quinta-feira, 26 de março de 2015

A genética e sua influência sobre as neoplasias

Sabe-se que um tumor pode ser benigno ou maligno, conforme as características de cada um,quando diagnosticado como maligno pode ser chamado de câncer ou neoplasia por possuir células defeituosas, ou seja, essas células não desempenham suas funções biológicas específicas e fogem parcial ou totalmente ao controle do organismo. O câncer tem início com a mutação das células que controlam a multiplicação celular, as células normais são desenvolvidas, atingem seu tamanho normal, param de crescer e são induzidas a morte, num processo chamado apoptose, e o que ocorre no câncer é que algumas células escapam desse processo, crescendo e se multiplicando desordenadamente e esse escape tem-se o nome de neoplasia.
A regulação do crescimento celular é motivada por toda uma cadeia de reação bioquímica, onde uma célula se comunica com a outra, com No objetivo de definir se continua crescendo e se multiplicando ou se param e se diferenciam outro mecanismo das células, em que sofrem algumas transformações e tornam-se células especializadas. Essas mutações podem ocorrer tanto nas etapas de crescimento celular quanto na diferenciação celular, e o acúmulo dessas mutações resultam na desregularão do crescimento e com isso dão origem a uma célula tumoral.
As células cancerosas apresentam algumas características específicas, dentre elas estão:
-Crescimento e multiplicação descontrolados
-Alterações morfológicas
-São mais invasivas que as células normais
O tumor maligno cresce de forma irregular e com isso transmite espécies de tentáculos em várias direções através da corrente sanguínea e ou vasos linfáticos, assim estabelecendo-se em outros locais e formando metástases.  A freqüência e a conseqüência das mutações celulares dependem de alguns fatores ambientais, como por exemplo: a mutação de células somáticas e o tabagismo, podendo assim desencadear câncer de pulmão.
Portanto este contribui para o acesso a informação sobre conceitos básicos do câncer, tendo em vista o grande aumento de casos de tumores malignos e com isso têm-se a expansão da informação de interesse social sobre a genética do câncer, sendo de extrema relevância e tendo em vista o déficit de informações acerca do tema. O estudo da genética e suas correlações com os fatores ambientais precisam ser conhecidos para que sejam estabelecidas estratégias de detecção e melhor tratamento da doença.

Comente este artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário