domingo, 13 de setembro de 2015

Por que o cristão vai à Bíblia?



Estamos em pleno mês de setembro. Já tradicionalmente este mês na Igreja Católica no Brasil é dedicado à Bíblia. Assim, mês de setembro é sinônimo de "Mês da Bíblia". Seu objetivo é muito claro: refletir sobre a importância da Palavra de Deus, tornando-a mais próxima das pessoas e proporcionando a sua vivência.

Todo cristão, por ser cristão, deve pautar sua vida a partir da Bíblia, Palavra de Deus. Por isso ele deve ir à Bíblia. Ele vai para redescobrir o sentido da sua vida. Viver sem sentido é como renunciar à própria dignidade humana. Sentido da vida se relaciona com motivações: por que viver?; que rumo dar à vida?; se a vida pode ser vivida de várias maneiras, qual a maneira mais autêntica para o cristão? A busca de sentido é um desafio para cada um de nós; um desafio que nunca termina.

A maneira autêntica de viver a vida é aquela que responde aos anseios mais verdadeiros, mais profundos que estão em nós. Para descobri-los não é preciso fantasiar; é só saber escutar, de coração aberto e sincero, o mais íntimo do nosso ser. É viver a vida na linha do amor, do serviço gratuito, da justiça, da misericórdia, da fraternidade, da solidariedade, do perdão, da gratidão. É lutar por um mundo mais justo e mais fraterno, pela vida e cidadania, com o coração livre, humilde, sincero, corajoso, buscando saciar a sede imensa de felicidade que carregamos. Afinal, se alguém nos pedir um exemplo de pessoa autêntica, quem vamos indicar?

 Certamente, não um corrupto, um desonesto, um explorador, um hipócrita, um medroso, um autoritário, um ganancioso, um aproveitador. Chama a atenção, o que se falava, na década de 1980, a respeito de Monsenhor Oscar Romero, arcebispo da capital de El Salvador, assassinado em 24 de março de 1980, atualmente em processo de reconhecimento de santidade: "Ele foi uma pessoa autêntica, um verdadeiro salvadorenho; um símbolo e um exemplo de vida humana para todos nós. Entregou sua vida pelos pequenos sem defesa. Ele ressuscitou em nossa vida".

A maneira autêntica de viver a vida se relaciona com "o aqui e agora", com as situações pessoais e sociais, locais e mundiais. Hoje o mundo chegou em nossa casa, com seus avanços e suas perversidades; os acontecimentos de outros continentes repercutem em nossa vida econômica e social; o mundo tornou-se uma grande aldeia; vivemos num mundo globalizado. Não se pode ser autêntico de maneira genérica e ingênua, desligado dos problemas e desafios do mundo.

Então, por isso o cristão vai à Bíblia exatamente por causa da busca de autenticidade. Sem essa busca sincera, não tem sentido ir à Bíblia. A Bíblia é, antes de tudo, uma proposta, um estilo de vida, e não um conjunto de normas, leis e doutrinas. Revela o sonho de Deus sobre a humanidade, que queremos que seja também nosso.

Há várias maneiras de viver a vida. O cristão é aquele que respondeu ao chamado de Deus e escolheu viver sua existência à maneira da Palavra de Deus, à maneira do evangelho de Jesus, com convicção. Sabe que não pode ser cristão verdadeiro, sem trilhar os caminhos da autenticidade.

 Ao ler e meditar a Bíblia, ele sempre se pergunta: que quer dizer ser cristão hoje, no início de um novo milênio, com uma mudança de época, diante dos anseios e desafios do mundo?

E a Bíblia tem respostas, porque é Palavra de Deus.


Comente este artigo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário