Amuletos, talismãs e todo tipo de reza para atrair a sorte e repelir o mau-olhado acompanham os homens desde o começo dos tempos. Búzios na idade da pedra, escaravelhos e sapos no Egito antigo, balangandãs e fitinhas do bonfim nos dias de hoje: não importa a crença religiosa ou o grau de ceticismo, vez ou outra deparamos com símbolos e objetos associados à bem-aventurança e à proteção. É capaz de até o mais desconfiado dos mortais já ter cruzado os dedos em uma figa, sem saber que com o gesto estava reproduzindo uma forma secular de chamar a boa fortuna.
Alho
Dizem que o alho é tão poderoso que espanta até seres imaginários, como vampiro, lobisomem e mula-sem-cabeça - mesmo o sábio professor Van Helsing, antes de enfrentar o conde Drácula, procurava defender-se com um colar de alho em volta do pescoço. Na falta de assombrações por perto, ele enxota também olho gordo e qualquer tipo de feitiçaria feita contra quem o carrega. Para sair por aí sempre protegido, vale prender na roupa um saquinho de pano "recheado" com alho, sal grosso e um galhinho de arruda, outros coadjuvantes de peso na hora de combater o azar.
Arruda
Xô, mau-olhado! Em casa que tem arruda não entram desgraças nem forças do mal. Para espantar as vibrações nocivas, vale usar um galhinho atrás da orelha, cultivar uma muda no jardim ou acomodar a erva em um vaso e deixá-lo perto da porta de entrada. É comum, ainda, utilizar a planta como ingrediente para fabricar amuletos de defesa. Outra idéia é tomar banho com uma infusão feita com erva para quebrar todo tipo de encantamento que tenha sido lançado contra você.
Bentinho
Também conhecido como escapulário, o bentinho traz duas imagens presas num cordão. Costuma ser usado como colar, dentro da camisa, com uma estampa na frente do corpo e outra atrás - assim, funciona como "escudo de defesa" tanto para as forças que vêm pela dianteira como para as da retaguarda. Mas há também quem o use enrolado no braço, como uma pulseira, em volta do tornozelo ou pendurado no espelho retrovisor do carro. O bentinho pode ter imagens de Jesus Cristo, Nossa Senhora ou algum santo católico, além de uma oração. (Baseado em O livro dos amuletos, de Gabriela Erbetta e Michelle Seddig Jorge, Edição Publifolha)
Comente aqui ou no diHitt se voce acredita em amuletos.
Na verdade não acredito, mas, isto não quer dizer porque eu não acredite que não seja verdade.
ResponderExcluirAmigo William esses tipos de coisas .. tem mais a ver com o poder da mente...isso não traz resultados... embora muitos se apoiam em Coincidência quandoDEUS pela sua miséricordia socorre alguem que espera alguma coisa de extrema urgencia... e hiláriamente divide o atributo divino..comesa parafernalha.. amigo opinião minha..William paz seja contigo meu querido e uma ótima semana !!!!
ResponderExcluir