terça-feira, 8 de setembro de 2015

Expertos vs. Espertos


Estamos vivendo no Brasil uma luta de expertos contra espertos. E não é um simples jogo de palavras. Muitas coisas estão em jogo nesta luta. A ignorância, valores, ética e principalmente o futuro de nosso Brasil.

Muitos alunos falam: - Profe, você é injusto, tirou pontos por ter errado uma letra da palavra que pediu! Algumas vezes, dependendo do aluno, uso estas palavras como exemplo.

 Experto vem de experiência e esperto de esperteza.

A experiência nos remete a pessoa sábia, a alguém que conhece profundamente algo. Esperteza nos faz pensar em alguém rápido, sagaz, mas que usa tudo isso para benefício próprio. Pelo menos é assim que eu entendo essa diferença.

 Poucas publicidades penetraram tão fundo no inconsciente coletivo brasileiro como aquela na que Gerson dizia: - Há que levar vantagem em tudo. Acho que esta publicidade foi veiculada na década de 70 e fez com que muitas pessoas começassem a fumar.

 Podemos assim dizer, que hoje 30/40 anos depois temos uma geração no poder que herdou esse conceito da verdadeira esperteza, levar vantagem em tudo para benefício pessoal.

Acredito que muito militantes do PT possam ter justificado a roubalheira pensando que estavam construindo um novo país. Como se fosse possível usar a mentalidade Robin Hood para mudar a realidade de nosso Brasil.

Mas, quando estes membros incautos do PT começaram a enxergar que seus líderes estavam usando parte do roubo para benefício próprio, a desilusão fez ninho nos seus corações.

Parafraseando Martin Luther King: - Tenho um sonho!!! Na área da educação sonho no dia em que tenhamos diretores, coordenadores, professores e pais pensando no que é melhor para nossas crianças.

 Pais ensinando os limites antes dos cinco anos de idade, principalmente a diferença entre o sim e o não, e que cada criança é especial para seus pais, mas que para ser especial no mundo tem que conquistar seu próprio espaço.

Diretores pensando mais em educação que em marketing, coordenadores sem medo de perder alunos dedicando mais tempo ao que é melhor pedagogicamente para os alunos do que perder tempo tentando agradar aos pais.

Professores mais pendentes do que é melhor para seus alunos, do que ter menos trabalho. Na área da saúde sonho em ter médicos preocupados na saúde de seus pacientes, em lugar da saúde financeira própria. Hospitais que visem à melhoria de seus serviços em lugar da sua lucratividade. Um serviço público que realmente estivesse a serviço do público e não daqueles que estão gerenciando o mesmo.


Na política, gostaria de ter indivíduos comprometidos com o bem-estar daqueles que o elegeram e não o próprio, e que aceitassem ganhar o salário médio de qualquer trabalhador, e que tivessem os mesmos benefícios extras que qualquer membro do povo recebesse do estado que representa.

Tenho um sonho!!! Que sejamos um país de expertos nas nossas diversas atividades trabalhando para o bem comum e deixemos de ser um povo de espertos querendo que todos trabalhem em nosso benefício próprio.

Você tem algum sonho que queira compartilhar?



Comente este artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário