quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Como mentir dizendo apenas verdades

De todas as fronteiras que separam um conceito de outro, sem dúvida a que se encontra entre a verdade e a mentira é uma das mais tênues e quase indefiníveis. São tantas as questões e sutilezas que aparecem quando queremos precisar tais conceitos que, não muito raro, simplesmente "entregamos os pontos" e dizemos coisas como "Ah, a verdade não existe" ou "Tudo é relativo e depende do ponto de vista". Uma coisa, porém, é certa: precisamos admitir que algo verdadeiro existe. Se fosse verdade que "a verdade não existe", então teríamos que concordar que a verdade existe, afinal acabamos de sustentar uma frase verdadeira. Estranho, não é? Quanto mais se procura negar a existência da verdade, mais ela reaparece fortalecida pela porta dos fundos. Bom, se a verdade existe, resta saber o que ela é, ou, em outras palavras, resta saber o que faz algo (uma afirmação, uma teoria, uma história, etc.) ser verdadeiro.

Aí os problemas ficam mais e mais complexos. As afirmações que fazemos, as teorias que propomos, as histórias que contamos, as explicações que construímos, guardam fortemente a marca de nossos interesses e inclinações. Quando narramos um acontecimento, por exemplo, preenchemos lacunas, acentuamos ou esquecemos detalhes, apontamos para ligações com outros fatos e assim por diante. Não há como desenharmos o acontecimento desconectando-o de nossos exageros e deficiências. O que fazemos, então, são composições. Organizamos narrativas de tal forma que façam sentido, que possam ser compreendidas pelos outros e, se estivermos dispostos a um pouco de honestidade, que possam também ser questionadas ou desmentidas. Pelo fato de serem composições, tais narrativas não se baseiam integralmente em dados objetivos e concretos. Existem esses dados, existem indícios concretos, mas é a composição que fascina, é o modo como a composição é feita e a direção que ela aponta é que produz os efeitos mais fortes. Às vezes, é até possível produzir uma composição falsa com dados inquestionavelmente verdadeiros.

Para ilustrar essa estranha possibilidade proponho uma rápida visita à peça Otelo, de William Shakespeare. Iago, o personagem central da tragédia, é um dos mais infames vilões da história da literatura. Inteligente, simpático e egoísta, ele conhece profundamente a natureza humana, principalmente os seus recantos mais obscuros. Movido pela decepção de não ser nomeado tenente por Otelo, arquiteta um plano de vingança cuja essência é enlouquecer o mouro (Otelo) de ciúmes do rival Cássio. O vilão, valendo-se da confiança que Otelo deposita nele, vai construindo uma narrativa que explicita uma suposta ligação amorosa entre Desdêmona - mulher de Otelo - e Cássio. O desfecho da história é trágico, com Otelo matando Desdêmona e suicidando-se depois de saber que não havia adultério. O que gostaria de destacar dessa intrigante peça é o método como Iago procede para conduzir a trama e realizar o seu plano. Iago usa dois ingredientes básicos: indícios materiais, inquestionavelmente verdadeiros (as demonstrações públicas de amizade entre Desdêmona e Cássio, um lenço deixado no alojamento do oficial, etc.), e o ciúme de Otelo. O sentimento de Otelo alimenta-se da incerteza e da dúvida. Como não sabe se há realmente um caso de traição, o mouro vê seu ciúme crescer até explodir em violência. A composição trágica é, assim, formada por pequenas verdades (indícios materiais) que, nas mãos hábeis de Iago, são insistentemente repetidas e amalgamadas com o ciúme extremo de Otelo. Com pequenas verdades, astúcia e conhecimento da alma humana, Iago produz uma grande mentira e, finalmente, realiza a vingança.

(Qualquer semelhança entre a saga de Iago e o que vemos na mídia, nos debates políticos, nos julgamentos e até nas práticas cotidianas pode não ser mera coincidência).

Comente aqui ou no diHitt.

4 comentários:

  1. Existem muitos Iagos neste mundo afora e aqui no Brasil então!!! A verdade existe, as pessoas é que gostam de mentir ou aumentar bastante a história.

    Um abração. Ah, ótimo post.

    Sua amiga Claudine Ribeiro

    ResponderExcluir
  2. Interessante :

    Indicios são pequenas verdades , ou meia verdades ou ainda apenas indicios ?

    abraços

    ResponderExcluir
  3. A Mentira é um rascunho da verdade depois de darmos F5 pelo menos umas 10 vezes....kkkkk

    Parab´mes pelo post!! Esse é um assunto sobre qual eu ainda vou desenvolver um artigo. Claro, com uma abordagem diferente.

    Abraços!!

    ResponderExcluir
  4. Gostei de uns aplicativos que voce tem ai e ja ate coloquei no meu blog falow

    ResponderExcluir