segunda-feira, 26 de outubro de 2009

A paz é fruto da justiça ?


A paz é fruto da justiça. É uma expressão profética. Onde há justiça, há paz. O mundo está cada vez mais violento. "É um Deus nos acuda", diz a expressão popular. Não há mais respeito pelas autoridades constituídas, pelos idosos, pelas instituições civis religiosas e até mesmo pelos militares. Igrejas, escolas, lugares em que se reservava algum respeito por parte de quem realizava assaltos, são considerados lugares comuns para delitos. Os lares são invadidos, sejam pobres sejam ricos. Como deter essa onda avassaladora de agressão? Será que estamos formando uma geração que não dá importância aos verdadeiros valores que geram a vida? O problema não é só no Brasil.

Há tantos debates nos meios de comunicação. Especialistas no assunto trocam ideias, mas o problema parece que se agrava cada vez mais. A cobiça parece tomar conta da cabeça. Vejam os escândalos envolvendo pessoas e grupos botando a mão no dinheiro que não lhes pertence. Deus disse: "Não matar, não furtar, não cobiçar as coisas alheias. Por que Deus disse isso? Porque naquele tempo o gênero humano já fazia essa maldade. Mais tarde, Jesus Cristo, o enviado por Deus disse: "Só o amor constrói". "A paz esteja com vocês...".

Precisamos construir a paz. Tudo começa no seio da família. Seja em uma família rica seja em uma família pobre. A educação é fundamental. Mas a paz é fruto da justiça. Famílias que vivem sem as condições mínimas de sobrevivência, sem alimentação sadia, sem escola, sem saúde, sem moradia digna, salário justo e acesso aos bens do progresso e da civilização podem se tornar violentas. Famílias que possuem todos esses bens, mas não cultivam os valores verdadeiros de convivência social e familiar também poderão gerar pessoas que se revoltam contra os próximos e contra si.

Toda a violência poderá provocar guerra. A violência é fruto da injustiça. Essa violência poderá ser gerada na família e se estender para a sociedade civil. É por isso que o profeta do Velho Testamento disse, que a paz é fruto da justiça. Profeta é a pessoa enviada por Deus para nos dar recados aqui na Terra para termos uma boa convivência. Muitas vezes o profeta denunciava, com veemência, as injustiças que eram cometidas contra o povo oprimido.

A verdade é que, sempre que o ser humano se esquece de seu Criador, perde-se dentro de si, corrompe-se nas relações afetivas consigo, com os outros e com a própria criação.

Quer comentar? faça aqui ou no dihitt.

2 comentários:

  1. Quando a turba enfurecida se vira contra os seus é necessário que se cometa uma injustiça para que se interrompa o processo, um vez que estão todos cegos de ódio. Veja uma pessoa descontrolada emocionalmente muitas vezes volta ao seu normal com uma bofetada. Assim é a humanidade. A paz não é fruto da Justiça e sim da conciência coletiva de se respeitar o próximo como a ti mesmo. TIJUANO (tijuanoc@gmail.com)

    ResponderExcluir
  2. É VERDADE OS VERDADEIROS VALORES ESTAM
    SUMIDOS COMO FAZER COM QUE AS PESSOAS
    ACREDITEM NO AMOR NA PAZ NA FRATERNIDADE
    NO PRÓXIMO. QUANDO DEUS AGE NEM SEMPRE
    VEM COISA BOA.É POR ISSO QUE O MUNDO ESTÁ ASSIM.

    ResponderExcluir