domingo, 12 de julho de 2015

Proteger e cuidar

Talvez o amor mais difícil de se colocar em prática seja o dos pais pelos filhos.
Talvez o amor mais difícil de se colocar em prática seja o dos pais pelos filhos. Falo da dificuldade de sua prática dentro de parâmetros saudáveis e educativos, já que para isso precisamos amar com equilíbrio e bom senso. Certa vez uma amiga definiu que seu amor de mãe lhe dava medo, de tão grande. Diante desse amor sem limite, o maior risco é não atentarmos para o desenvolvimento de limites, essencial para a formação de um adulto autônomo e autorregulado.

Outro grande risco é o perigo das projeções. Nossos filhos são outras pessoas, com vidas próprias, e não vieram ao mundo para satisfazer nossas expectativas e frustrações. Planejarmos as suas vidas nos mínimos detalhes só vai tirar deles a possibilidade de descobrir quem de fato são. O verdadeiro amor respeita a natureza do outro, seja ela qual for. 

Proteger pressupõe tomar decisões pelo outro sob o argumento de saber o que é melhor para ele. É claro que, nos primeiros anos de vida, precisamos proteger nossos filhos 24 horas por dia. O perigo é não percebermos em que momento a proteção precisa se transformar em cuidado. Cuidar é deixar o outro caminhar, escolher, decidir sem abandoná-lo. Cuidar exige que estendamos a mão para qualquer dificuldade ou emergência, mas deixemos que eles escolham e vivenciem as consequências de suas escolhas. 

A bicicleta com rodinhas é um bom exemplo de proteção. Ao tirarmos as rodinhas, estaremos expondo-os ao perigo, que pode ser minimizado ao escolhermos um local seguro e fazermos com que usem capacete e joelheiras. Estar ao seu lado dizendo que podem se arriscar, pois você estará ali caso eles precisem é puro cuidado. Cuidar educa, proteger cria dependência.

Quando a criança cair, cuide, em vez de proteger. Mande-a levantar e vir até você. Ela pode estar com um joelho ralado ou com um dedinho torcido, mas é essencial que ela aprenda a levantar sozinha, mesmo sentindo dor. Ela terá que fazer isso diversas vezes ao longo da vida, e é um ato de amor treiná-la, por mais difícil que nos pareça.

 Cuidar dos filhos é como simular a vida sob nossa supervisão para que quando eles tiverem que enfrentá-la sozinhos não se desesperem e não sofram tanto. Proteger prende e amarra. Cuidar é criar para o mundo. 


Comente este artigo.

2 comentários:

  1. Adorei o post. Sou mãe e como tal sei que tenho que me policiar para não cair na super-proteção e sufocar a identidade de meu pequeno.
    bjus
    Lúcia

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post. Sou mãe e como tal sei que tenho que me policiar para não cair na super-proteção e sufocar a identidade de meu pequeno.
    bjus
    Lúcia

    ResponderExcluir