sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Acreditar em Deus pode diminuir a ansiedade e o estresse

Um estudo realizado pela Universidade de Toronto, no Canadá, comparou as reações cerebrais em pessoas de diferentes religiões e em ateus, quando submetidos a uma série de testes, e comprovou que acreditar em Deus pode reduzir o estresse e acabar com a ansiedade.

Os cientistas constataram que quanto mais fé o voluntário tinha, mais tranquilidade ele demonstrava diante das tarefas e também dos erros que cometidos. Os melhores resultados, segundo os pesquisadores, foram apresentados pelas pessoas que acreditavam que "Deus deu sentido a suas vidas".

A pesquisa também aponta que, comparados com ateus, os religiosos mostraram menos atividade no córtex cingulado anterior. Essa é a área do cérebro que ajuda a modificar o comportamento quando há sinais de necessidade de maior atenção e controle, motivados por algum acontecimento.

O coordenador da pesquisa, o professor de psicologia Michael Inzlicht, explica que o mecanismo funciona como "um alarme quando uma pessoa comete um erro ou se sente insegura", e que os que acreditavam em Deus "são muito menos ansiosos e se sentem menos estressados quando cometem um erro." Entre os voluntários religiosos estavam cristãos, muçulmanos, hinduístas e budistas.

Você concorda com assa pesquisa? opine!!!

4 comentários:

  1. Faz todo sentido. Não é só o fato de acreditar em Deus, mas você passa a viver a vida nas coisas pequenas, pois é capaz de entender que é ali que reside o maiores e mais importante valores e que são as coisas pequenas que resultam nas grandes alegrias da nossa vida. A calma, a paciência são imprecindiveis pois é necessario prestar atenção em cada ato, e sempre ser capaz de ver o lado bom das coisas. Deus nos leva a paz de espírito e consequentemente isso afeta no nosso corpo.

    ResponderExcluir
  2. Certamente a FÉ é um bálsamo que cura e revitaliza, dependendo da intensidade de cada um. Não basta abraçar uma religião, uma crença, e muito menos orar sem o dom da convicção. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Eu não tinha dúvidas a respeito disso! Quem acredita em Deus, um "ser" bom, onipresente, não teme tanto o erro porque sabe que Ele perdoa. Os ateus não tem onde se agarrar, no que se apegar na hora da dificuldade.
    Abrçs

    ResponderExcluir
  4. Acho que confiar que se pode superar desafios, nos leva à calma. Deus é uma suporte e tanto para aumentar essa confiança!

    Abraços!

    ResponderExcluir