quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Será que temos a escola que queremos para nossos filhos ?



Queremos que a Escola seja um lugar de fazer amigos. Que ensine lições de solidariedade, amizade, respeito ao ser humano, ao planeta e de zelo ao patrimônio público. Que aprenda a pensar e gostar de política, pois "política" vem de polis, "cidade". A cidade era para os gregos, um espaço seguro, ordenado e manso, onde os homens podiam se dedicar à busca da felicidade.


O político seria aquele que cuidaria desse espaço. A vocação política, assim, estaria a serviço da felicidade dos moradores da cidade. As cidades são construídas com os sonhos. Aqueles que partilham sonhos se dão as mãos e caminham juntos. E esse é o início da política, que poderia até ser definida como a arte de administrar os sonhos de um povo.

A escola que queremos, deve ensinar que o valor está nas pessoas e não nas coisas que o dinheiro pode comprar: a marca do carro, o tamanho da casa, a grife da roupa, o preço do brinquedo. Deve ensinar que o nosso Brasil é uma nação trabalhadora e criativa. Que milhões de brasileiros levantam cedo todos os dias comem aquém de suas necessidades, consomem a maior parcela de suas vidas no trabalho, em troca de salários que não lhes asseguram sequer o acesso à casa própria.

Ela será boa, se nosso filho desejar retornar, sempre feliz, com brilho nos olhos, cheio de curiosidades e expectativas em relação aos desafios que o professor fará no espaço de tempo em que permanecerá com a mesma. A preguiça, a má vontade e a indisciplina não farão companhia ao nosso filho na realização das atividades propostas pelo professor.

Nosso menino, de seis anos, tem acesso à informação. Não necessitou da escola para desvendar algumas de suas curiosidades. Ele teve interesse de conhecer sobre a vida dos dinossauros. Então, buscou em livros, fez uso da tecnologia ao acessar a internet, conversou com a mãe, o pai, os tios, as tias, a prima e os colegas de aula a respeito do conhecimento que queria. Ele sabe coisas que nós não sabemos! E você, sabe que os dinossauros surgiram na era Mesozóica, há 230 milhões de anos, num planeta Terra, bem diferente do atual? Que o camarassauro viveu no período jurássico e que tinha patas tão grandes que você caberia dentro de suas pegadas? Que o tiranossauro, o parassaurolofo, o iguanodonte, o barionix e o compsognato viveram no período cretáceo? Nosso filho sabe a respeito da época em que os dinossauros viveram, aspectos geográficos do lugar onde moravam, os costumes, alimentação e regras de sobrevivência que possuíam. O conhecimento histórico, geográfico, antropológico, sociológico e científico que possui é imensurável.

O mais importante de tudo isso é que nosso filho adora brincar, inventar coisas, imaginar, fantasiar, sonhar. Fabrica um barco com cadeiras, travesseiros e um lençol, para fazer suas viagens.

É preciso vivenciar na escola a paixão de conhecer o mundo. Queremos que ele aprenda amar os livros e que leia muitos. Que escreva sem medo de errar, pois o erro faz parte do processo ensino-aprendizagem. Que aprenda outra língua além da materna, que participe de atividades físicas, que cante, que dance, que faça teatro, que saiba ouvir e falar, que saiba argumentar, pois um verdadeiro uso da "política" só é possível através da argumentação, e que a habilidade de comunicar-se é fundamental para a vida em sociedade. Nosso filho precisa aprender que não ter talento esportivo não é motivo para não participar, perder a alegria, a autonomia, a autoestima. Ninguém é bom em tudo.

Queremos ensinar ao nosso filho que ele não precisa concordar com a desordem social e que será feliz se lutar com àqueles que sonham por transformações sociais.
Somos estudantes, pais educadores, políticos atuantes, parceiros da escola que temos, para que juntos possamos construir a escola que sonhamos.

Trocando Ideias com prof.william. http://professor-william.blogspot.com

Faça seu comentário aqui ou no diHitt.

7 comentários:

  1. Bom texto!
    Educação é fundamental, começa em casa, depois a escola tem que ter bom desempenho. Adquirir o hábito da leitura, respeitar o próximo, acesso à informação, boa estrutura e uma série de outras coisas. É bom os pais serem parceiros da escola.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Estou com a Sandra, educação começa dentro de casa, a escola é um complemento muito importante para a vida das crianças, é lá que ela vai ter conhecimento e interagir socialmente com outras pessoas, nós pais devemos incentivar nossos filhos para a leitura desde muito pequenos e ensinar a medida que eles forem crescendo que na vida tem altos e baixos e que devemos saber aprender com isto.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Ótimo texto!
    Concordo com as moças a cima,educação começa e tem sempre que ser muito bem feita dentro de casa,depois a escola será só um complemento,sendo assim não teremos alunos que depredam as escola que são seus patrimonios,e possa respeitar mais o seu professor.
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  4. ótimo texto bem redigido ,acredito ainda não termos a a escola que queremos e desejamos para filhos e netos mas,eu espero que um dia este sonho se realize,bjo

    ResponderExcluir
  5. gostei imenso. fui ao blog do seu pai, gostei e levo também o banner dele pros meus parceiros. o seu ficou esquisito porque aparecem umas letras de html de lado...
    veja se corrige isso porque fica estranho.

    abçs

    ResponderExcluir
  6. Bom dia!!!
    Wiliam

    Como sempre sua post tá maravilhosa, muito, muito legal mesmo. É por essas e muitas outras que tem um selinho esperando por você lá no meu blog, passa lá pra pegar..
    bjus e fica com Deus!!
    =D
    bananacomfarinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Você está certo. Falta esse tipo de escola com essa educação. Mais audacioso ainda, falta FILOSOFIA nas mentes humanas.

    ResponderExcluir