quarta-feira, 26 de maio de 2010

Sentimento de brasilidade



Estou notando, por onde passo, uma movimentação invulgar nos locais de alguma aglomeração, gente fervilhando de todos os lados, levando consigo bandeiras do Brasil, vestindo camiseta com as cores verde e amarela com bonezinhos também destas cores, numa mobilização de criar inveja a alguns estrangeiros que vivem pelas terras tupiniquins.
E sabem o porque desta movimentação? É a Copa do Mundo chegado e todo mundo eufórico com a seleção brasileira, comandada pelo Dunga, grande atleta da conquista do nosso campeonato nos Estados Unidos em 1.994, e agora responsável por esta seleção. Embora muita gente, incluindo eu, tenha contestado a convocação de alguns atletas em detrimento de outros, pois que deixando dois craques como o Neymar e o Paulo Henrique Ganso, e convocando alguns “engasgos”, somos obrigados a engolir os que lá estão, mesmo sabendo que não são os melhores. Mas vamos torcer. Mas o que eu queria dizer e, o digo agora, é a mobilização do povo em prol da torcida pelo Brasil. Faixas, adesivos, bandeirolas, e tanta ornamentação e vi pela televisão, que uma senhora do Paraná, ornamentou sua casa com as cores da seleção brasileira, do chão ao teto, e até a calçada foi pintada com as cores verdes amarelas.
E aí conversei com os meus botões. Por que não fazem isto ou seja, esta mobilização toda em prol das crianças desamparadas? Pela melhoria do nosso ensino? Pela eleição de homens honestos nas nossas casas legislativas e governantes, quer no nível federal, estadual e municipal? Por uma segurança mais segura? Pela vigília sobre as drogas?
Por que, só nesta ocasião de Copa existe toda a parafernália, toda a mobilização?
Será que todos são brasileiros, só de quatro em quatro anos? Não poderíamos focar nossas atenções em outros objetivos? Mas quá! o brasileiro é mesmo de um país das maravilhas, onde existindo festa e dança, tudo está muito bom, muito ótimo, como diz o nosso querido humorista Chico Anysio.
Meu povo, minha gente, conscientizem-se um pouco e observem os seus irmãos sofredores e pelo menos de ano e ano, mobilizem em favor deles. Terão condições de assim fazer? Creio que não. O jeito é sentar em nosso sofá e esperar a partida começar. Por favor, traga uma cervejinha bem gelada que os times já estão em campo.

Orimar de Bastos.

2 comentários:

  1. Meu desejo é que o povo brasileiro desse valor não somente para futebol e samba, mas para os estudos, leituras, teatro enfim, desenvolvimento cultural e intelectual. Estamos com uma ótima política externa, mas o povo não acompanha, pois a cultura é atrasada. E caso falem que a culpa é dos políticos totalmente, não concordo. Na Argentina também tem muita corrupção e o povo lá é bem mais instruído, educado e intelectual, pois o povo procura se educar e outra viveram numa democracia e os políticos surgem do povo e para o povo, logo, os políticos são uma imagem do povo e se os políticos são corruptos é porque o povo é corrupto.

    ResponderExcluir
  2. Questionamentos e insatisfações à parte, no que diz respeito a convocações e escolhas desse ou daquele atleta, sempre vai haver essa mobilização, por ter o futebol a força que tem no país, e por despertar essa paixão avalaçadora.

    Forte abraço.

    ResponderExcluir