domingo, 18 de outubro de 2009

No amor, mulher independente teme assustar os homens

Elas assumem multifunções o tempo todo. Assumem o papel de mães, profissionais, filhas, esposas, amigas, entre outros atributos comuns à mulher moderna. Mas também amam, sofrem e fazem charme.

Cheia de atitudes e opiniões, elas carregam o fardo da independência, principalmente, quando o assunto é relacionamento e penam por isso. "Muitos homens têm receio de se envolver com a mulher que paga as contas, sabe usar a furadeira e até toma iniciativa na hora da conquista", explica a psicóloga Tânia Vieira. Mas tem como lidar com essa situação sem precisar mudar?

De acordo com a especialista, os estereótipos atribuídos a estas mulheres são tentativas masculinas inconscientes de não perder a função social de provedores do lar e de macho dominante na relação. O problema é que, com a emancipação da mulher no mercado de trabalho, a independência financeira e emocional se tornou muito comum e já são raras as mulheres que vêem o casamento como único plano de futuro. "Elas querem ser bem sucedidas, bancar sua liberdade e isso assusta muito os homens", explica ela. O jeito é arranjar um meio termo para conseguir se impor sem assustar. A seguir, a especialista dá as dicas.


Ela ganha mais

Uma das coisas que mais incomodam os homens é sentir que a mulher não é dependente dele para se sustentar financeiramente. "É algo cultural, eles foram criados assim, para serem provedores naturais do sustento da família, e se sentem incapazes quando ocorre o contrário", explica a psicóloga. Para Tânia, uma solução simples para driblar o desconforto e manter a harmonia é aceitar que ele pague a conta no jantar de vez em quando ou dividir as obrigações financeiras. "Mostre a ele que não é o fato de pagar a conta que faz com que você se sinta protegida por ele", sugere a psicóloga.

Outro ponto que incomoda é namorar uma mulher que valoriza o sucesso profissional e busca ascensão na carreira. "Geralmente, os homens se sentem inferiores ou acham que estão sendo trocados pela vida profissional da companheira", explica Tânia. "O ideal é partir para uma conversa franca e explicar que o rapaz é importante na sua vida e que
profissão e amor têm pesos importantes e diferentes para você".Uma alternativa é deixá-lo participar, de alguma forma, da sua rotina profissional, pedindo a opinião dele em relação a algum assunto do trabalho, por exemplo.


Aceite a gentileza

Muitas mulheres levam tão a sério os direitos iguais entre os sexos que recusam cortesias e gentilezas dos homens como carregar a sacola das compras ou trocar a lâmpada que queimou. Segundo Tânia, a psicóloga explica que o radicalismo pode levar a repulsão do sexo oposto e que o meio termo é sempre a melhor medida para o amor: "Se ele tem a necessidade de ajudar, não precisa brigar, deixe ele fazer a gentileza", sugere Tânia.

Ela toma a iniciativa primeiro

Na hora da conquista, a maioria dos rapazes querem se sentir no domínio da situação, gostam de dar as regras do jogo e de seduzir. Por outro lado, a nova geração de mulheres independentes está mais confiante e parte logo para o ataque. E aí vem a questão: como colocar para fora suas vontades sem afugentá-los? "Ele espera surpreender, e quando ela toma a iniciativa, o homem fica sem reação", explica a psicóloga.

Para não assustar os rapazes nesta hora, seguem as dicas da psicóloga
- Deixe que ele comece o jogo na hora da sedução. "Aceite os olhares e o flerte e espere para ver o que ele vai fazer", diz Tânia.

-Se ele não chegar em você, segure-se e se aproxime sem tanta iniciativa para não assustar. "Eles não estão acostumados com isso, podem se assustar e depois não tem como reverter a situação", explica Tânia. "Que tal dar um sorriso e chegar perto, sem atropelar o tempo dele?".

-Deixe-se surpreender, pode ser interessante. "Às vezes, deixamos de sentir as coisas em função dessa independência e depois percebemos que, na verdade, deixar que ele te faça um mimo não vai te deixar menos independente", explica Tânia.

E você, se assusta? concorda? opine!!!

Fonte:Minha vida.

5 comentários:

  1. Olá! Gostei muito do artigo com as dicas, pois algumas vezes acabamos assustando os homens justamente por não ter encontrado o meio termo citado no texto. Acredito que em relação ao trabalho temos mais dificuldades quando exercemos a mesma profissão do namorado, ou esposo, e somos mais bem sucedidas que eles, pois acabamos esbarrando em questões relacionadas a autoestima masculina!!! Abraços

    ResponderExcluir
  2. Este é um ótimo artigo, realmente tem homens que ficam assustados quando a mulher é independente financeiramente, isto acaba muitos casamentos ou namoros. Adorei as dicas, quando arrajar um namorado vou seguir as dicas.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Pelo menos eu, não me incomodo nem um pouco com esta situação.

    Aliás, na questão da "mulher partir para o ataque", até e melhor para rapazes um tanto timidos como eu hehe.

    ResponderExcluir
  4. A mulher tem seu jeitinho próprio de natureza,
    este precisa permanecer,se ela ganha mais ou não isso não me encomoda,tudo tem um jeitinho
    simples sem escândalo, basta saber usar,o problema é quando não há compreenção, o cabeça da família é o homem algumas coisas é so ele que resolve, é bom que a mulher entenda isso, é terrível um lar onde a mulher da as ordens e toma decisões...O homem fica igual um maracujá mucho,e, todo travado e não faz nada.

    ResponderExcluir
  5. Eu após ler , estou entendendo um pouco por quê
    eu sempre tive a impressão que , eu assusto os homens mas agora com estas preciosas dicas, eu
    vou tentar colocar em prática,cada uma delas
    amei este artigo chegou na hora certa em minha
    vida realmente estava precisando.

    ResponderExcluir