sexta-feira, 25 de março de 2011

Todo dia é dia da água



Vivemos a “Semana da Água”. A população é bombardeada com informações que apontam para um futuro sombrio em relação à disponibilidade do líquido hoje mal utilizado. É preocupante o quadro demonstrado pela ANA (Agência Nacional de Águas), que aponta problemas de abastecimento em mais de 3 mil dos municípios brasileiros e a necessidade de investimentos da ordem de R$ 22,2 bilhões para recompor mananciais e sistemas de produção e distribuição.
É igualmente grave saber que, mesmo com todos os alertas de escassez e finitude do líquido, há um desperdício da ordem de 25% a 30% de água tratada causado por vazamentos e outros problemas na rede distribuidora. Pouco adiantarão os alertas para a população economizar água se os governos e as companhias de saneamento, quase todas estatais, não fizerem a sua parte.

A urbanização e o chamado desenvolvimento ocorreram de forma predatória por muitos anos. A degradação foi identificada desde o início do século passado na Europa e nos Estados Unidos, onde as regiões mais exploradas deram sinais de que, a continuar aquele modelo, a população fatalmente deixaria de ter água para beber e chafurdaria no lixo por ela própria produzido. No Brasil essa consciência só começou a ganhar corpo nos anos 60 e 70 e, mesmo assim, sua adoção sofre todos os revezes de uma sociedade, onde não existem metas claras a atingir. A preservação dos recursos naturais sofre com políticas equivocadas, ativismo xiita, irresponsabilidade coletiva e outros problemas.

Serão inócuos os bonitos discursos dos políticos e autoridades e o ativismo catastrófico dos ecologistas nos eventos da chamada “Semana da Água”, se cada um deles e todos do povo não tomarem consciência de que existem responsabilidades a cumprir com a natureza e a ecologia, para garantir a sustentabilidade das próximas gerações. Governantes e dirigentes dos órgãos e das empresas processadoras e distribuidoras de água têm de buscar os investimentos necessários para obter a eficiência e a continuidade do serviço. Prefeitos, especialmente, têm de cuidar da coleta e da destinação correta do lixo para evitar a poluição dos mananciais. A população não deve mais jogar papel, entulho, lixo e outros rejeitos em via pública ou nos cursos d’água. E todos devem ser motivados a economizar, já que a água potável é um recurso finito.

Os técnicos do setor são unânimes ao afirmar que é muito mais caro recuperar uma área degradada do que conservá-la antes da degradação. No Brasil, ainda há muito o que se preservar, apesar de todas as agressões já cometidas. Na questão da água, faz-se necessário mais ação do que discursos e manifestações. Não é preciso que haja uma “semana” ou um “dia” da água. Todo dia tem de ser dia da água, pois não conseguimos passar nenhum deles sem consumir o precioso (e tão mal cuidado) líquido.


Por Dirceu Cardoso Gonçalves.

Comente aqui ou no dihitt.

2 comentários:

  1. Oi, William!

    ''Todo dia é dia da água'', título mais que apropriado para conscientização real do bom uso que devemos fazer desse líquido valioso!
    É absurdo existir Semana da Água onde, por durante apenas 7 dias, iremos poupar o uso corrente, e logo após esses dias, todo mundo usando o triplo de água adequada para o seu abastecimento...
    A consciência é diária, minha gente!
    Uma frase me recorre agora, ela que é antiga, mas conveniente para a aplicação nesse post:
    ECONOMIZAR PRA NÃO FALTAR!

    Belo post, amigo!

    Um abração pra você!
    Mary:)

    ResponderExcluir
  2. É um absurdo, sim, mas já é um começo, uma pequena semente, ou melhor, uma pequena brasa que nós vamos soprar até que se acenda o fogo da conscientização. Até que não seja preciso mais datas especiais para lembrar a todos que acabando com nosso planeta estaremos acabando com nossas chances de sobreviver. E a nossa brasa são os nossos blogs e nossas palavras. Smacks no coração.

    ResponderExcluir