domingo, 19 de setembro de 2010
A insustentável leveza do ser
“Há um tempo em que precisamos abandonar as roupas usadas, que já têm a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos que nos levam sempre aos mesmos lugares. É tempo de travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos”, assevera Fernando Pessoa.
Do Eclesiastes extrai-se que não há nada de novo embaixo do sol. Todos os dias o sol se levanta, o sol se põe; apressa-se a voltar ao seu lugar, em seguida, levanta-se de novo. Percebemo-nos aqui diante da impossibilidade de mudar algo, face à conscientização de que toda atividade humana é inútil. “Tudo é vaidade e vento que passa”. O Eclesiastes demonstra que a sabedoria não transforma as coisas na sua essência: conhecer a si mesmo só leva a um denso entristecimento, quando não se é capaz de vencer o tempo infindável.
Mas o que é a vida senão um rio irrompendo a terra, num atravessar que jamais se encerra? Em seu leito, pedaços de um orbe tantas vezes arrasado e refeito, a despeito de todas as coisas, de todos os dias, de todas as horas em que se faz preciso ou se é empurrado a descer ao abismo, à escuridão, para depois se erguer no reencontro interior, e o que nos cerca... E as águas do rio escorrendo, sabendo quantas feridas sangraram, e quantas oportunidades perdidas para expurgar a alma, nessa relatividade da existência.
Esse círculo vicioso do Eclesiastes, de arrebatamentos e de quedas, em que o tempo e o estudo não acarretam uma experiência valorativa, nem qualitativa, reflete somente a variação da indiferença diante à dinâmica da vida humana que se revela vazia. O mito do eterno retorno, também aludido por Nietzsche, suscita o homem a se despertar, enfrentar toda a dor que o conhecimento traz. O frio se apresenta assim, apenas como ausência de calor; as trevas, a ausência de luz. Luz esta, que descomedida, também cega. Tudo o que excede torna-se fugaz. O ente se desvenda em dualidade. Nem tanto para o bem, nem tanto para o mal. Nem anjo, nem demônio. Para o filosofo, a vida linear, distante das buscas e aventuras, infere ao indivíduo uma trajetória angustiante, um vácuo excêntrico.
A insustentável leveza do ser apregoada no livro de Milan Kundera, e que leva o mesmo título, tem Tomas como personagem central da trama. Um homem que se recusa
a levar o peso da vida, abdicando-se de qualquer convenção relativa aos problemas que se lhe defrontam no dia-a-dia. Ele escolhe ser leve, ser livre. Livre da visão compromissada com a política, os sentimentos, a religião. É nesta ótica que ele se torna incapaz de conhecer a liberdade, de conhecer “o peso da vida”. Peso, no sentido de desfrutá-la intensamente, de comprometer-se a se evadir do ciclo de mesmice, dos reiterados erros. Errar sim, mas com liberdade para assumir o erro e não cometê-lo novamente. Liberdade para uma busca insaciável de respostas e de acertos, na possibilidade de subsistir de forma sensata.
É tempo, pois, de abandonar “as roupas usadas, que já têm a forma de nosso corpo” e esquecer os velhos valores que afligem nosso espírito. Começa por reconciliar contigo mesmo. Perdoa não só os outros, pela dor, pela raiva que te causaram. Perdoa a ti mesmo, abandona o desejo de autopunição, talvez inconsciente; a vingança, a inveja, a maldade evocada quando do repúdio de dias infelizes. Só deste jeito, poderás crescer. Perdoa as tuas falhas, fracassos e medos. Destarte, saberás “o peso da vida” nesta insustentável leveza que não deve ter o ser. Afinal, conforme diz o poeta Sérgio Pietroluongo: “me sei breve, como o vento sopra sobre a espinha das águas”...
Cristiane Lisita.
Não deixe de deixar seu comentário!
Postado por
William Junior
às
11:57
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Postagem mais recente
Postagem mais antiga
Página inicial
Linkbão
Oi Torpedo
Oi Torpedo Web
Click Jogos Online
Claro Torpedo
Claro Torpedo Gratis
Rastreamento Correios
Mundo Oi
oitorpedo.com.br
mundo oi torpedos
mundo oi.com.br
oi.com.br
torpedo-online
Resultado Dupla Sena
Resultado Loteria Federal
Resultado Loteca
Resultado Lotofacil
Resultado Lotogol
Resultado Lotomania
Resultado Mega-sena
Resultado Quina
Resultado Timemania
baixa-facil
Resultado Loterias
E-Scripter
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário