quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Você acha que o diálago com o jovem é impossível?


A descoberta que o jovem faz hoje é a experiência do adulto de amanhã. Por que o conflito e a repressão?

O dialogo é a forma mais saudável de convívio?

Vamos reflectir sobre o assunto:

Fala- se muito do dialogo de gerações. Será que esse realmente existiu alguma vez? Esta é uma pergunta que incomoda, porque em épocas anteriores a repressão e a obediência era valores Tao fortes que impediam as pessoas de terem sua própria individualidade. Mesmo que este encontro tenha existido, qual a qualidade real dele? Falar. afinal, é muito simples. Mas o que? E quem ficava satisfeito: os adultos ou os jovens?

Os pais da antiga família patriarcal, da qual sobram alguns ranças hoje em dia, certamente mantinham uma posição tão autoritária que nem se questionavam sobre o desempenho de seus
papeis. Acreditavam- se certos, porque apenas seguiam o que tinham aprendido. Afinal, educar vem era condicionar da melhor forma possível os filhos para os bons hábitos, as boas maneiras. a obediência, o trabalho, o respeito aos mais velhos. E ponto final.

Agora tudo mudou. E não há ninguém que possa orientar perfeitamente os pais para compreender esta geração que esta ai, com os novos posicionamentos, novas verdades enfrentando-os sem medo. Muitos adultos sentem-se agredidos pelos filhos porque estes não seguem exactamente suas regras sociais e culturais.


Será que isto constitui em verdade ataque direto a eles? Ou os jovens apenas vive o seu tempo, contestando simplesmente na medida exacta em que deve se insurgir para conquistar-se a si mesmo?

Fonte: http://professor-william.blogspot.com/2009/02/o-territorio-do-jovem-e-impenetravel.html

Ae desejar opinar, antecipadamente agradeço. Você poderá fazer aqui ou no diHitt.

Um comentário:

  1. Oi, William, tudo bem?
    Meu nome é Marcos, descobri seu artigo no diHITT, e na qualidade de professor, ainda mais que lido com alunos de diversas idéias e pensamentos, não podia deixar de escrever a minha posição quanto à postagem.

    O jovem de hoje que assume uma postura mais agressiva, mais crítica, não no sentido relacionado à violência, mas de caráter de brigar pelos seus direitos diante da situação em que o nosso país se encontra quando se refere à saúde e o ensino. Se o adolescente possui essa iniciativa de lutar pela melhoria da educação, certamente ele vai ter sempre diálogo, será muito acessível para debates. Provavelmente, quando ele tiver a sua família, transmitirá bons valores para seus filhos porque recebeu uma educação bem rígida dos pais.

    A questão é: Como podem existir, na época de hoje, alguns adolescentes que assumem uma postura enriquecedora de ótimos valores, enquanto outros odeiam receber bons conselhos de pais que desejam o melhor para os filhos?

    É um debate bastante complexo. Com a mudança do sistema pedagógico, da abolição da censura televisiva, dentre outros fatores, tudo isso refletiu muito na mudança do comportamento dos jovens, não apenas da falta de responsabilidade de alguns pais, mas da defasagem do ensino.

    A sociedade é que ordena aquele caminho que o jovem deve seguir, e é aí que mora o perigo, pois tudo que é proibido é mais gostoso, segundo os que não dão valor às boas virtudes. Culpa do modismo também.

    Se os pais de bons costumes falam para o filho que comer verduras e legumes é saudável, vem a sociedade e faz uma lavagem cerebral nele, dizendo que o HOT-DOG, a pizza e comidas gordurosas, mesmo sendo todos consumidos em excesso, não fazem mal algum e criticam de forma negativa as atitudes benéficas dos pais. Qual a consequência disso? O filho vai preferir seguir a ditadura do modismo, não vai dar valor à leitura e nem ao estudo. Por isso, as regras sociais e culturais se perderam. Não há mais respeito.

    ResponderExcluir