segunda-feira, 21 de setembro de 2015

O dinheiro é só uma ilusão



Dinheiro é só papel. Nada além disso. Ninguém é rico por ter dinheiro. Dinheiro é uma invenção dos bancos. Na verdade a ideia de dinheiro foi o que fez surgir os bancos. Os bancos nada mais são que grandes manipuladores sociais.

 Antigamente a riqueza se media com metais preciosos (ouro, prata, cobre e etc), joias, bens e serviços (templos, moradias, cavalos, camelos) não existia a ideia de dinheiro.

 As pessoas trocavam as coisas literalmente, exemplo: dois cavalos por 50 gramas de ouro. Era tudo feito na base da troca, do peso. Depois de um certo tempo, como era difícil as vezes transportar as mercadorias, criou-se uma espécie de casa de câmbio que tinha em depósito as mercadorias e em contrapartida dava um título de garantia, de que aquelas mercadorias estavam ali guardadas.

Com o passar dos tempos, esse cambistas começaram a perceber que as pessoas morriam e não vinham pegar seus bens. Foi daí que surgiu o dinheiro. O dinheiro nada mais era que esse título que garantia as mercadorias dentro da casa de cambio.

Só que como as pessoas nunca resgatavam seus bens, pois achavam mais cômodo trocar os títulos, os cambistas começaram a criar títulos sem lastro (títulos que não representavam nenhuma mercadoria, títulos falsos) e a emprestar esses títulos a juros.

Foi na época do século 18 que começaram as especulações com falsos títulos ou títulos sem lastro, coincidentemente a época em que foram criados os primeiros bancos.

Assim, o dinheiro é nada mais que uma ilusão. Na verdade ele não representa nada, é só um papel que pode perder o seu valor de uma hora para a outra (porque não tem lastro).

Acredita-se que cerca de noventa por cento do dinheiro em circulação são títulos sem lastro. Não existem bens e serviços correspondentes a todo esse dinheiro em circulação.

Os bancos começaram a emprestar altas quantias em dinheiro para governos e reis da época. Alegavam que aquele dinheiro era seguro, que tinha lastro. Tudo mentira. Aquilo era só papel.

Só que 139 naquele tempo os cambistas já estavam bem organizados, de tal forma a criar uma corporação que garantia uma falsa legalidade deste dinheiro. Pronto. A confusão estava armada. Esses bancos se tornaram grandes credores de governos e reinados.

Começaram a financiar guerras, conflitos e tratados de paz, acordos políticos, suborno e etc. Começaram a emprestar dinheiro para o cidadão comum. Depois vieram outros bancos, mais modernos. A arte de emprestar dinheiro falso foi se aperfeiçoando.

Os bancos pioneiros foram sumindo e surgindo um sistema bancário ardiloso, uma verdadeira máfia corporativista.

Os Bancos Centrais fazem parte dessa máfia. São eles que criam a dívida externa, emprestando dinheiro ao governo através de títulos da dívida pública.


Comente este artigo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário