segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Igreja investiga se dançarina pode se tornar santa


A Diocese de Santo André, na Grande São Paulo, coleta informações sobre Vanilda Sanches Béber, dançarina e professora de dança morta em 1958, para verificar se ela tem fama de santidade. É o primeiro passo para o início da causa de beatificação e canonização, que começa com um processo diocesano, a ser aberto pelo bispo, d. Nelson Westrupp, e segue para o Vaticano.

Vanilda está sepultada no Cemitério da Saudade, em um túmulo coberto de placas com os agradecimentos de devotos que dizem ter alcançado graças por sua intercessão. Dezenas de mensagens são endereçadas à sua mãe, Eunice Sanches, de 89 anos, com testemunhos de pessoas de todo o País, principalmente do interior paulista. "Se há tantas placas (são mais de 200) no túmulo, que é visitado por tanta gente, isso é fama de santidade", disse.

"Muita gente visita o túmulo de Vanilda para pedir a Deus algum favor e até milagre por intermédio dela e de Nossa Senhora Aparecida", informa Eunice. Desde que Vanilda morreu, a mãe coleciona pastas e álbuns com documentos e fotos. Esse é o ponto de partida para a pesquisa que o padre Décio Gruppi, chanceler da Diocese de Santo André, faz por ordem do bispo.

O trabalho é difícil porque muita gente que conheceu Vanilda já morreu e alguns registros importantes se perderam. "O fato de a moça ter sido dançarina e ter morrido depois de um aborto faz do caso uma situação peculiar", afirma padre Décio. A Igreja vai investigar a fundo antes de elevar a dançarina aos altares e precisa ter a certeza de que o aborto foi espontâneo e não provocado. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Qual sua posição sobre esse tema? comente aqui ou no diHitt por gentileza.

4 comentários:

  1. Para mim, isto só prova como a visão da Igreja Católica sobre "Santidade" é retrógrada e distorcida. Decerto que elevou muitos santos aos seus altares, e outros, nem tanto. A História esta ai para contar, e estudei muito a história da Igreja.

    A Condição de Santidade é muito mais do que um altar de Igreja, velas, imagem, e decerto também nem "milagres" atestam para tal, mesmo porque milagres não existem. Todos nós, sem exceção, somos candidatos a santidade, mas não é uma coisa simples, pois tem muitos fatores em observação, implicando mudanças de hábitos, comportamentos, estilo de vida, e profunda meditação. É o desenvolvimento espiritual de cada um.

    Em suma.Ela pode já ser uma santa,independente do que o vaticano aprove ou não.

    Prezado, posso te fazer um convite? siga meu blog, o ARCANUM. Gostaria de tê-lo lá entre meus amigos. Abraços e fique bem.

    Paulo Néry

    http://grandarcanum.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Tbm concordo com o Paulo. Qtos santos anônimos, qtos heróis de Deus que agem desinteressadamente, sem serem reconhecidos pela multidão?? Mas o Amor age dessa forma mesmo, pelos pequeninos, enqto aos grandes está destinado vigiar sobre as turbas egoístas e arbitrar as guerras e a injustiça!!

    Parabéns pelo post!!

    Ebrael.

    ResponderExcluir
  3. Independente de sido o que foi não pesa na escolha de Deus para chama-la de santa, a Palavra de Deus chama de Santo aquele que guarda os mandamentos de Deus. "Aqui está a paciência dos santos, aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé de Jesus". Apoc. 14:12. e quais são os mandamentos de Deus? Êxodo 20.

    Se realmente esta pessoa é santa, só Deus dirá.

    Agora pedir por meio de uma criatura (Vanilda Sanches Béber)de Deus que rogue por nós, ai é Heresia. Pois a Palavra de Deus diz: "Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, homem". I Tim 2:6. Fato!

    Grande abraço e Fica com Deus.

    ResponderExcluir
  4. Só há um mediador entre Deus e os Homens: JESUS CRISTO!!! A Igreja Católica é a prostituta mencionada na Bíblia, pois se prostituiu com supostos "santos" de gesso, desobedecendo descaradamente o segundo mandamento escrito em Exôdo 20 e ainda incita pessoas a continuar na idolatria. Essa gente toda que levou placas ao túmulo dessa mulher lembrou de dobrar os joelhos e agradecer a Jesus??????????
    Deus tenha misericórdia!!!! TODA HONRA E TODA GLÓRIA É DE DEUS. Daqui uns dias estarão tentando canonizar o diabo "santo satã", que está por trás de tudo isso, tentando roubar a glória que ele invejou desde o princípio!

    ResponderExcluir