quinta-feira, 8 de julho de 2010

Sob o domínio da emoção



Vários milhões de pessoas assistiram ao último jogo do Brasil nessa Copa do Mundo de 2010 (contra a Holanda) e ficaram sem entender as razões pelas quais a seleção nacional perdeu o jogo e a razão. Bastou um “cochilo” do goleiro Júlio César e dos demais jogadores de defesa para que o Brasil sofresse o gol de empate (1 x 1) e, com isso, o time se descontrolasse frente ao adversário.
A expulsão de Michel acabou por deixar os atletas totalmente desnorteados. O complexo de inferioridade numérica (11 holandeses contra 10 brasileiros) foi determinante na mente do conjunto.
Daí por diante a seleção brasileira tornou-se desencontrada, insegura, o que iria de modo inescapável terminar na derrota a que se assistiu. O trânsito, onde impera a lei do mais forte e onde quase sempre as pessoas esquecem a boa educação, é a arena que mais exibe exemplos de como as pessoas “perdem” a cabeça por muito pouco.
Uma fechada no carro do lado, uma entrada sem o sinal de seta, a lentidão ao arrancar, no semáforo. Tudo é motivo para toques insistentes e raivosos de buzina.
Nesse momento, a buzina torna-se uma ruidosa arma. A força com que é acionada e a intensidade do som são reveladores do potencial de agressão dos motoristas.
Um amigo empresário, pouco tempo atrás, sofreu ameaça de morte em pleno centro da cidade. Estava ele circulando por uma rua quando parou por que o sinal do cruzamento com a avenida ficou fechado. Quando o semáforo abriu, ele deu um leve toque de buzina para avisar o motociclista à frente, que parecia não ter se dado conta de que o sinal luminoso ficara verde. Foi o suficiente para o tal motoqueiro sacar de uma pistola e a exibir, para o alto, como a dizer: “fica na sua, senão vai entrar nessa aqui!”.
Fora as mortes diárias devido à imprudência de motoristas e motociclistas, o trânsito tem feito muitas vítimas por causa das brigas. Ânimos exaltados, discussões, gritos, e logo surge uma arma, que pode ser até mesmo uma chave de rodas. Em pouco tempo pode-se ter um morto ou machucado gravemente.
O estresse de uma vida urbana agitada tem sido boa desculpa para que se esqueçam princípios mínimos de civilidade, para que se deixe sob o tapete encardido da má vontade o que um dia se chamou de boa educação.
O trânsito é apenas uma das arenas onde diariamente se disputam interesses, por onde são escoadas raivas, mágoas e sentimentos negativos há muito represados.
Quando o orgulho espanca a humildade e a atira para o lixo dos baixos sentimentos perdemos a serenidade. Quando se dá vazão à ira, ao ódio, nos tornamos bichos brutos, viramos feras. Nesse momento, a fisionomia é capaz de expressar esses traços de selvagem.
Por isso, há de se buscar manter a serenidade e jamais perder o equilíbrio, condições mínimas do ser racional que devemos ser sempre. Quanto ao fator emoção, ele deve ser devidamente dosado e dele retirado a porção benéfica, aquela ligada a sentimentos nobres como saudade e bem querer.
Significa que o lado emocional deve ser domado sempre pelo poder da razão. Caso contrário, abriremos espaço à insensatez, nos tornamos animais inferiores, viramos feras.

Antônio Lisboa.

Que achou deste fato? Comente aqui ou no dihitt.

4 comentários:

  1. William ,
    bem legal este assunto ,
    creio que para mantermos o equilibrio , é fundamental termos amor no coração e muito treinamento .

    abs
    Francisco

    ps. O jogador expulso contra a Holanda , foi Felipe Mello

    ResponderExcluir
  2. Sempre ajo de acordo com a razão, pois todas as vezes que agimos pela emoção os resultados são desastrosos.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  3. O problema William é que somos latinos e muito mal educados(mal preparados). Não sabemos lidar com situações adversas e tendemos a partir para a violência.

    ResponderExcluir
  4. Discordo com a esteriotipificação do Márlon, no comentário.

    Quanto ao equilibrio, é necessário muito treino e força de vontade, principalmente com o transito que temos, com a carga de stress que sofremos no trabalho e no cotidiano. Se nao treinarmos muito, nunca saberemos controlar isso.

    Excelente texto amigo, parabens pelo blog.

    Se puder, da uma passadinha no meu ;)

    ..:: Divulgando e Debatendo ::..
    divulgandoedebatendo.blogspot.com

    08/07/2010
    Greve: Direitos e Consequencias

    Abraços

    ResponderExcluir