sexta-feira, 4 de junho de 2010

Os valores dos brasileiros e brasileiras



Em 2003, quase ao final de uma reunião na periferia de Picos no Piauí sobre o Programa Fome Zero, uma senhora se levantou e disse: “Nós não precisamos de esmolas. Eu quero é trabalhar.” Essa fala incisiva levou a equipe nacional de educadores do Talher, expressão criada por Frei Betto, a enviar carta ao presidente Lula, falando sobre o sentimento e a esperança do povo trabalhador, especialmente o mais pobre e sofrido. O que se esperava era dignidade, o que se pedia era oportunidade de trabalhar.
O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) fez uma pesquisa sobre o Perfil dos Valores dos Brasileiros. O desenvolvimento passa a ser visto também pela ótica dos valores dos brasileiros. Saber o que brasileiros/as pensam e como querem agir tornou-se tão importante quanto detalhar os indicadores de educação numa cidade. Em consulta ampla e aberta à sociedade brasileira, meio milhão de pessoas disse o que precisa mudar no Brasil para suas vidas melhorarem de verdade.
Para os pesquisadores do Pnud, valor é a crença que influencia as pequenas decisões e as grandes escolhas. São necessários valores humanos, valores de vida e valores públicos para a promoção do desenvolvimento humano, para ter paz nas casas, na rua e esperança de futuro através de uma educação de qualidade. Entender os problemas levantados é o primeiro passo para pensar em como resolvê-los.
Segundo a pesquisa, em ordem decrescente os dez principais valores dos brasileiros são: bem-estar dos próximos – 8,8%; bem-estar da humanidade e da natureza – 8,5%; estabilidade social – 8,3%; autonomia, 8,2%; tradição, 8,1%; prazer, 8%; êxito pessoal, 7,2%; conformidade, 6,5%; vida estimulante, 6,1%; e poder, 5,3%.
Segundo a pesquisa, a responsabilidade de ensinar valores é, em primeiro lugar, da família – 43,1%, depois da escola - 24,3%, da religião - 14,5%, do governo - 11,25%, dos amigos - 4,55% e da mídia - 2,3%.
Os resultados mostram que o ’jeitinho brasileiro’ pode estar perdendo espaço para características como a honestidade e a lealdade. Para Flávio Comim, coordenador do relatório, o aparecimento da estabilidade social em terceiro lugar “é um elemento novo. Em levantamentos semelhantes, a estabilidade social costumava aparecer em sétimo lugar. Bem-estar do próximo sempre aparece nos estudos”.
A pesquisa do Pnud pode ser mais bem entendida quando confrontada com uma pesquisa feita pela BBC em 27 países pelo Programa sobre Atitudes em Políticas Internacionais (Pipa, na sigla em inglês): 35% dos brasileiros dizem que o capitalismo tem muitos problemas e precisamos de um novo sistema econômico. 64% dos brasileiros defendem mais controle do governo sobre as principais indústrias do país. 89% defenderam que o Estado deve ser mais ativo promovendo a distribuição de riquezas. Segundo Steve Kull, Diretor do Pipa, “os brasileiros não são os mais entusiasmados com a globalização. Os brasileiros estão tão insatisfeitos com o capitalismo que estão interessados em procurar alternativas”.
Eis um retrato de brasileiros/as, como são, o que pensam, o que os/as impulsiona a agir, como se relacionam na vida social. Não são o egoísmo, a busca da felicidade individual, a autopromoção, o individualismo seus valores primeiros. Há uma base boa e sólida para construir uma sociedade justa, solidária, fraterna. Basta acreditar no povo e oferecer-lhe oportunidade, vez e voz. O futuro do Brasil está em boas mãos.


Selvino Heck.

Você também acha o mesmo? Comente aqui ou no dihitt.

Nenhum comentário:

Postar um comentário