domingo, 13 de abril de 2014

O que é o verdadeiro desenvolvimento sustentável?



Muitas pessoas e políticos pensam que o desenvolvimento sustentável é apenas cuidar do meio ambiente, aquecimento global, plantar árvores. Grande equívoco!
Desenvolvimento sustentável envolve todas as questões que propiciem o aumento da qualidade de vida das pessoas de uma cidade ou de um estado.

Um verdadeiro programa municipal de desenvolvimento sustentável contém ações concretas de crescimento do PIB per capita de toda a população, envolve o desenvolvimento local da indústria de alto valor agregado, indústria de ponta, de expressão nacional e internacional. 

Cito como exemplo algumas cidades que estão conseguindo gerar valor agregado para sua população, como o crescimento do poder aquisitivo, desenvolvimento da educação qualificada e disputada, do lazer e, também cuidando do habitat natural: São Carlos em São Paulo e Macaé no Rio de Janeiro.

São Carlos montou um polo tecnológico de grande valor agregado, com um excelente polo de ensino que atraiu centros de pesquisas de várias empresas. Macaé, desenvolveu um polo petrolífero de alto valor agregado, com um excelente trabalho pelo poder público local, resultando em um dos maiores PIB per capita e qualidade de vida do Brasil.

Uma cidade sustentável preocupa-se não apenas em atrair empresas para a geração de impostos e de empregos, mas sim, em atrair empresas que tenham na sua essência o capital humano como o seu maior patrimônio. 

Atraem empresas que pagam bem, empresas que tenham na sua essência um crescimento ancorado no desenvolvimento tecnológico de ponta, onde seus produtos tenham aceitação mercado internacional.

 Empresas que sejam respeitadas pela comunidade onde se situa, por seus funcionários, empresas que tenham projetos sociais e ambientais que favoreçam o desenvolvimento social da cidade. 

Empresas que tenham como prioridade a segurança dos seus empregados e respeitem a vida humana, empresas que criem um ambiente onde as pessoas desenvolvam-se em todos os sentidos. Empresas éticas e com valores que realmente sejam praticados.

Em um ano político, é importante cobrarmos dos políticos um envolvimento real com o verdadeiro desenvolvimento sustentável. Perguntas são necessárias a todos os políticos que desejam ocupar um cargo executivo:
a.  O senhor tem um plano para o aumento da renda da população?
b.  Qual seu plano de ação concreto para atrair polos de alta tecnologia para a(s) nossa(s) cidade(s)?
c.  Como o senhor buscará empresas que tenham em sua essência os seus empregados como o seu maior patrimônio?
d.  Que tipo de incentivo o senhor dará às empresas que tenham histórico de envolvimento com projetos sociais e ambientais da(s) cidade(s)?
e.  O plano municipal ou estadual de resíduos sólidos contempla o aproveitamento econômico de todos os resíduos para a geração de emprego, renda para a cidade e impostos para o poder público?
f.    Quais os indicadores mensais de desempenho que o senhor implementará para medir o crescimento da renda e da qualidade de vida da população?

Enfim, precisamos adotar uma postura verdadeiramente cidadã e não aceitar, passivamente que, um plano de desenvolvimento de nossas cidades se limite apenas a geração de empregos e impostos, e que muitas vezes, não resultam no crescimento da renda per capita da população e sua qualidade de vida.

Empresas que não respeitam valores éticos e que estão preocupadas com a qualidade de vida dos seus funcionários estão apenas preocupadas com seus acionistas e não com a cidade, com sua população e, principalmente, com seus empregados.

Os políticos, que são eleitos para nos representarem, devem ter uma postura eficaz em relação ao verdadeiro desenvolvimento sustentável e devem ter como prioridade o crescimento da renda de toda a população e da sua qualidade de vida.

Pense nisto!


Comente este artigo.

Um comentário:

  1. Precisamos de políticos realmente interessados em criar projetos sociais e ambientais e nós não precisamos de políticos que só se preocupam com o seu próprio enriquecimento.

    Estou passando para votar e comentar! : )
    Curti o seu artigo! Ele é relevante!
    Mundo de Margarete
    http://www.margarete.pro.br
    http://dih.it/13Y9H

    ResponderExcluir