sexta-feira, 23 de julho de 2010
Vamos exercer o direito e os deveres da democracia
A palavra democracia tem sua origem na Grécia Antiga (demo = povo e kracia = governo). Este sistema de governo foi desenvolvido em Atenas (uma das principais cidades da Grécia Antiga). Embora tenha sido o berço da democracia, nem todos podiam participar nesta cidade. Mulheres, estrangeiros, escravos e crianças não participavam das decisões políticas da cidade. Portanto, esta forma antiga de democracia era bem limitada.
Existem várias formas de democracia na atualidade, porém as mais comuns são: direta e indireta.
Nosso país segue o sistema de democracia representativa. Existe a obrigatoriedade do voto, diferente do que ocorre em países como os Estados Unidos, onde o voto é facultativo (vota quem quer). Porém, no Brasil o voto é obrigatório para os cidadãos que estão na faixa etária entre 18 e 65 anos. Com 16 ou 17 anos, o jovem já pode votar, porém nesta faixa etária o voto é facultativo, assim como para os idosos que possuem mais de 65 anos.
No Brasil elegemos nossos representantes e governantes. É o povo quem escolhe os integrantes do poder legislativo (aqueles que fazem as leis e votam nelas – deputados, senadores e vereadores) e do executivo (administram e governam – prefeitos, governadores e presidente da república).
Você sabia que o dia 25 de outubro comemora-se o Dia da Democracia? Atualmente a democracia é exercida, na maioria dos países, de forma mais participativa. É uma forma de governo do povo e para o povo. O princípio da tolerância ou de laicidade é um dos princípios basilares e caracterizantes da democracia. Tal princípio mais que tratar das liberdades, volta-se particularmente para a liberdade de expressão.
Em pensar que agora mesmo estou exatamente exercendo a liberdade de expressão... Mesmo quando eu dou uma topado com meu indefectível dedão nesta mesa de vidro. A história da democracia no Brasil é conturbada e difícil. Vencida a Monarquia semi-autocrática e escravista, e após a fase democratizante, mas turbulenta da República da Espada de 1889-1894, a República Velha conhece relativa estabilidade. É, porém, a estabilidade
oligárquica dos coronéis e eleições a bico de pena, que após 22 entra em crise. Com frequência sofre o trauma dos estados de sitio, ante movimentos armados contestatórios ou disputas intra-oligárquicas que fogem ao controle, para não falar da repressão a movimentos populares.
Nosso país passou por períodos como; A Revolução de 30, A democratização de 45, A democracia pós-45, O golpe de 64, A ditadura militar de 64-85 e a consciência democrática surgida na resistência à ditadura introduz um elemento novo na vida política.
Pela 1a vez transborda de setores urbanos minoritários para as grandes massas, enraiza-se nos movimentos de trabalhadores das cidades e do campo, estudantes, moradores, intelectuais e artistas, ação pastoral da Igreja, órgãos de imprensa e outras áreas de uma sociedade civil que se organiza. Cria um vinculo em grande parte inédito entre direitos políticos e direitos econômico-sociais, um patamar novo de cidadania, mais abrangente e exigente. Sua expressão mais visível é a Campanha das Diretas-84. Depois dela, a ditadura negocia apenas as condições e prazos do seu desaparecimento.
Mas o impeachment de Collor, pões à prova as instituições da Nova República. Estas passam no teste sem quebra da ordem constitucional democrática, graças a intensa mobilização da opinião pública e a despeito do apego do presidente a seu cargo. Porém a emenda constitucional que institui a reeleição (28/1/97) e várias outras cogitadas pelo bloco de apoio ao gov. FHC (volta do voto distrital, fidelidade obrigatória, restrições à liberdade partidária)indicam que o regime político está longe de estabilizar-se.
E neste momento em que se instala o clima de campanha, surge o forte apelo pelo voto mais lúcido e muito mais exigente neste 2010, a fim de que haja a desejada qualificação dos próximos quadros dirigentes nos Estados, com a escolha de bons governadores, deputados estaduais , federais, senadores e presidente da República.
