terça-feira, 22 de junho de 2010

Droga, qual é a pior delas?


Se fala muito em crak, a pouco se dizia muito em maconha, cocaína, heroína, LSD, merla e tantas outras variedades de drogas. Inclusive, é até ruim dizer e eu não gostaria de comunicar que há comentários, que está vindo aí algo novo que tem uma duração maior no organismo, porém judia muito mais do que qualquer outra droga, não quero acreditar nisso, contudo o mundo do tráfico é tão rico, poderoso e maquiavélico, que tem a força de organizar e criar maneiras de envolver os seus usuários, sendo a grande maioria de indefesos, entre eles adolescentes e até crianças. Sabemos que tudo isso é muito triste e, em certos casos, não tem como avaliar o prejuízo causado às pessoas, e quando falo em prejuízo digo em todos os sentidos: moral, financeiro, familiar, físico, e outros. Às vezes chego a pensar como tem gente, que diz ser humano, que ainda tem a coragem de fazer tamanho estrago para as pessoas. Quantas mães, filhos e esposa(o), enfim famílias inteiras sofrem com esta realidade. E o pior é que não conseguimos ver uma luz no fim do túnel, muito pelo contrário, vemos a situação proliferar cada vez mais e de uma forma mais envolvente, na nossa frente, perto de nossos filhos, que também são alvos dessa crueldade. Restando aos pais de família ficarem cada vez mais vigilantes, pedindo a Deus que proteja sua prole. E ainda contamos com o descaso do poder público. A drogatição leva o dependente ao desespero, quando o mesmo não consegue o produto para usar, ele é capaz de tudo para satisfazer o seu “desejo”, usando os meios mais variados e perigosos, colocando em risco pessoas inocentes, e em muitos casos usam qualquer outro tipo substância, tais como creme dental, chá de beladona, chá de cogumelo e até leite extraído de sapo, acreditem.
Tudo isso já é terrível, entretanto gostaria de chamar atenção para uma droga que é a pior de todas, alguns dizem que é droga lícita, eu particularmente não gosto da palavra lícita, porque se confunde com a palavra liberdade, pode fazer o uso e abuso que é normal. Ela se encontra em todo lugar e pode ser adquirida e consumida por quem quiser, sem discriminação, toda criança, ilegalmente consegue comprar, seu custo é baixo e sua destruição é grande. Estou falando da bebida alcoólica, ou seja todo líquido que contém álcool, ela é a porta aberta para outras drogas. Ela sozinha já fez e continua fazendo mais vítimas que todas as outras drogas juntas.
Basta observar os noticiários, quantos acidentes de trânsito, o bafômetro acusa, está embriagado. Qual a penalidade? Basta pagar multa e depois estará em liberdade, pronto para continuar dirigindo colocando em risco a população. E aquele cidadão que diz que bebe “controlado”, de repente vacilou bebeu demais, saiu do “socialmente” chegou em casa, bateu na esposa, espancou os filhos, quebrou os poucos móveis da casa e foi dormir na cadeia. E nas páginas do jornal continuam as tragédias, em um hospital rapaz chega baleado, por amigo que estava bêbado, e lá encontrou um homem que estava muito mal por causa de uma cirrose, fruto de muitos anos de bebedeira. Estas pessoas estão ocupando leitos de pacientes que não provocaram suas doenças. E por aí vão as notícias cada vez piores, sem contar os casos que presenciamos no dia a dia.
Quantos pais e mães despreparados, irresponsavelmente facilitam para que seus filhos, em muitos casos ainda crianças ou adolescentes, se tornem dependentes do álcool, e quando eles estão adultos, começam a reclamar das consequências que o vício traz, gostaria de lembrar a espuma da cerveja que é colocada na chupeta e dada à criança, podendo estar nascendo aí um drogado. E não estou exagerando.
A organização mundial de saúde decretou o alcoolismo como doença incurável e progressiva, assim sendo o alcoólatra é um doente e precisa de tratamento, não despreze seu parente ou amigo, ajude-o. Caso tenha dúvidas, procure um grupo de autoajuda, que poderá dar força a vocês.
Conforme a Lei Federal nº 8.069/90, quem vender ou fornecer bebida alcoólica para criança ou adolescente, pode ser detido de seis meses a dois anos, e multa se o fato não constitui crime mais grave, porém não conheço nenhum caso em que alguém foi punido, por isso, informe-se, propague, conscientize, colabore, denuncie.
Obs: Aquele que diz beber “socialmente“ é mais perigoso do que aquele que vive caído na calçada, pois é ele que dirige alcoolizado, tem acesso à vida social. Enquanto o outro, não ofende ninguém, é um coitado, vítima de uma sociedade que discrimina seu próprio fruto.



Carlos Caetano.

Comente aqui ou no dihitt.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Eu concordo com você em partes, com certeza a bebia é uma coisa perigosa, que definitivamente combina com todo tipo de droga. É certo afirmar também que é muito facil de se conseguir.
    Mas por incrivel que parece ainda tem muita gente responsavel que bebe com moderação, e dirige levando seus amigos, para que não occorra acidentes.
    A bebia é um vicio curavel, e não tem nada mais fantástico e admiravel do que dar a volta por cima de um problema e ajudar aqueles que ainda não conseguiram.

    ResponderExcluir
  3. Já era tempo de alguém alertar para isso.

    Nunca vi ninguém matar ou cometer acidentes de transito por estar sob efeito de maconha, mas já vi crimes, assassinatos, estupros, acidentes de carros, violencia e tantas outras faltas gravíssimas ao ser humano, por efeito de cocaína e alcool.

    Acho que já atingimos um nível muito grande de evolução mental para acabarmos com a hipocresia nessa questão tão delicada do cotidiano.

    Há de se fazer uma escala para as drogas mais perigosas e as que, sob uso recreativo, não destroem vidas ou famílias.

    A generalização é o maior de ignorancia que o ser humano por realizar.

    Daniel
    www.ideiascorporativas.wordpress.com

    ResponderExcluir