quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Primeiro encontro: Quem disse que os homens não ficam ansiosos?

Nível alto de ansiedade pode ser prejudicial para a saúde física e mental masculina.


Conhecer alguém é sempre um momento muito especial na vida de qualquer pessoa. Mas após despertar o interesse da possível pretendente, vem outra etapa que deixa qualquer homem com os “nervos à flor da pele”: o primeiro encontro.
 Diversos dilemas surgem na cabeça masculina. Entre alguns dos mais comuns, podemos citar: o que dizer, de que forma agir, para qual local levar a pessoa amada, que roupa usar, entre outras questões.

O problema é que com esse turbilhão de dúvidas surge também uma imensidão de sentimentos como aflição, impaciência, inquietação, agitação, nervosismo e medo. E todos eles associados são sinais de que o indivíduo encontra-se em um “estado de ansiedade”.
“A ansiedade é uma reação natural do organismo diante de situações que geram expectativa ou dúvida, podendo acontecer com homens e mulheres”, informa o gerente médico Carlos Eduardo Travassos.

Dependendo do nível de ansiedade, ela pode tornar-se prejudicial ao organismo, e, em casos extremos, podem caracterizar algum transtorno de ansiedade. “É normal que algumas pessoas tenham timidez ou medo de apresentar um desempenho insatisfatório, o que, de forma geral, não leva a um desconforto significativo. Mas existem casos em que o medo de ser julgado negativamente é excessivo, interferindo no comportamento natural da pessoa, ou mesmo levando essa pessoa a evitar repetidamente situações sociais, como por exemplo, um encontro.
 Esses casos podem ser indicativos de uma forma patológica de ansiedade, que é o Transtorno de Ansiedade Social, com necessidade de avaliação profissional”, afirma o médico.

Aliás, segundo uma pesquisa realizada pelo psicólogo britânico Daniel Freeman, professor de psicologia clínica e membro sênior do Conselho de Pesquisa Médica da Universidade de Oxford, o problema afeta, em média, 20% das mulheres. Já os homens representam apenas 8% de casos de estado de ansiedade.
 “Para os casos leves, adotar comportamentos que propiciam maior relaxamento pode ajudar, como a prática de uma atividade física, por exemplo”, recomenda dr. Carlos Eduardo.

É importante salientar que quando o paciente apresenta sintomas muito intensos de ansiedade, o mais indicado é recorrer à ajuda de um médico para que o mesmo indique o tratamento adequado.

Após a avaliação do grau do transtorno, pode ser recomendado o uso de medicamentos fitoterápicos, como os que contêm Passiflora incarnata L., pois atuam no sistema nervoso central promovendo efeitos calmantes, sedativos e ansiolíticos. Dessa forma, reduzem a ansiedade, a irritação e o estresse.


Comente este artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário