domingo, 4 de outubro de 2009

Voce acredita em amuletos da sorte?

Amuletos, talismãs e todo tipo de reza para atrair a sorte e repelir o mau-olhado acompanham os homens desde o começo dos tempos. Búzios na idade da pedra, escaravelhos e sapos no Egito antigo, balangandãs e fitinhas do bonfim nos dias de hoje: não importa a crença religiosa ou o grau de ceticismo, vez ou outra deparamos com símbolos e objetos associados à bem-aventurança e à proteção. É capaz de até o mais desconfiado dos mortais já ter cruzado os dedos em uma figa, sem saber que com o gesto estava reproduzindo uma forma secular de chamar a boa fortuna.

Alho
Dizem que o alho é tão poderoso que espanta até seres imaginários, como vampiro, lobisomem e mula-sem-cabeça - mesmo o sábio professor Van Helsing, antes de enfrentar o conde Drácula, procurava defender-se com um colar de alho em volta do pescoço. Na falta de assombrações por perto, ele enxota também olho gordo e qualquer tipo de feitiçaria feita contra quem o carrega. Para sair por aí sempre protegido, vale prender na roupa um saquinho de pano "recheado" com alho, sal grosso e um galhinho de arruda, outros coadjuvantes de peso na hora de combater o azar.

Arruda
Xô, mau-olhado! Em casa que tem arruda não entram desgraças nem forças do mal. Para espantar as vibrações nocivas, vale usar um galhinho atrás da orelha, cultivar uma muda no jardim ou acomodar a erva em um vaso e deixá-lo perto da porta de entrada. É comum, ainda, utilizar a planta como ingrediente para fabricar amuletos de defesa. Outra idéia é tomar banho com uma infusão feita com erva para quebrar todo tipo de encantamento que tenha sido lançado contra você.

Bentinho
Também conhecido como escapulário, o bentinho traz duas imagens presas num cordão. Costuma ser usado como colar, dentro da camisa, com uma estampa na frente do corpo e outra atrás - assim, funciona como "escudo de defesa" tanto para as forças que vêm pela dianteira como para as da retaguarda. Mas há também quem o use enrolado no braço, como uma pulseira, em volta do tornozelo ou pendurado no espelho retrovisor do carro. O bentinho pode ter imagens de Jesus Cristo, Nossa Senhora ou algum santo católico, além de uma oração. (Baseado em O livro dos amuletos, de Gabriela Erbetta e Michelle Seddig Jorge, Edição Publifolha)

Comente aqui ou no diHitt se voce acredita em amuletos.

2 comentários:

  1. Na verdade não acredito, mas, isto não quer dizer porque eu não acredite que não seja verdade.

    ResponderExcluir
  2. Amigo William esses tipos de coisas .. tem mais a ver com o poder da mente...isso não traz resultados... embora muitos se apoiam em Coincidência quandoDEUS pela sua miséricordia socorre alguem que espera alguma coisa de extrema urgencia... e hiláriamente divide o atributo divino..comesa parafernalha.. amigo opinião minha..William paz seja contigo meu querido e uma ótima semana !!!!

    ResponderExcluir