segunda-feira, 17 de maio de 2010

O barulho dos maus



O projeto de lei conhecido como “Ficha Limpa” foi, finalmente, aprovado pela Câmara dos Deputados, após conhecidas resistências. Chegou ao Senado e espero que não encontre tantas objeções. Espanta-me terem líderes governistas dito não ser o projeto prioridade da Casa. É prioridade da sociedade. Minha bancada votará, integralmente, fechada, pela aprovação.
Não há como menosprezar uma proposição que chegou ao Congresso assinada por 1,7 milhão eleitores, 700 mil a mais que o mínimo exigido pela Constituição e que conta hoje com mais de 4 milhões de adesões. Há quem alegue, numa comparação marota, que se trata de número inexpressivo, diante dos quase 200 milhões de eleitores registrados no País. É, porém, a representatividade do Brasil esclarecido, formador de opinião, combativo, ansioso pelas mudanças que promovam o avanço da democracia. E, de mais a mais, nós, que vamos votar a matéria, somos apenas 81 senadores.
Não fosse a proposição expressiva na origem, e o apoio de entidades como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), é altamente meritória por estabelecer medidas destinadas a melhorar os costumes políticos. A vida pública brasileira está precisando disso.
Prepondera a falsa imagem de que os homens públicos brasileiros são todos maus. Isso gerou uma distorção. Chegamos a um ponto que nos rebaixa. As pessoas apontam alguém e dizem: “Esse é um homem honesto, um homem de bem.” Para mim não é elogio. Ser correto é o normal. Ninguém deve ser elogiado por isso.
Fui criado assim e procuro corresponder aos exemplos e ensinamentos que recebi de meus pais e avós. Do jeito que as coisas andam, no entanto, daqui a pouco, ser homem de bem parecerá grande coisa. Bastará por si mesmo. Não será preciso fazer mais nada. Se é homem de bem, poderá ser relapso, preguiçoso, negligente no trabalho.
Não chegamos, felizmente, a esse ponto. A maioria dos congressistas é constituída de homens de bem e trabalhadores. Muitos não aparecem tanto, talvez por serem menos vocacionados para a tribuna. Preparados e experientes prestam relevante serviço no muito importante, embora quase anônimo, trabalho das Comissões, onde as proposições passam e são examinadas em profundidade.
Pessoas de má índole na vida pública são minoria. O problema é que, de tão ruidosas, passam a ideia de ser maioria. Farejam negócios, farejam dinheiro e passam para o País a impressão de que vida pública é isso. Na verdade, uns estão querendo negócios e outros, muitíssimos mais numerosos, querem trabalhar, cada qual com a sua visão de Brasil e de mundo, concorde-se ou não com ela, querendo contribuir para o crescimento do País. Esses são os verdadeiros homens públicos.
O grande político britânico Benjamin Disraeli disse que a Inglaterra sempre será um grande país porque “a ousadia dos seus homens de bem é tão grande quanto a dos canalhas”. Não podemos permitir que, no Brasil, os homens de bem se intimidem e cedam espaço à ousadia daqueles que não se portam de acordo com as boas regras no trato da coisa pública.
O projeto “Ficha Limpa”, que terá de ser aprovado pelo Senado, contribuirá para isso. A firmeza dos bons haverá de superar o barulho dos maus.


Arthur Virgílio Neto

Se desejar comente aqui ou no dihitt.

6 comentários:

  1. Muito bacana o post. Espero que seja bacana, também, a atuação do senado neste caso. Não é possível que seremos sempre assombrados pelos ecos dessa corja.

    Forte abraço.

    ResponderExcluir
  2. Excelente texto, sob todos os aspectos.

    Abração,

    ResponderExcluir
  3. Amigo William, parabéns pela excelente matéria. Já estava mais do que na hora desse projeto ser aprovado, pois a honestidade é um dever de todos. Abraços. Roniel.

    ResponderExcluir
  4. Olá William,

    Eu acho este projeto um grito de inconformidade da sociedade, um amplo e poderoso eco que pode refletir nas eleições de outubro, afinal 4 milhões de pessoas podem falar sobre os beneficios para 10, 20 , 30 ou 50 pessoas sobre esta lista não acha?

    Bela matéria

    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Precisamos aprovar com urgencia este projeto para que comece a ter validade ainda nesta eleição .
    " É preciso passar o Brasil a limpo " .
    abs
    Francisco

    ResponderExcluir
  6. É a chance dos políticos resgatarem a confiança do povo e mostrar que ainde existe salvação

    ResponderExcluir