Sabe aquele momento em que o
filho insiste com os pais na compra de um produto supérfluo? Pois na maioria
das vezes o filho vence esta "batalha" e acaba conquistando algo que
não estava na lista das compras para a família.
De acordo com pesquisa do
Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e da Confederação Nacional de Dirigentes
Lojistas (CNDL), seis em cada dez mães não resistem ao apelo dos filhos quando
o assunto é comprar. O estudo analisou a reação das mães, com crianças e
adolescentes entre dois e 18 anos, na aquisição de itens considerados
desnecessários, como brinquedos, roupas e doces.
De acordo com o levantamento -
divulgado pela Agência Brasil -, o passeio em um centro de compras ou
supermercado na companhia dos filhos estimula ainda mais o consumo. Nessa
situação, quatro em cada dez mães consultadas admitem gastar mais que o planejado.
Uma das entrevistadas, de 35
anos, admitiu ter dificuldades para controlar as despesas quando está com a
filha de cinco anos. "Ela só pede as bonecas mais caras quando a trago
para shopping. Por isso, evito. É difícil, porque, às vezes, ela até chora, faz
birra e passo vexame", declarou a mãe.

A especialista afirmou que é
necessário resistir aos apelos.
Os pais não sabem como é importante dizer não
e sabe-se, pela psicologia do desenvolvimento, que é importante à formação da
autoestima da criança ouvir o não.
Isso para ela saber lidar com a
frustração no futuro, quando for adulta.
Ensinamentos que fazem parte da
educação.
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