terça-feira, 29 de junho de 2010
O mundo que você é, sem ter medo do mundo em que vive
Não haverá em tempo algum uma maneira de destituí-lo de sua personalidade, assumindo a de quem quer que seja. Isso não é novidade, e todos bem sabemos; entretanto, diante de diversas propostas de padronização de comportamentos, de tantas definições rígidas de manuais que estabelecem diagnósticos e de promessas que saem quentinhas em forma de comprimidos, nos é licito criticar, duvidar, bem como determinar que assumamos o controle de nossas vidas, não acreditando tanto assim ou de forma alguma que qualquer outra pessoa, seja lá quem for, conhecerá o que é o melhor para sua vida.
Ninguém tem essa capacidade, nem tampouco o direito, por maiores que sejam seus títulos; aliás, todo “nanico” revela-se e sente-se alguma coisa apenas por essas condições as quais conquista, porém, perde-se em meio às farsas que estabelece, nunca tendo deixado de ser minúsculo em sua história existencial.
Uma das regras desse novo manual que garante governabilidade e sustentabilidade à nova ordem mundial, principalmente das finanças das indústrias psicofarmacoquímicas, é a submissão confortável a qual muitas pessoas, anulam-se diante desse mundo, hoje provido de tantos recursos, entretanto, de tão pouco conhecimento em relação os processos que a mente estabelece nos recônditos de seu amplo domínio sobre todo o corpo e sobre a existência, fazendo um número cada vez maior de reféns aprisionados em seus cárceres privados, local esse onde há uma dor cuja intensidade pode-se dizer que é a maior que existe.
Posso falar do que já vivi, deliberadamente, sem nenhum receio. Afinal, minhas agruras possibilitaram-me mergulhar no oceano de minha psique, levando-me a estruturar recursos que fizessem conhecer o funcionamento de todos os processos de minha mente e estabelecendo formas de lidar com minhas dores que, por muitas vezes, sob a condição do medo, faziam anular-me perante a infinita possibilidade que tinha de ser o melhor para mim mesmo.
Foi imprescindível compreender que esperamos demais para assumirmos nosso compromisso com nós mesmos e que, “muitas vezes, demoramos muito nos bastidores, quando a vida tem um papel para desempenharmos no palco.”
Recorre-me sempre as conversas que, por horas a fio, tinha com Augusto Cury. Quando o conheci, me assustei com aquele homem que descrevia o funcionamento da mente dentro de uma perspectiva muito nova. Entretanto, com o decorrer de vários meses de intensa convivência no interior de São Paulo, estando juntos por mais de três vezes por semana, passei a contemplar o caos existencial como uma grande oportunidade em refazer-me frente às minhas dificuldades, tornando-me, então, um caminhante pelos territórios de minhas fragilidades e um náufrago incansável que, em meio aos oceanos revoltos da psique, acreditava ser possível alcançar a praia lançando sobre a areia o corpo cansado, entretanto, que regozijava e chamava por vida, pronto para fazer de cada desafio uma nova busca e uma nova maneira de tornar-me mais eu e menos quem quer que seja. Isso foi há 13 anos, Augusto Cury tinha uma obra publicada: Análise da inteligência multifocal, teoria que coloca o homem acima da cientificidade acadêmica, estimulando a produção de ideias e a formação de pessoas que se posicionem como autoras de suas histórias, reconhecendo a importância quanto a explorar suas mentes, gerando, assim, a capacidade de se tornarem agentes modificadores de suas histórias. Por isso, defina o mundo que você é sem ter medo do mundo em que vive.
Deixo aberto o convite aos que desejam conhecer o programa de prevenção à depressão, sendo esse um trabalho sem fins lucrativos, sem apoio governamental, de políticos ou qualquer vínculo religioso, cuja finalidade consiste em promover a prevenção à depressão por meio da construção do autoconhecimento sobre sua vida e das potencialidades que o cercam.
Marcus Antonio Britto de Fleury Junior.
Se desejar comente aqui ou no dihitt.
Postado por
William Junior
às
22:47
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Postagem mais recente
Postagem mais antiga
Página inicial
Linkbão
Oi Torpedo
Oi Torpedo Web
Click Jogos Online
Claro Torpedo
Claro Torpedo Gratis
Rastreamento Correios
Mundo Oi
oitorpedo.com.br
mundo oi torpedos
mundo oi.com.br
oi.com.br
torpedo-online
Resultado Dupla Sena
Resultado Loteria Federal
Resultado Loteca
Resultado Lotofacil
Resultado Lotogol
Resultado Lotomania
Resultado Mega-sena
Resultado Quina
Resultado Timemania
baixa-facil
Resultado Loterias
E-Scripter
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário