terça-feira, 13 de outubro de 2015

Melhor desempenho escolar – uma parceria entre a família e a escola, visando a um futuro promissor



A família e a escola são os dois primeiros ambientes sociais da criança, referência para sua conduta, e são fundamentais no crescimento e desenvolvimento, desempenhando funções e responsabilidades distintas. Contudo, o desempenho escolar pode ser afetado por muitos fatores, tais como: competência e habilidade do professor, ambiente da sala de aula, condições econômicas da família, material didático.
Os pais precisam transmitir para os filhos, por meio de suas atitudes, o quanto a escola é importante. E quanto mais ativos os pais na vida escolar, maior a chance de o filho tirar boas notas no boletim e concluir uma faculdade. 
O envolvimento dos pais na escola ajuda a diminuir as diferenças de aprendizado entre os mais ricos e os mais pobres, e é fator determinante do sucesso educativo. Melhora a qualidade da educação e o aproveitamento escolar dos alunos e influencia no comportamento geral deles, como por exemplo, maior concentração nos estudos e nas aulas, disciplina, maior habilidade para lidar com professores, colegas e administração da escola. 
Mas, muitas vezes, os pais não sabem como proceder para ajudar seus filhos a serem bons alunos. Ainda há alguns pais que se atrapalham com a lição de casa, outros trabalham demais e acabam não participando das atividades, reuniões e apresentações escolares. 
A participação da família na vida escolar traz vantagens para a escola, pois aumenta as suas informações para orientar os seus filhos, os docentes ficam com as tarefas mais facilitadas e bem-sucedidas, além de ficarem mais bem vistos e compreendidos pelos pais. Os professores, além de informar os pais sobre as notas dos seus filhos, devem informar sobre a progressão deles. E, por outro lado, os pais devem reconhecer que as tarefas da escola não se limitam à pura transmissão de conhecimentos, mas também proporcionam um engajamento dos filhos à vida.
Tanto a escola como a comunidade são espaços de socialização e de aprendizagem. Os pais devem se interessar pelas aspirações, verificar as dificuldades dos seus filhos e conversarem sempre com eles, motivando-os nos estudos.  E essa “parceria” entre família e escola faz com que a criança sinta-se mais integrada e segura, apesar das múltiplas diversidades que possam existir.
O papel da família é de extrema importância no processo de formação da criança e reflete em todos aspectos do seu desenvolvimento, pois “a cultura familiar” inclui tudo, desde comida, música, vestuário e arte, estilo de vida, atividades extras, hábitos sociais/familiares, saúde, história, férias, educação, atitudes, etc. Embora este processo de socialização varie de família para família. 
Os pais transmitem valores como autoridade, disciplina, obediência e respeito e, ainda, partilham conhecimentos. Devem organizar uma rotina familiar diária, elaborando um horário de forma a proporcionar tempo de sono suficiente, uma hora e um lugar adequados para o estudo, uma hora certa para finalizar os trabalhos de casa, fixar o tempo passado em frente à televisão e aparelhos eletrônicos.
Uma boa colaboração, cooperação e interação entre a família e a escola traduz-se sempre em vantagens para as duas instituições. Os pais compreendem melhor o desempenho dos professores. E a escola passará a contar com mais recursos comunitários, na materialização das diversas atividades, pois o envolvimento das famílias melhora a imagem da escola e aproxima a escola da comunidade. Portanto, compete aos pais e à escola a tarefa de tornar as crianças cidadãs participativas e  conscientes dos seus deveres e direitos
Comente este artigo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário