quinta-feira, 3 de junho de 2010

Narcisismo, a idolatria do ego



O mito do jovem Narciso da mitologia grega é o ícone da idolatria do ego. A modernidade fez de muitos homens verdadeiros egocêntricos. Os povos de países tidos como primeiro mundo também são, há muitas gerações, individualistas ao extremo. Pequenos Narcisos em grandes sociedades.
A beleza exterior de Narciso cobiçava muitas ninfas e mulheres, mas Narciso não correspondia com ninguém esse sentimento. Até que Narciso se apaixonou pelo seu próprio reflexo na água na fonte de um rio. Quando tentou abraçar seu reflexo, Narciso caiu na água e morreu afogado.
Duas coisas ninguém aparentemente comenta: ao se apaixonar pela imagem de um jovem rapaz Narciso expôs sua preferência sexual. Eis uma possível razão de não ter correspondido aos anseios femininos. Ao cair na água, acreditando que poderia abraçar um reflexo aquático, o jovem Narciso revela pouca inteligência. Qualquer criança mais ativa saberia que uma imagem refletida não é palpável. Talvez o mito loira-burra, a associação de beleza excessiva ou vaidade exterior com excessos de cuidados à incapacidade de raciocínio lógico, na verdade possam estar aí originados.
Muita gente comenta a crítica evidente de que todos os que se vangloriam e se colocam no centro de tudo acabam por se levar por meras aparências, cometendo o pecado da vaidade. A filosofia e a psicologia rotulam de narcisismo esses de autoestima exagerada.
O narcisista é egocêntrico e individualista, alheio aos interesses dos outros. É considerado uma patologia, uma doença mental que pode ser tratada, apesar de muito difícil. Tal atitude é próxima a atrair invejas e sentimentos confusos por uma aparente qualidade nas pessoas.
A autoestima é necessária, mas deve ter limites certos. A humildade é uma virtude, ao contrário da vaidade. Parâmetros para definir até que ponto o otimismo e a autoestima não estão bem estabelecidos.
Freud tem o costume de atribuir tudo a uma conotação sexual. Por isso ele atribui a uma fase da sexualidade infantil quando as crianças veneram os seus corpos. Aos adultos, tal desvio de personalidade é tido como regressão, voltando a essa fase já superada na infância. Freud conclui que o narcisista é amante de si mesmo.
Se as pessoas dos países do primeiro mundo forem narcisistas, isso significa que são vaidosos e individualistas, incapazes de pensar de forma adequada. Quem sabe ao menos assim, como crianças – o futuro nas nações –, não tragam esperanças para o mundo?

Leonardo Teixeira.

Comente algo sobre o texto. Use o blog ou o dihitt.

4 comentários:

  1. Concordo com você William .
    Tudo na vida deve ser na medida certa ,
    o equilíbrio , ou o meio deve nortear nossa conduta . No caso do ego , então nem se fala .

    É um dos propósitos da vida terrena a libertação do ego , para deixar aflorar nossa verdadeira essência , a alma .

    abs.
    Francisco

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo,
    A humildade é uma virtude, só esta frese já diz tudo, o humilde na maioria das vezes é caridoso, amoroso e claro sem problemas de auto estima.
    Amei o texto.
    Meu carinho

    ResponderExcluir
  3. William

    O artigo está muito bom, apenas existem algumas considerações que parecem um tanto exclusivistas.
    O narcisismo não é um produto exclusivo do primeiro, ou do terceiro mundo.
    Também não é de todo verdadeiro, que o narcisista não saiba raciocinar.
    Ele é lindo, maravilhoso, cheiroso, encantador, mágico. Ele é a lei.
    È dos temas com maior grau de dificuldade, tratados pela psicanálise e pela psicologia.
    E no meu entender, tal dificuldade deve-se á ignorância da metafísica, como princípio de transcendência que conduz o ser humano á complexidade mental.
    Mas a seu tempo virá ao de cima novos estudo e publicações que vão provar isso mesmo, ou seja, que existe uma componente física energética, que não pode ser dissociada da vertente psicológica.

    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que comentário mágico do nosso amigo José Antonio Fernandes, seria ele conhecedor das forças do pensamento, sem goteira nenhuma ou filho da viúva ? Não sei, de qualquer forma a linha de pensamento que ele nos trouxe ao tema oportuno, é um dos melhores que potediam vir depois deste texto quase preconceituso, sabemos que a maioria das pessoas que dominam a humildade tem sérios problemas de autoestima.
      Mas sem dúvida humildade é qualidade essencial.

      Excluir