Quando me perguntam se é
possível aprender a gostar de gente, respondo, sem medo de errar, que é
perfeitamente possível. Depende da atitude de cada pessoa.
Costumo dizer que os
grandes diferenciais competitivos no mercado atual não estão apenas na
qualidade dos produtos e preços baixos, mas, principalmente, nos relacionamentos
saudáveis com as pessoas, tanto no atendimento quanto na prestação de serviços.
Entretanto, ouço constantemente que muitas pessoas nem sempre são abertas a
relacionamentos e que muitos nem respondem a um “bom dia”, “boa tarde” etc.
Por outro lado, quando
pergunto: Em cada dez pessoas quantos não respondem ao cumprimento? Quantos são
grosseiros? As respostas giram em torno de dois ou três. Ora, isso é normal,
pois está dentro da faixa de 20% a 30%. Já pensou se todos não respondessem!
Sem dúvida, o erro estaria com quem cumprimentou.
Com frequência,
encontram-se vendedores e atendentes que fazem julgamento dos seus clientes
pela minoria e usam isso como justificativa para encobrir as suas falhas,
alegando que todos só querem levar vantagens. Profissionais que pensam assim
perdem vendas e clientes, dando oportunidade aos concorrentes que são mestres em
cultivar relacionamentos.
Quando me perguntam se
é possível aprender a gostar de gente, respondo, sem medo de errar, que é
perfeitamente possível. Depende da atitude de cada pessoa. Antes de achar que
apenas os clientes são complicados, é fundamental que os profissionais de
vendas e atendimento façam uma autoavaliação para verificarem como estão se
comportando. Identificada a necessidade de mudança, o próximo passo é agir no
sentido de mudar. Mas é bom lembrar que não se muda do dia para a noite.
Recomendo a leitura de
excelentes autores que contribuem bastante para a mudança de atitude, a exemplo
de Dale Carnegie (Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas), Napoleon Hill (A
Lei do Triunfo, Quem Pensa Enriquece, entre outros), Joe Girard (Como Vender
Qualquer Coisa a Qualquer Um) etc.
Vejamos a seguir
algumas regras simples, mas eficazes, para se construir relacionamentos
saudáveis, de modo a fazer com que as pessoas passem a gostar da gente e
vice-versa, tendo como consequência o sucesso nos negócios:
>> Cumprimente as
pessoas com alegria e entusiasmo.
>> Sorria para as
pessoas. O sorriso elimina as barreiras da antipatia e encurta a distância
entre as pessoas.
>> Ouça com
atenção. Siga a dica de William Shakespeare: Dê a todas as pessoas seus
ouvidos, mas a poucos a sua voz.
>> Não tenha medo
de pegar na mão das pessoas, mesmo das humildes. Uma coisa é certa: os seus
dedos continuarão intactos e você será valorizado por elas.
>> Esteja sempre
de bom humor.
>> Fale de coisas
de interesse das outras pessoas.
>> Trate as
pessoas pelo nome, pois este é o som mais importante para elas.
>> Demonstre
disponibilidade para servir, e não apenas querer se servir das pessoas.
>> Seja proativo
e faça sempre mais que a obrigação.
>> Seja comprometido,
cumprindo rigorosamente os compromissos assumidos.
>> Use e abuse
das palavras mágicas: Obrigado, por gentileza, dê licença, parabéns, desculpe
etc.
>> Demonstre
sinceridade com as pessoas.
>> Aja sempre com
ética.
>> Seja
tolerante, flexível e respeite a individualidade de cada pessoa.
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