas doenças a psoríase mas devido a pouco conhecimento dos doutores e a prática médica ligada a interesses oculto sua doença acaba migrando para outras regiões.A exame de vitamina d circulante vai mostra seu nível de energia vital, procure informação sobre AUTOFAGIA celular obrigado

      Excluir
    3. Olá Carlos , os imunossupressores detona o organismo. Porém hoje sabe que altas dose de vitamina D poderia curar suas doenças a psoríase mas devido a pouco conhecimento dos doutores e a prática médica ligada a interesses oculto sua doença acaba migrando para outras regiões.A exame de vitamina d circulante vai mostra seu nível de energia vital, procure informação sobre AUTOFAGIA celular obrigado

      Excluir
    4. Oi Carlos , tomo imunossupressor para doenca de chron, chama Stelara, mas essa medicação é para pacientes com psoriase. Seu efeito colateral é baixo perto dos demais imunossupressores. Melhoras pra vc

      Excluir
  2. No meu caso é o lúpus eritematoso localizado e até agora só nos fizeram de cobáias, experimentos de todas as drogas do setor imonosupresor

    ResponderExcluir
  3. IMUNOSSUPRESSOR
    O sistema imunológico tem a função de reconhecer, defender e proteger o organismo contra infecções, e rejeitar tudo o que é estranho. Os imunossupressores são medicamentos que bloqueiam a resposta do sistema de defesa, utilizados para a prevenção e tratamento da rejeição de um órgão transplantado e atuam diminuindo a capacidade do organismo de atacar as células do órgão transplantado. É um tratamento crônico que deve ser tomado a partir do primeiro dia do transplante e às vezes pode ser usado em doenças autoimunes: esclerose múltipla, artrite reumatoide, lupus. Aos olhos do sistema imunológico, o orgão transplantado é visto como algo estranho que não pertence ao organismo, sendo assim o uso de imunossuprerssores irão regularizar o sistema imunológico. É essencial que o paciente faça periódicamente exames com acompanhamento médico. Alguns medicamentos utilizados são o micofenolato de mofetila, a ciclosporina, ciclofosfamida, azatioprina, sandoglobulina, imunoglobulim, tacrolimus.

    ResponderExcluir
  4. Vitamina D, Pesquisem sobre esse poderoso remédio criado por Deus! Tem vídeos no YouTube!

    ResponderExcluir
  5. Minha irmã tomou imunossupressores para tratar uma hepatite autoimune. Era nova e saudável, ao descobrir a doença começou o tratamento e faleceu em 40 dias.

    ResponderExcluir
  6. Eu tomo Azatioprina, e a três meses meu peito parece cheio, com uma tosse seca que me ataca mais no período noturno, estou com dores nas articulações e coluna, for constante e que não passa com remédio nenhum, pode ser efeito colateral da Azatioprina??? O que fazer, já que levanto e vou dormir com dores???

    ResponderExcluir
  7. Eu tomo Azatioprina, e a três meses meu peito parece cheio, com uma tosse seca que me ataca mais no período noturno, estou com dores nas articulações e coluna, for constante e que não passa com remédio nenhum, pode ser efeito colateral da Azatioprina??? O que fazer, já que levanto e vou dormir com dores???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existe no mundo pessoas com conhecimento e pessoas sem. No começo do séc 1904 o ganhadores do Nobel foi agraciado devido a descoberta da fotossíntese animal devido os raios UVB. Sem a vitamina D não se modula hormônios fundamentais. Outro fator foi o ganhador Nobel de Medicina 2016 pela AUTOFAGIA jejum mata bactérias, fungos, parasitas, prions e vírus. Outra onde entra MINERAIS X TOXINA onde entra uma alimentação com fitonutrientes sai neurotoxicas . Para termina Remédio é diferente de suplementos. Estude pesquise e critique , tire suas conclusões e se alimente de coisas vivas.

      Excluir
    2. Oi Carlos , eu tomo azatioprina, aproximadamente dois anos. Eu em 2003 fiquei internada sem andar. As minhas pernas incharam, abriu feridas ficou toda manchada. parecia lúpus. fiz vários tratamentos com corticoides.Fiz biopsia e não chegaram a nenhuma conclusão. resumo anos de tratamento com corticoide toda inchada do nada sumiu.. Agora em 2015 comecei a senti dores muito fortes,cansaço,dores no corpo, ansia de vômito , os pés e mãos inchadas, dificuldades para se locomover. vários medicamentos depois de um mês de cama fui internada. Vários exames,medicamentos 5 biopsias. Sai do hospital Pedro Ernesto no dia 12 de agosto sem resultado. Continuei minha peregrinação com vários especialistas. Em Janeiro de 2016 saiu o resultado POLIARTERITE NODOSA. Conclusão DEUS COLOCOU uma reumato maravilhosa no meu caminho.um Anjo que depois de vários exames resolveu usar o Azatioprina. nossa em dois meses de uso foi sumindo as minhas dores, os meus nódulos das penas, o inchaço das ,minhas mãos. Não deixo de tomar os remédios sou muito controlada e hoje vivo muito bem com o meu imunossupressor. Graças a esse anjo que Deus colocou na minha vida chamada Carla G. Vou vivendo um dia de cada vez.

      Excluir
  8. Alguem que tomou azatioprina para asma grave?

    ResponderExcluir
  9. Eu uso o betametasona em injeção ,prenisilona e budesonid pra rinite cronica.espero um.dia poder mim livrar desses remedios
    E uso dexamentasona,clobetasozol em pomada etc pra tratar a arlegia da pele.
    Espero um dia n usar mas por e dificil viu.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Dr.
    Tenho Sjögren, posso fazer uso de Kefir?
    Att,

    ResponderExcluir
  12. Temho queilite por causa do sol nos labios e o dermatologista receitou me uma pomada de tracolimus. Esrou a colocar apenas ha uma semana vou ver como ne sinto

    ResponderExcluir
  13. Se ficar um dia sem tomar sirolimo tem risco de rejeição?

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde quero saber porque as drogas imunossupressoras causam esses efeitos colaterais???

    ResponderExcluir