Tenho tido a grata
satisfação de mostrar na prática, que a comunicação é muito mais do que dizer
algo a alguém. No contexto das organizações, problemas que rotineiramente são
identificados como: operacionais, técnicos ou de gestão, mas nunca entendidos como
um problema de comunicação, que necessita ser melhorada, tem sua erradicação
somente com a implementação da melhoria da comunicação.
Para exemplificar, cito alguns intrincados
problemas solucionados a partir de um plano de comunicação:
a) desperdício de material;
b) organização,
identificação e registro de materiais;
c) incentivo ao uso
das ferramentas de comunicação interna;
d) melhoria no uso
do ponto diário;
e) problemas com
notas fiscais lançadas fora do mês de competência;
f) procedimento em
situação de emergência envolvendo acidentes.
Por muito tempo, ao
se falar em necessidade de comunicação nas organizações, automaticamente
remetia à publicidade, fato que ainda ocorre em muitas organizações, esse
imaginário em torno da comunicação fez com que fosse explorada de forma
restrita. Assim, problemas como os citados acima, comuns no dia a dia das
empresas, muitas vezes não são entendidos como problema de comunicação.
Com isso, a forma
como uma tarefa deve ser realizada tende a ser diversas vezes repetida, mas sem
sucesso, porque “informar, não é comunicar”.
Em torno de 90% dos fracassos dos projetos ou
problemas nas empresas, acontecem gerados pela falta ou má informação,
justamente porque “informar não é comunicar”.
Comunicar é muito
mais do que dizer algo a alguém, portanto, requer um método para esse dizer.
Com o plano de comunicação o dizer sai do nível da informação para o da
comunicação.
Os diferentes
públicos de uma organização e as diferentes formas como cada um deve receber a
mesma informação são considerados. Assim como, o lugar, formato, intensidade,
frequencia, etc. Na comunicação o mais importante é “como” dizer, não, “o que”
dizer.
Quando houver na
organização, comunicação ao invés de informação, permeando esse dizer,
problemas como os citados nos exemplos acima deixarão de existir.
Mas para isso é
necessário a comunicação assumir seu lugar na organização, não mais como
suporte estratégico, mas como estratégia.
Comente este
artigo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário