sábado, 15 de agosto de 2015

Espera acontecer


Haverá igualdade?

Você acha que todos os homens estão submetidos às mesmas leis da Natureza?

Será que todos nascem igualmente fracos, sujeitos às mesmas dores? 

Haverá algum filho de Deus que tenha nascido privilegiado como nasceu o Super Homem ?

Tendo sido todos criados iguais, por que não foram distribuídas, de forma igual, as aptidões ? Com certeza, é porque alguns já vivem há mais tempo, têm mais estrada percorrida, têm mais experiência, já foram burilados pelo tempo, que aperfeiçoou suas forças físicas e intelectuais, resultando em exemplo de excelência. Aprende-se fazendo. O que não se pode fazer é fazer nada.

Em se tratando de trabalho, o que é notório é que á medida em se desenvolve a civilização, aumenta a necessidade de habilitação para o homem. Impossível hoje em dia assumir qualquer função, até a mais simples, se você não tiver rudimentos de tecnologia de informática, por exemplo. Tudo passou a depender de mídias e multimídias. Aqueles que se colocam como “analfa-online” ou “analfabite”, como a meninada gosta de dizer, estão passando maus bocados.

A globalização trouxe a exigência de pelo menos uma segunda língua, no caso, inglês ou espanhol. A expansão oriental, sobretudo da China, colocou o mandarim na rota do interesse de mercado.

A liberdade para agir, fazer realizar, passou a ter o tamanho do conhecimento conquistado no esforço de melhoria e crescimento pessoal.

Um bacharelado de curso universitário já não dá camisa prá ninguém. Pede-se especializações, mestrados, doutorados, pós-doutorado. No mínimo um MBA – Master Business Administration para reger a própria vida.

Não está moleza prá ninguém. O mundo mudou. Os países visinhos são quintal da sua casa .Planejamentos estratégicos viraram estratégia de vida.

Numa rápida reflexão, usemos um recurso de sondagem do curso de Administração. A análise SWOT.  Sigla de um instrumento de análise empresarial usados pelos craques em business (negócios), de Harvard.

Traduzindo a sigla, o S refere-se a Strengths, Pontos fortes. W o início da palavra Weakenesses, Pontos fracos. O de Opportunities – Oportunidades. T inicia a palavra Threats, Ameaças.

Em português, didaticamente bem intencionada, SWOT gerou a sigla FOFA , que insinua quatro itens para observação de sucesso e fracasso: F para pontos fracos que devem se transformar em oportunidades (O);  F para pontos fortes existentes para  garantir a superação de todas as ameaças (A). É fofa mesmo a designação das características que definem suas escolhas como: Fracas, plenas de Oportunidades, Fortes em resultados que não temem Ameaças.

Apliquemos a sondagem  SWOT à saga do Espírito Imortal. Cai como uma luva.

São pontos fracos as tendências negativas, os vícios, o egoísmo que não se consegue transmutar em altruísmo, auxílio e abnegação.

Oportunidades, temos todos, a cada retorno  à vida corporal, para refazer o destino, corrigir tropeços, pavimentar a jornada espiritual através da sedimentação dos princípios do evangelho no próprio coração.

Transformam-se em pontos fortes, no histórico de cada um, as conquistas que os ladrões não roubam e as traças não destroem. O acúmulo dos bens e virtudes espirituais.

Ameaças são as lutas do homem novo, com o homem velho. Reconhecer o que não pode ser mais conservado, porque significa atraso na marcha para a autoconquista. Impedimentos milenários que conservam o jugo das falhas que se perpetuaram na acomodação que não se renova. Aplique o referencial à sua estratégia de vida e confira os resultados.

Igualdade? Todos  temos 24 horas como recurso para investimento. Um tempo X vida, no plano material, para mostrarmos desempenho e conquistas. Isto independe de etnia, credo religioso, crença filosófica, sexo ou situação financeira. Realmente estava certo o poeta que em 1968, na década de 60, do milênio passado, num surto futurista cunhou: “quem sabe faz a hora, não espera acontecer,




Comente este artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário