segunda-feira, 7 de abril de 2014

Comunicação é muito mais do que dizer algo a alguém!



Tenho tido a grata satisfação de mostrar na prática, que a comunicação é muito mais do que dizer algo a alguém. No contexto das organizações, problemas que rotineiramente são identificados como: operacionais, técnicos ou de gestão, mas nunca entendidos como um problema de comunicação, que necessita ser melhorada, tem sua erradicação somente com a implementação da melhoria da comunicação.

 Para exemplificar, cito alguns intrincados problemas solucionados a partir de um plano de comunicação:

 a) desperdício de material;
b) organização, identificação e registro de materiais;
c) incentivo ao uso das ferramentas de comunicação interna;
d) melhoria no uso do ponto diário;
e) problemas com notas fiscais lançadas fora do mês de competência;
f) procedimento em situação de emergência envolvendo acidentes. 

Por muito tempo, ao se falar em necessidade de comunicação nas organizações, automaticamente remetia à publicidade, fato que ainda ocorre em muitas organizações, esse imaginário em torno da comunicação fez com que fosse explorada de forma restrita. Assim, problemas como os citados acima, comuns no dia a dia das empresas, muitas vezes não são entendidos como problema de comunicação. 

Com isso, a forma como uma tarefa deve ser realizada tende a ser diversas vezes repetida, mas sem sucesso, porque “informar, não é comunicar”.


 Em torno de 90% dos fracassos dos projetos ou problemas nas empresas, acontecem gerados pela falta ou má informação, justamente porque “informar não é comunicar”. 

Comunicar é muito mais do que dizer algo a alguém, portanto, requer um método para esse dizer. Com o plano de comunicação o dizer sai do nível da informação para o da comunicação. 

Os diferentes públicos de uma organização e as diferentes formas como cada um deve receber a mesma informação são considerados. Assim como, o lugar, formato, intensidade, frequencia, etc. Na comunicação o mais importante é “como” dizer, não, “o que” dizer. 

Quando houver na organização, comunicação ao invés de informação, permeando esse dizer, problemas como os citados nos exemplos acima deixarão de existir. 

Mas para isso é necessário a comunicação assumir seu lugar na organização, não mais como suporte estratégico, mas como estratégia.


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