quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Os endividados


O Brasil está com mais da metade da população endividada. Essa informação é da SERASA. 


Endividado é aquele que perdeu a capacidade de pagar. E o número vem crescendo, na medida em que a economia nacional vai perdendo forças. O governo tem o dever de intervir nesse cenário, porque milhões perderam a capacidade consumir ou estão consumindo menos. Nessa mesma direção, a atividade econômica encolhe. Em consequência, a indústria produz menos. Produzindo menos, está demitindo.

 Gente sem emprego não consome. O comércio está com a atividade reduzida, quase estagnada. O raciocínio é lógico! É necessária uma intervenção do Estado, para reduzir os endividados. E como consequência, a atividade econômica será reativada. Os endividados voltarão a ter capacidade de consumo.

O governo quer o ajuste fiscal, para reduzir o comprometimento do governo. Mas até o momento não vi nada acerca dos endividados, especialmente das pessoas físicas.

 Muitos devem tudo o que ganham aos bancos, quando estão empregados. Para conservar esses empregos, será necessária a intervenção da área econômica do governo.

No passado se falava muito sobre caloteiro. A pessoa que não pagava as suas contas era um caloteiro. Lembro até dos vermelhinhos. Aqueles cobradores que rodavam de bicicleta cobrando contas. Hoje sabemos que às vezes é impossível pagar a conta.

Os próprios credores, especialmente os bancos, fazem questão de tornar isso impossível. Muitas execuções se eternizam, porque os bancos não tem interesse em conciliar.

 E também porque utilizam índices de correção e cobram juros que multiplicam o valor da conta. O mais interessante: em audiências de conciliação os representantes dos bancos não trazem qualquer proposta.

Banco não tem interesse em conciliar. E passam anos tornando as famílias infelizes. Nós sabemos que a conta apresentada pelo banco é arbitrária. Mas a maioria não litiga em juízo, onde poderia ter uma solução, mesmo que demorada.

O governo e os bancos têm suas parcelas de culpa dessa situação. Em primeiro lugar, o governo Lula jogou os aposentados aos lobos. Depois essa praga do crédito fácil se disseminou no país. Quem tem salário está endividado. Temos uma financeira em cada canto. Todos podem cobrar juros escorchantes, a exemplo do que fazem os bancos e cartões de crédito.

 O crédito irresponsável, fornecido pelos bancos, é culpado dessa CALAMIDADE PÚBLICA QUE É O ENDIVIDAMENTO.

Eu não vejo reclamação nas ruas sobre o endividamento. É o que mais aflige os brasileiros. Parece que somos ovelhas prontas para serem imoladas. Onde estão as organizações que vão para as ruas protestar contra o governo? Será que a pauta do endividamento não interessa a ninguém? 

Ainda vou fazer algum trabalho, para estimular as pessoas à prevenção contra o endividamento.

VAMOS PARA AS RUAS CONTRA O ENDIVIDAMENTO E O DESEMPREGO? ESSAS SÃO RESPONSABILIDADES DO GOVERNO CENTRAL. O GOVERNO TEM O DEVER DE INTERVIR NOS BANCOS E NAS FINANCEIRAS!


Comente este artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário