sábado, 24 de julho de 2010
O brasileiro e a cultura do estelionato
A casa noturna fechou. A loja de produtos eletroeletrônicos quebrou. Contas misteriosas aparecem semanalmente em seu cartão de crédito, em locais que você jamais esteve, com faturas de produtos que você jamais comprou. Estabelecimentos comerciais e financeiros são punidos na errática ordem de Hobin Hood: retirar do rico otário para usufruir na balada. Com eles, os clientes ficam com uma bela dor de cabeça para comprovar sua inocência ao tornarem-se vítimas do paradoxo na cultura do estelionato em clones: cheques, cartão de crédito, documentos, etc. Hobin Hood high-tech atualmente vende avestruz, faz marketing de rede, clona cartão de crédito ou cheque, vive na balada posando de artista ou bilionário bem-sucedido, sem trabalho. Por que vivemos uma cultura contraditória, de valores tradicionalistas e moralistas e nos bastidores idolatramos os estelionatários? Vamos aprofundar esta temática em nosso website:www.olhosalma.com.br
Todo o cenário aqui descrito recheia os noticiários, sendo estes os novos crimes federais contra as instituições financeiras e contra o Estado. Mas quem é esse novo bandido? Quem é essa mente diabólica capaz de feitos surpreendentes, lesando todo um sistema financeiro? Nosso bandido moderno não mora mais em favelas, não está à margem da sociedade. Habita boas casas, com todo o conforto de uma família classe média, faz faculdade e, provavelmente, você vai encontrá-lo nas melhores festas, bares e restaurantes com alto consumo, impressionando a todo ser mortal que ali ouse frequentar. Em uma balada semanal, gasta com facilidade até R$ 10 mil. Nosso novo bandido é "esperto", especialista em microeletrônica, informática, sabe tudo sobre o código penal, sempre à frente dos serviços de inteligência sucateados das polícias. Por isso é tão escorregadio. Quando um golpe é descoberto, o rombo na praça já ultrapassa com facilidade um prêmio da mega-sena.
A cultura do endividamento, dos juros embutidos, do crédito fácil do capitalismo selvagem, fomentou na sociedade a necessidade obsessiva de consumo. O importante é gastar, não ter. Se você puder gastar sem ter e exibir, melhor! Toda "facilidade" de créditos a perder de vista, ilimitados, mesmo que com altíssimas taxas de juros, criou a cultura do estelionato, uma contra-indicação de um pseudoaquecimento de mercado em uma economia em recessão no Brasil. Mas estelionato é crime? Será que os políticos acreditam nisso? Isto vale para as promessas de campanha? Esse macrocenário vivenciado com angústia pela classe média é o pai da criança que aprendeu a viver nas dívidas, querendo consumir o que não tem condições de ter. A impunidade intensa no meio político acentua o processo. Trabalho escasso, salários retratando a desigualdade social que continua a mesma, forjando a frio o novo tipo de bandido. Seu perfil psicológico é o de um anti-herói que faz da vida uma aventura de risco constante, movido a baladas e adrenalina. Alto consumo sem trabalho ou ostentação sem origem definida de renda, comuns neste perfil. Acham-se os grandes espertos da sociedade e vivem para impressionar os que são como eles. E o que mais surpreende é a conivência ou apatia de pais e familiares nessa roda financeira, ignorando totalmente o que fazem seus pimpolhos na cultura do estelionato hoje consagrada e típica. Porém, todo bandido herói tem fim trágico. Por quê?
Jorge de Lima. Para saber mais: www.olhosalma.com.br
O que você achou do texto? Comente, participe!!!
Postado por
William Junior
às
12:49
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Postagem mais recente
Postagem mais antiga
Página inicial
Linkbão
Oi Torpedo
Oi Torpedo Web
Click Jogos Online
Claro Torpedo
Claro Torpedo Gratis
Rastreamento Correios
Mundo Oi
oitorpedo.com.br
mundo oi torpedos
mundo oi.com.br
oi.com.br
torpedo-online
Resultado Dupla Sena
Resultado Loteria Federal
Resultado Loteca
Resultado Lotofacil
Resultado Lotogol
Resultado Lotomania
Resultado Mega-sena
Resultado Quina
Resultado Timemania
baixa-facil
Resultado Loterias
E-Scripter
Assinar:
Postar comentários (Atom)
salve-se quem puder ..que cultura será que herdamos
ResponderExcluirpor sermos tanto tempo explorados,gostei a paz
Wiiliam, e o pior disso tudo é que, quando queremos ensinar nossas crianças o que é, na prática, responsabilidade fiscal e social, toda a mídia os deslumbra, com tentações a perder de vista. Isso tudo que vemos é uma violência contra-educativa sem tamanho!!
ResponderExcluirÓtimo artigo esse do Jorge de Lima!
Abçs!
infelizmente todos querem uma pontinha e os maiores ladrões contam com a benevolência e atalhos que as leis proporciona aos indinheirados punidos mesmo só os ladrões de galinhas.Parabéns pelo post. vassalo
ResponderExcluir