sexta-feira, 23 de outubro de 2009

É possível vencer a corrupção?


Impressionou-me a opinião bem fundamentada de um perito em economia que dizia: "Se o nosso país conseguisse o controle sobre a corrupção devoradora que o infelicita, o salário mínimo a curto prazo duplicaria".

Deformação da criatura humana. - O arcebispo emérito do Rio de Janeiro, pondera: "Não nos faltam os meios para superar o que nos conduz à decomposição moral. A doutrina cristã nos ensina que o pecado deforma a criatura humana. Consequentemente, caso não sejam tomadas as medidas necessárias, postas a nossa disposição pela obra redentora de Cristo, caminhamos para um desastre. Esses fatores positivos são de ordem material e sobrenatural. Somente pelo fortalecimento espiritual pode-se vencer a sedução que maus instintos trazem consigo e que terminam por levar à corrupção". (O Testemunho de Fé, jornal da arquidiocese do Rio.)

Conversão à Justiça. - "Faz-se mister transmitir ao mundo a palavra de vida, chamando os corações à conversão, oferecendo a dádiva da graça para construir pontes de solidariedade e condições de justiça, em que se possa expressar a dignidade integral de toda a existência humana". "Hoje em dia, após a falência das ideologias totalitárias da época moderna, a fé manifesta-se cada vez mais claramente como âncora de salvação, mais necessária e urgente do que nunca".

Homens novos, nova mentalidade. - O papa, denunciando a corrupção administrativa e de outros fatores, recorda a cada um o dever da conversão pessoal e uma correta opção perante a sociedade em que estamos inseridos. E conclui: "O mundo necessita de homens novos, que sejam veículos de propagação de outra mentalidade É preciso manter viva e ativa a esperança. Devemos assumir nossa parcela de responsabilidade, sem transferi-la simplesmente a outros. E isso é possível com a graça de Deus".

É como proclamar: "Contra a corrupção, haja conversão!".

Deixe sua opinião aqui ou no diHitt sobre o assunto.

4 comentários:

  1. William,

    Palavras de amor soam alto, soam fortes, mas os instintos falam alto tbm!! E as pessoas estão escolhendo os instintos. Estamos numa época de adensamento do magnetismo inferior, próximos que estamos do purgamento anunciado.

    Abçs!!

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente caro William, a corrupção não será controlada, cada vez mais o mundo caminha para a falta de domínio próprio; devemos fazer nossa parte como Cristãos: alertando, exortando, anunciando, corrigindo, intruindo - A base da família não é mais como era, onde valores, princípios, carácter e educação eram primordiais para uma sociedade sem a torpez de desvios promovidos por falsas filosofias e doutrinas que geram o desvio do ser humano. A Sociedade não quer mais seguir a Deus, prefere a inclinação da carne do desejo do própior eu.

    Ensinam que o mundo precisa de "amor" - Mas não sabem o que é amor.

    A Palavra de Deus é tão atual que até eu que estudo sempre me assusto com tal precisão com que ela foi escrita. Observe:

    "26 Por causa disso, os entregou Deus a paixões infames; porque até as mulheres mudaram o modo natural de suas relações íntimas por outro, contrário à natureza;
    27 semelhantemente, os homens também, deixando o contato natural da mulher, se inflamaram mutuamente em sua sensualidade, cometendo torpeza, homens com homens, e recebendo, em si mesmos, a merecida punição do seu erro.
    28 E, por haverem desprezado o conhecimento de Deus, o próprio Deus os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem coisas inconvenientes,
    29 cheios de toda injustiça, malícia, avareza e maldade; possuídos de inveja, homicídio, contenda, dolo e malignidade; sendo difamadores,
    30 caluniadores, aborrecidos de Deus, insolentes, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais,
    31 insensatos, pérfidos, sem afeição natural e sem misericórdia.
    32 Ora, conhecendo eles a sentença de Deus, de que são passíveis de morte os que tais coisas praticam, não somente as fazem, mas também aprovam os que assim procedem".

    Rom 1:26-30.

    E Ele conclúi:

    "10 Disse-me ainda: Não seles as palavras da profecia deste livro, porque o tempo está próximo.
    11 Continue o injusto fazendo injustiça, continue o imundo ainda sendo imundo; o justo continue na prática da justiça, e o santo continue a santificar-se.
    12 E eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras".

    Apoc 22:10-12

    ResponderExcluir
  3. "O mundo necessita de homens novos, que sejam veículos de propagação de outra mentalidade"

    Ah o clero católico e seu incurável machismo... A verdade é que necessitamos bem mais de mulheres a propagar novas consciências. Homens no poder decepcionaram e decepcionam bastante. Eu queria ver um país governado predominantemente por mulheres, se a situação melhoraria.

    ResponderExcluir
  4. É talvez o maior problema com que o Brasil e também Portugal se defrontam. Esse monstro que teima em minar a nossa sociedade e em manter tudo como está.

    ResponderExcluir