terça-feira, 13 de julho de 2010
Dilemas de aquário
A notícia é bombástica e só não foi divulgada por razões de segurança nacional. Horas depois de prever que a Espanha eliminaria a Alemanha na semifinal da Copa da África, com um gol de cabeça de Puyol no segundo tempo, Paul, o polvo vidente da Alemanha, foi submetido a um novo teste de stress. Colocado diante de dois aquários, um com a foto de José Serra e outro com a de Dilma Rousseff, pediu-se ao cefalópode que escolhesse comer a isca de um ou de outro. Incapaz de decidir, Paul, o polvo, não moveu nenhum tentáculo. Inerte, pediu um pão com manteiga. Mas fez questão de deixar claro que não estava prevendo a vitória de Marina Silva nas eleições presidenciais de 2010 – especialmente depois que o vice da candidata verde, o bilionário Guilherme Leal, sócio da Natura, declarou que a maior parte do seu patrimônio está investida fora do Brasil, provavelmente numa offshore.
Sem apontar uma luz para os destinos do Brasil, o octopus alemão reduziu suas ambições e passou a analisar as eleições estaduais. Mergulhou na disputa do Distrito Federal, cujo governo, assim como ele, também se tornou acéfalo após a queda de José Roberto Arruda. Paul, o polvo, ficou espantado com o milagre da multiplicação dos peixes realizado pelo candidato comunista Agnelo Queiroz, ex-ministro do Esporte, cujo patrimônio cresceu 413% em quatro anos – foi de R$ 224,3 mil a R$ 1,15 milhão. Paul fez as contas e descobriu que a poupança ganhou 33,7% no período, enquanto o Ibovespa subiu 52,2%. As ações da Berkshire Hathaway, do lendário investidor Warren Buffett, renderam míseros 30,9%. “Esse Agnelo bate um bolão”, pensou Paul lá com seus botões. Em seguida, ele analisou a prestação de contas de Joaquim Roriz à Justiça Eleitoral. Descobriu que o patrimônio do adversário de Agnelo recuou 75% no mesmo período, porque o candidato lançou a zero o valor de suas vacas premiadas – um caso típico de “empobrecimento ilícito”.
Paul, então, nadou até Alagoas. E se surpreendeu ao saber que o ex-presidente Fernando Collor, aquele que perdeu o cargo por uma Fiat Elba, declarou a posse de uma Ferrari, uma Maserati, uma BMW, um Citroën e uma lancha. “Como é duro votar no Brasil”, ele pensou. E decidiu transferir seu título de eleitor – para o Paraguai, um país onde são cumpridas até promessas de campanha que jamais foram feitas. Paul, é claro, referia-se à musa Larissa Riquelme. E, quando foi novamente instado a prever o resultado da eleição brasileira, o polvo mais uma vez se esquivou. Disse que antes teria que consultar seu oráculo. Ninguém menos que Mick Jagger, o pé-frio, que passou a bola para Ringo Starr, o beatle que compôs “Octopus’s Garden”.
Leonardo Attuch, jornalista, escreve no Dm.
Comente o texto do Leonardo aqui ou no dihitt.
Postado por
William Junior
às
08:48
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Postagem mais recente
Postagem mais antiga
Página inicial
Linkbão
Oi Torpedo
Oi Torpedo Web
Click Jogos Online
Claro Torpedo
Claro Torpedo Gratis
Rastreamento Correios
Mundo Oi
oitorpedo.com.br
mundo oi torpedos
mundo oi.com.br
oi.com.br
torpedo-online
Resultado Dupla Sena
Resultado Loteria Federal
Resultado Loteca
Resultado Lotofacil
Resultado Lotogol
Resultado Lotomania
Resultado Mega-sena
Resultado Quina
Resultado Timemania
baixa-facil
Resultado Loterias
E-Scripter
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Bravo!
ResponderExcluir