Também vai se estabelecendo o consenso de que democracia política tem de significar muito mais do que mera forma de governo; de que uma sociedade verdadeiramente democrática precisa proporcionar liberdade e igualdade políticas, mas também condições de igualdade e de liberdade econômica. Sendo assim, cabe ao governo, em qualquer um de seus níveis ou esferas, empenhar-se verdadeiramente pelo bem-estar coletivo e pelo atendimento dos direitos do cidadão em todos os aspectos.
Queridos militantes da democracia, Infelizmente não comando o tempo. O Brasil que o patriotismo me ensinou a amar é assim: chove no Sul, tem neblina no Rio e faz calor na Bahia!
E isso é parte central do que eu queria expressar nestas poucas linhas; o meu orgulho em ser Brasileiro e acima de tudo democrata. Nos meus anos de militância nessa organização as duas principais lições que tive foram justamente amar o Brasil e lutar incansavelmente na defesa dos nossos direitos!
Espero que neste processo lutem por suas bandeiras com as energias renovadas para defender os interesses da juventude brasileira nesse próximo importante período! A luta para eleger os próximos dirigentes, tem um significado estratégico para garantirmos o Brasil desenvolvido e com direitos que ousamos sonhar há 26 anos com Campanha das Diretas.
Contem ética conquistada por vocês, contem comigo, viva a nossa militância!
Viva o Brasil!
Viva a juventude brasileira!
Viva a Democracia!
Paulo Arantes.(www.pauloarantes.com.br)
Vamos nessa??? Comente aqui ou no dihitt.
Postado por
William Junior
às
09:21
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Postagem mais recente
Postagem mais antiga
Página inicial
Linkbão
Oi Torpedo
Oi Torpedo Web
Click Jogos Online
Claro Torpedo
Claro Torpedo Gratis
Rastreamento Correios
Mundo Oi
oitorpedo.com.br
mundo oi torpedos
mundo oi.com.br
oi.com.br
torpedo-online
Resultado Dupla Sena
Resultado Loteria Federal
Resultado Loteca
Resultado Lotofacil
Resultado Lotogol
Resultado Lotomania
Resultado Mega-sena
Resultado Quina
Resultado Timemania
baixa-facil
Resultado Loterias
E-Scripter
Assinar:
Postar comentários (Atom)
O Brasil pode ser qualificado como um país democrático no que se refere às seguintes conquistas:
ResponderExcluir•Liberdade de expressão e de associação;
•Direito de voto e de informação alternativa;
•Direito dos líderes políticos de competirem por apoio;
•Elegibilidade para cargos públicos;
•Eleições livres.
Democracia no Brasil Escrito por Nadime L'Apiccirella
Creio que o povo deve primeiro ser educado para aprender a exerce sua cidadania, ai sim ele estará preparado para usufruir da democracia.
ResponderExcluirAbraços forte
Materia bem interessante e elaborada, uma breve reflexão para os brasileiros refletirem e adotarem uma analise geral nos candidatos e votar conciente pensando sempre em um país melhor com menos desigualdade social e mais humano, abraços.
ResponderExcluirOlá amigo Willian!
ResponderExcluirAcho que o brasileiro tem aprendido um pouco sobre a a importância de se votar com consciencia e responsabilidade, mas ainda está longe do minimo necessário, até porque só se consegui isto com educação.
Quero dizer que é necessário entender a importância da política já nos estudos de base para que se chegue em um patamar suficiente para não ser ludibriado e ser capacitado para escolher um bom representante.
E na minha modesta opinião, se o voto permanece obrigatório é porque ainda fica fácil manipular a maioria que desconhece e não se interessa pela importância da política em seu país. E como o político atualmente é eleito pela quantidade e não pela qualidade, fica notório o interesse de sem manter essa obrigatoriedade.
Parabéns pelo texto e um grande abraço.
Oi de novo rs !
ResponderExcluirEntão eu concordo com Antonio...política tem ser obrigatoriedade escola...eu acho um absurdo um aluno se formar e sair da escola sem essa base affff.
Agora uma pergunta será que se o voto não fosse obrigatório, não teríamos eleiçoes mais decentes, onde só votaria quem entende e sabe que está fazendo?
Ou seria uma santa ingenuidade pensar assim !!!!!
Beijos