sábado, 17 de outubro de 2015

Como seria o mundo ideal?


O que sabemos é que, atualmente, vivemos em uma sociedade dividida, em relação a classes sociais: Baixa Média e Alta. Muitos pensam viver em sociedade sem ricos e pobres, na verdade, uma classe social única. Se assim fosse, não estimularia as pessoas a evoluírem, buscando o melhor de si, estudando e trabalhando muito, teriam tudo sem se esforçar.

Você pode pensar que o mundo ideal, que passarei a demonstrar a seguir, seria igual ao mundo real que vivemos.

 Mas não; Inicialmente, no mundo ideal, o trabalhador mais simples e mais pobre teria um salário digno que lhe proporcionaria vida simples, mas, com todas as necessidades básicas satisfeitas (comida, habitação, vestuário, lazer etc.).

Assim, os mais pobres teriam uma vida boa, embora razoável no sentido material, embora com simplicidade e sem luxo, é imperioso que se diga que teriam essa vida por uma opção pessoal, certamente, já que, no mundo ideal a que me referia, a igualdade de oportunidades é essencial.

Então, o filho de trabalhador mais humilde teria, através de seu esforço e dedicação, de se tornar um médico, engenheiro empresário e outras diferentes profissões, só que as oportunidades não são nem de perto as mesmas que usam os descendentes de famílias mais abastadas, muito embora, os espinhos pelos caminhos de ambos sejam os mesmos, praticamente.

É importante se evidenciar que, muito embora, os que queiram estudar menos poderiam ter vidas saudáveis, ganhando menos, mas, como dito anteriormente, com totais condições de felicidades e rendimento satisfatório,para todas as suas necessidades básicas.

A diferença seria que todos teriam que lutar, se esforçar e correr atrás de oportunidades semelhantes, na obtenção de seus objetivos.

As oportunidades seriam semelhantes, mas não necessariamente iguais. Filhos de mais ricos teriam algumas vantagens, por exemplo, heranças recebidas, tudo o que os pais querem para facilitar seus filhos na obtenção de sucessos pelos seus descendentes. Mas isso em nada diminui a igualdade preconizada no texto, pois as oportunidades básicas seriam as mesmas.

Todos teriam acesso à educação de qualidade gratuita, além de uma boa estrutura familiar em relação ao lado material. Portanto, o Mundo Ideal obedeceria a uma meritocracia, onde aqueles que quisessem correr atrás de seus objetivos, teriam muitas oportunidades para alcançá-los.

 Devo reconhecer que este mundo é utópico e muito longe de nossa realidade, ainda. Os filhos dos mais humildes têm pouquíssimas oportunidades de sucesso social, atualmente, o que torna, no meu entendimento, nossa sociedade bastante injusta. Mas, não custa sonhar em um futuro melhor.
  

Comente este artigo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário