segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Você sabia que...? Tudo é uma questão de interpretação...



Outro dia lembrei-me da Rádio Relógio, uma emissora especializada em dizer as horas, minuto a minuto, sob os auspícios da Galeria Silvestre, 'a galeria da luz'. Entre um minuto e outro, sobre um incansável som de tique-taque, o locutor dava informações do tipo 'você sabia que...?'.
Você sabia, por exemplo, que o violonista José do Patrocínio Oliveira, que, em 1942, inspirou a criação por Walt Disney do papagaio Zé Carioca e lhe deu sua voz, era... paulista? Que John Wayne, o maior cowboy do cinema, não gostava de cavalos, não confiava neles e nunca viraria as costas a um deles? E que o escritor Conan Doyle, criador do ultrarracional Sherlock Holmes, acreditava em espíritos, reencarnações e ectoplasmas?
A Rádio Relógio já fechou há muito, mas seu formato de 'você sabia que...?' ressurge todos os dias nos jornais. E esteve brilhante esta semana. Veja esta notícia: 'Abstêmios [de álcool] vivem menos que abusadores'. Uma pesquisa americana com 1.824 pessoas entre 55 e 65 anos, durante um período xis, descobriu que 69% dos abstêmios morreram no seu decorrer, contra 60% dos que bebiam exageradamente e 41% dos que bebiam com moderação.
Ou esta: 'Cigarro vicia mais que maconha, diz estudo'. O tal estudo, também americano, demonstrou que 9% dos que experimentaram a erva ficaram dependentes, contra 15% dos que experimentaram álcool e 32% dos que experimentaram tabaco. Ou ainda esta: 'Desemprego no Brasil é menor entre os que não concluíram o 2º grau: 4,7% da população contra 6,1% dos que concluíram'.
Em pesquisa, você sabe, o que vale é a interpretação. Neste caso, significa que, se você beber todas, fumar maconha em vez de tabaco e largar a escola antes de concluir o 2º grau, tudo indica que viverá mais tempo, não ficará 'viciado' e ainda arranjará emprego.

Ruy Castro.

Que interpretação hein? Deixe seu recado!

4 comentários:

  1. bah guri so tu mesmo
    bem pouco pessimista
    grande verdade tabaco vicia mais q maconha :0

    bjim grande Willian

    ResponderExcluir
  2. Caro William
    difícil acreditar nisso, pena que uma grande maioria esta alienada à estas e outras.
    Como diria um amigo: em terra de cego, o caolho é rei.
    Excelente post,
    abraços,
    Vitor.

    ResponderExcluir
  3. Eu jamais irei esquecer a época em que meus pais ligavam o rádio para ouvir as horas e aproveitavam para se informar das curiosidades sob o comando do "você sabia?" rs. Motivo: é para que eu não perdesse a hora de ir à escola, rsrss.

    ResponderExcluir