A falta de tempo é, sem dúvidas, um dos maiores dilemas enfrentados
pelas mulheres nos dias atuais. Elas assumem inúmeros papéis e
responsabilidades, que vão muito além da jornada de trabalho, elas possuem
também as obrigações com os familiares, atividades de casa etc. E, para dar
conta de tantas atividades diárias, muitas acabam se anulando e deixam de lado
as atividades pessoais.
Aliás, essa é uma das grandes diferenças entre as mulheres e os homens.
Raramente, eles se anulam diante de uma atividade rotineira (ou você já viu um
homem deixar de ir ao futebol com os amigos?). No mundo em que vivemos, as
mulheres se cobram cada vez mais por serem capazes de liderar o próprio
sucesso, elas cresceram na carreira e assumiram rapidamente sua independência,
porém isso tem um valor muito alto: o tempo delas.
As mulheres costumam focar grande parte do dia nos problemas, nas
urgências do trabalho, de casa, dos filhos e do marido, o que resulta na falta
de tempo para realizar as atividades que realmente gostariam de fazer, como ir
à academia, sair com as amigas ou ler um livro. Uma forma de reverter esse
cenário é aprender a gerenciar melhor o tempo. Pensando nisso, listei algumas
ações que vão ajudar as mulheres nessa tarefa desafiadora:
1 – Entenda suas
urgências para evitá-las - As mulheres têm mais urgências diárias, porém é preciso entender o
porquê a urgência aconteceu e o que poderia ser feito para evitá-la em uma
próxima oportunidade. Aprenda com essa urgência e antecipe futuros problemas.
Isso irá reduzir o tempo perdido apagando incêndios.
2 – Delegue tarefas
aos seus familiares - Assumir todas as responsabilidades de casa sozinha é um dos grandes
responsáveis por fazer com que as mulheres não tenham tempo e estejam sempre
cansadas. Elas precisam compartilhar as atividades de casa com filhos e
maridos. A casa não é apenas dela e é responsabilidade de todos.
3 – Exercite o uso
da palavra não - Você não precisa dizer sim para tudo. Se você não quer fazer algo, seja
sincera e diga não. Quando você diz SIM para os outros, enquanto você gostaria
de dizer NÃO, você está assumindo coisas circunstanciais que não gostaria de
realizar. A regra é simples: nunca diga SIM para alguém quando quiser dizer
NÃO.
4 – Decida a roupa
na noite anterior - O período da manhã, logo depois de acordar, costuma ser de baixa
produtividade para muitas mulheres. Para quem se enquadra nesse perfil, a dica
é deixar toda a roupa do dia seguinte separada, passada e arrumada na noite anterior.
Isso irá poupar um bom tempo. Tente também expandir essas ações deixando pronto
seu café da manhã, a bolsa, os documentos etc.
5 – Utilize um
sistema de pastas - Não guarde os documentos jogados de qualquer jeito. Crie pastas com
assuntos específicos: Carro, IR, Bancos, Contas a Pagar, Contas a Receber,
Imóvel, Faculdade etc. Coloque toda a papelada em pastas e tenha tudo o que
precisar facilmente.
6 – Transforme seus
filhos (ou familiares) em aliados da produtividade - Organize antecipadamente as tarefas
da semana com as crianças. Imprima um quadro com todos os itens que devem ser
feitos dia a dia e, quando algo for concluído, estimule as crianças a
registrarem no quadro. Isso acabará se transformando em uma brincadeira
divertida e ajudará a criar hábitos de organização nas crianças.
7 – Organize seus
acessórios - Compre uma caixa pequena com divisões para guardar os acessórios.
Coloque em cada divisão um item específico: anéis, brincos, colares,
gargantilhas etc. Faça o mesmo procedimento com as maquiagens. A organização
vai ajudar a poupar o tempo.
*Especialista em administração de tempo e produtividade; CEO da Triad
PS, empresa multinacional especializada em programas e consultoria na área de
produtividade, colaboração e administração do tempo. Autor dos livros "A
Tríade do Tempo"; "Você, Dona do Seu Tempo"; "Estou em
Reunião"; "60 estratégias práticas para ganhar mais tempo".
Comente este artigo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário