domingo, 4 de julho de 2010
O desafio de ser líder
Tenho observado, de uns tempos para cá, o comportamento exacerbado e competitivo ao extremo de muitos jovens no ambiente de trabalho.
Há quem argumente que esse modo de ser – ansioso, aflito, às vezes até agressivo – é fruto inevitável dos tempos atuais. Se isso é verdade, precisamos encontrar formas para contê-lo, evitando, assim, que o ambiente na empresa degenere em carreirismos e conflitos de egos.
A melhor forma para se combater este fenômeno está no reforço à prática da parceria, na valorização do trabalho em equipe e na convergência de todos para servir ao cliente, pois é nele que está o poder e a hierarquia. As disputas internas não levam a nada porque os resultados estão sempre fora da empresa.
Profissionais jovens e ambiciosos precisam demonstrar, antes, o amadurecimento necessário para que possam assumir posições de liderança no futuro. Muitos não se dão conta disso. O indivíduo demonstra ter maturidade, tanto pessoal quanto profissional, quando conjuga senso crítico e sabedoria – que são características de quem se predispõe a adquiri-las.
Quem almeja a posição de líder só a terá se demonstrar as aptidões para isso ainda enquanto for um liderado. Como esta pessoa se comporta quando está nessa condição? É respondendo a tal questão que se descobre como ela agirá no momento em que assumir a liderança.
A construção de um plano de vida e carreira passa pela coerência e pela consistência de atitudes que legitimam a aspiração do subordinado de chegar a dirigente. Pressa e atropelos na ânsia de galgar postos impedirão o indivíduo de extrair de cada função que exercer a soma de ensinamentos que esta pode lhe proporcionar.
Empatia, enfoque na contribuição, discernimento e lealdade são condições para uma relação positiva entre o líder e seus liderados. Mas isto só dá certo quando estes últimos agem conforme deles se espera, e o líder, principalmente se recém-chegado a essa posição, é capaz de assumir com serenidade as responsabilidades que lhe cabem sem precisar provar o tempo todo do que é capaz, nem usar continuamente a autoridade que tem. Se age dessa maneira, é porque sua liderança já se esvaiu.
A convivência nas empresas se dá sempre entre três gerações – jovens de talento, executivos maduros e os mais idosos e experientes, cujo papel primordial é educar. Para ser produtiva, essa convivência tem que ser harmoniosa e, para que haja harmonia, o diálogo entre elas precisa ser aberto, fluido e permanente, pautado pela humildade, disciplina, respeito e confiança. Quando isso acontece, todos ganham.
Emílio Odebrecht.
Comente aqui ou no dihitt.
Postado por
William Junior
às
10:37
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Postagem mais recente
Postagem mais antiga
Página inicial
Linkbão
Oi Torpedo
Oi Torpedo Web
Click Jogos Online
Claro Torpedo
Claro Torpedo Gratis
Rastreamento Correios
Mundo Oi
oitorpedo.com.br
mundo oi torpedos
mundo oi.com.br
oi.com.br
torpedo-online
Resultado Dupla Sena
Resultado Loteria Federal
Resultado Loteca
Resultado Lotofacil
Resultado Lotogol
Resultado Lotomania
Resultado Mega-sena
Resultado Quina
Resultado Timemania
baixa-facil
Resultado Loterias
E-Scripter
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Algumas pessoas quando assumem cargos de liderança, deixam de lado a humildade e abrem espaço para a arrogância, esquecem que necessitaram de muito esforço e trabalho para chegar a tal posição. Isso acaba as transformando em pessoas orgulhosas e autoritárias. >> Adorei a postagem! :)
ResponderExcluirA capacidade de ouvir é algo que deve ser praticada diariamente.Ouvir e debater.
ResponderExcluirO espírito de competição faz com que colegas e até mesmo amigos fiquem na defensiva em um ambiente profissional.
Um verdadeiro líder deve estimular o diálogo e,dessa forma,idéias e soluções podem surgir.
Olá
ResponderExcluirLiderança é algo que tenho que exercer todos os dias e meu lema é que lidero e ensino pelo exemplo.
Não é uma tarefa fácil saber atender as necessidades da sua equipe de trabalho e ser firme sem parecer rude e autoritária!
Adorei o post e vc!
bjo da malvada
Oi Wil, você tem razão. E acho também que um líder deve estar sempre aberto ao aprendizado com o outro. Como você disse e por mim aqui enfatizado, essa convivência tem que ser harmoniosa.
ResponderExcluir"A construção de um plano de vida e carreira passa pela coerência e pela consistência de atitudes que legitimam a aspiração do subordinado de chegar a dirigente" Acredito demais nisso!
ResponderExcluirÓtimo post! Abraços!
@empreende_jovem
Liderança é a arte de influenciar pessoas a partir de qualquer ponto da corporação em que você trabalha, e quem souber fazer isso certamente será capaz de chegar ao sucesso absoluto..
ResponderExcluirÉ verdade William, muitos jovens afoitos, não tem paciência de ouvir, ter um bom diálogo, e acaba por perder oportunidade de ter a oportunidade de ganhar uma liderança vejo mais ou menos assim. Muito bom e pertinente seu texo. Parabéns.
ResponderExcluir