terça-feira, 21 de setembro de 2010
O que é ter QI hoje?
Dão crias as reportagens sobre tecnologia e inteligência. A maioria diz que a era digital estimula criatividade e aumenta QI. Correto, desde que se altere o entendimento sobre inteligência...
A era digital traz o imediato, o instantâneo. A ciência lança, dissemina sistemas inteligentes que entram, operam e funcionam com mínima ou nenhuma interferência do homem. Dia-noite-noite-dia desce na sociedade avalanche de informações. A banda Capital Inicial, na música Não olhe pra trás, canta: “Inteligência ficou cega de tanta informação”. É uma era que dificulta o raciocínio, a imaginação, que impede a circulação dos três combustíveis da inteligência: leitura, escrita e diálogo. É raro alguém optar por ler um livro ao invés de sair para badalar; diálogos acontecem por frases, trocam-se assuntos sem terminar o último, o penúltimo... escrever? Basta a pergunta: “Quantos textos você escreveu recentemente?”. Até que se adote novo conceito para a inteligência (Emocional? Artificial? Organizacional? Interpessoal?), gerações daqui para frente prevalecerão na Era do Emburrecimento. Já gerações anteriores entram na Era do Atrofiamento - mal exercitam a inteligência plantada e regada pela leitura, escrita e diálogo.
A gama de soluções precisas e velozes oferecidas pela tecnologia digital inibe a inteligência, dissolve a intuição, a memória. Quase as deixa sem função. Daí, a absurda demora das gerações para se expressar, narrar fatos, desenvolver passo a passo idéias ou planos, atingir estágios de reflexão e, obviamente, para pensar estruturalmente uma empresa ou fazer provas orais e redacionais nas escolas.
Curiosidade, investigação, espírito crítico, sensibilidade aguçada, energia na interpretação, por aí vai, é difícil sacudir elementos da inteligência no universo do “tudo pronto”. A tecnologia não possibilita erros, ela acusa, impõe correção na hora. O “tudo pronto e vigiado” corta erros que poderiam transbordar em gloriosos acertos, a exemplo de muitas invenções que marcam a humanidade; corta impulsos que invadiriam o terreno da especulação, divagação, do frenesi criativo. Essa ditadura asfixia a criatividade.
Nunca o homem teve tamanha riqueza de informações e imagens à disposição, igualmente nunca teve enquadramento tão inibidor: “É só puxar na internet”; “O programa mostra como você faz”; “Basta ler instruções e deixar tudo numa pasta”.
As máquinas decidem e ultrapassam o homem. Pais ficam orgulhosos diante da “inteligência” das crianças e adolescentes, porém, na verdade, nada mais fazem do que reproduzir idéias formatadas nos computadores e mídia. Marco memorável foi a vitória do Deep Blue contra o Campeão Mundial de Xadrez Gary Kasparov, lá em 1997. Assombroso ver o russo derrotado em partida contra o programa de computador.
A tecnologia robótica e outros sistemas inteligentes se espalham. No Financial Times, foi publicada reportagem sobre exposição de robôs no Museu de Londres. No término da leitura, a pessoa se sente burra diante do que a sua espécie criou. A multitevê e o ilimitado celular são estrelas da primeira década do milênio, unem todos conteúdos, são interativos no atendimento aos telespectadores e usuários. Magistral performance do entretenimento, dos negócios e do consumo; lamentável promoção da obesidade, violência e padronização comportamental.
Nas empresas foi aberto fosso entre a geração que encontra barreiras para replanejar sob a pressão digital (antes-90) e a geração que não consegue passar das soluções pontuais para as estruturais; nas escolas, o fosso fica entre a pedagogia ainda baseada na leitura-escrita-diálogo e a geração dos atalhos e reproduções digitais.
A inteligência no conceito original hiberna, e fica a pergunta: o que é ter QI hoje?
José Renato de Miranda.
Entendeu? Concorda com isso? deixe seu recado!!!
Postado por
William Junior
às
23:08
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Postagem mais recente
Postagem mais antiga
Página inicial
Linkbão
Oi Torpedo
Oi Torpedo Web
Click Jogos Online
Claro Torpedo
Claro Torpedo Gratis
Rastreamento Correios
Mundo Oi
oitorpedo.com.br
mundo oi torpedos
mundo oi.com.br
oi.com.br
torpedo-online
Resultado Dupla Sena
Resultado Loteria Federal
Resultado Loteca
Resultado Lotofacil
Resultado Lotogol
Resultado Lotomania
Resultado Mega-sena
Resultado Quina
Resultado Timemania
baixa-facil
Resultado Loterias
E-Scripter
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Boa noite! Talvez seja ter idéias sustentáveis porque o planeta precisa ser salvo para que continuemos podendo ter QI.
ResponderExcluirCarla Fernanda
Eu acredito que inteligencia nos dias de hoje não é ter só o conhecimento, mas também como lidar com ela. O ser não é tão mais importante do que o fazer. Você precisa ser inteligente a inteligencia é fundamental mas usá-la momento oportuno é fundamental,a paz
ResponderExcluirMeu caro amigo William, bom dia!!!
ResponderExcluirEu acredito que o QI vem aumentando no decorrer do tempo, justamente pela facilidade de se obter informações por meio de todos os meios de comunicação, incluindo como o principal fonte a internet, a mente precisa de estímulos para produzir e assimilar, quanto mais informações, melhor ela fica... Ter QI é ter uma mente produtiva.
Parabéns pela excelente postagem!
Grande abraço e muita paz!!!