quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Hidroponia, uma técnica de cultivo vantajosa e promissora


É crescente o número de agricultores que vem preferindo utilizar sistemas hidropônicos de cultivo. Nos últimos anos, o aumento do mercado tem ajudado o desenvolvimento de novas técnicas de cultivo, assim como, de novos recursos e tecnologias sobre o assunto. Existem diferentes técnicas hidropônicas e todas têm o mesmo objetivo: produzir plantas sem fixá-las diretamente no solo. Em Rio Grande, dois irmãos, Elizeu e Alceu Foscarini, apostam nessa cultura desde 2003, quando iniciaram em um pequeno terreno no bairro Junção. Hoje, estão localizados no Bolaxa, em uma propriedade de quatro hectares, onde estão instaladas 250 bancadas com hortaliças, distribuídas em 16 estufas.

Os irmãos são filhos de agricultores e, mesmo exercendo outras profissões, resolveram investir no ramo da família. Mas, ao invés do plantio no solo, preferiram modernizar. "Foi aí que pensamos na hidroponia. A agricultura é muito ingrata. Depende de clima, de solo, de outros tantos fatores. Já na hidroponia, o processo é muito mais ágil e muito mais seguro", afirma Elizeu. "O fato da planta não ter contato direto com o solo e ficar dentro de uma estufa faz com que as condições meteorológicas não interfiram no cultivo, fazendo com que possam ser produzidas, praticamente, durante todo o ano", relata Elizeu.

A cultura hidropônica significa produzir no interior de estufas fechadas, sem contato com o solo, onde as raízes recebem uma solução nutritiva balanceada, que contém água e todos os nutrientes essenciais ao desenvolvimento da planta. "É preciso um controle sobre esta solução nutritiva. Para manter suas características, periodicamente, é feito um monitoramento de pH e de concentração de nutrientes, assim, as plantas crescem sob as melhores condições possíveis", informa Alceu.

As sementes são colocadas em uma esponja que precisa estar sempre em contato com a água. Simplificando, a germinação segue aquele princípio que, praticamente, todas as crianças aprendem no primeiro ano de escola, quando colocam um grão de feijão em um algodão molhado. A semente brota e é colocada, uma a uma, em placas de isopor, com pequenos espaços delineados para cada muda, em bancadas onde há água com nutrientes.

Mais tarde, essas mudas são colocadas em outra espécie de bancada, feita de canos perfurados, onde, em cada furo, é colocada uma muda, sempre com a raiz em contato com a água, que corre ininterruptamente pelos canos. É bom salientar que a água é reaproveitada. As plantas permanecerão nas bancadas até a sua colheita. Os irmãos Foscarini produzem, nas estufas, alface crespa (carro-chefe), alfaces mimosa, americana e roxa, agrião, salsa, rúcula e radicche. O ciclo total dasemente até acolheita, é entre 30 e 40 dias.

Entre os países que empregam a técnica de hidroponia merecem destaque Japão, Estados Unidos e Israel. O Japão, por ser um país de pequeno território e de condições climáticas desfavoráveis (com invernos intensos), necessita de sistemas alternativos de produção, como é o caso da hidroponia. Israel produz flores e hortaliças em escala comercial por meio de sistemas hidropônicos.

 Nos Estados Unidos, além do cultivo de alimentos para o consumo da população, a hidroponia também é aplicada às pesquisas da NASA, uma vez que se trata de uma das poucas alternativas de produção de alimentos no espaço. No Brasil, a hidroponia vem conquistando seu lugar, através dessa técnica, produz-se aqui, principalmente, alface, tomate e flores ornamentais. 

Vantagens:

-Produção de melhor qualidade;

-Trabalho mais leve e limpo;

-Menor quantidade de mão de obra;

-Não é necessária rotação de cultura: como a hidroponia cultiva-se em meio limpo, pode-se explorar, sempre, a mesma espécie vegetal;

-Alta produtividade e colheita precoce;

-Mínimo desperdício de água e nutrientes;

-Maior higienização e controle da produção;

-Na embalagem utilizada para acondicionamento dos produtos, identifica-se a marca, cidade de origem, nome do produtor ou responsável técnico, e características do produto;

-Por ser um produto de melhor qualidade, aparência e maior tamanho, torna-se um produto diferenciado, podendo agregar, a ele, melhor preço e comercialização mais fácil;

- Os produtos hidropônicos são colhidos com raiz, com isso, duram mais na geladeira;

-Uma vez que seu cultivo independe da terra, pode ser implantado mais perto do mercado consumidor.   


Comente este artigo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário