domingo, 27 de março de 2011

Descoberto o gene responsável pela alta incidência de gêmeos no RS.



Hipótese de que o médico nazista Josef Mengele teria feito experimentos com mulheres da região é descartada.
Durante anos, uma incidência tão alta de gêmeos foi registrada na pequena cidade brasileira de Cândido Godói, no Rio Grande do Sul, que os moradores se perguntavam se havia alguma substância misteriosa na água, ou até mesmo se Josef Mengele, o médico nazista conhecido como o Anjo da Morte, havia realizado experimentos com as mulheres do município.

Agora, um grupo de cientistas acaba de anunciar que podemos descartar essas teorias como boatos infundados. Ursula Matte, uma geneticista em Porto Alegre, constatou através de uma série de testes de DNA realizados em cerca de 30 famílias da região desde 2009, que um gene específico na população de Cândido Godói aparece com mais frequência nas mães de gêmeos. O fenômeno é agravado pelo elevado índice de endogamia entre os moradores, que são compostos quase inteiramente de imigrantes alemães. Úrsula ainda não publicou os resultados de suas descobertas, mas vai apresentá-los nesta sexta-feira, 25, à população de Cândido Godói.

“Analisamos seis genes e descobrimos um que confirma, nessa população, uma predisposição para o nascimento de gêmeos”, disse a geneticista.
Úrsula foi a primeira cientista a documentar, em um estudo publicado na década de 90, que a taxa de nascimento de gêmeos na cidade era excepcionalmente alta, principalmente em São Pedro, uma aldeia com cerca de 350 habitantes que faz parte de Cândido Godói. Ursula mostrou que, entre 1990 e 1994, 10% dos nascimentos em São Pedro eram de gêmeos, em comparação com uma taxa de menos de 1% no resto do Brasil.

Mistério gerou teorias bizarras
Esse alto índice gerou teorias bizarras. Moradores diziam que Mengele esteve na cidade na década de 1960, atuando como um veterinário, na mesma época em que o nascimento de gêmeos começou a subir. Um jornalista argentino sugeriu em um livro de 2008 que Mengele realizou experiências com mulheres em Cândido Godói, que resultou no “boom” de gêmeos, muitos dos quais são loiros de olhos claros.
Mengele, que morreu no Brasil em 1979, era famoso por seus experimentos muitas vezes fatais com gêmeos em Auschwitz, aparentemente em um esforço para produzir uma “raça ariana superior” para Hitler.

Mas o estudo liderado por Ursula analisou 6.615 certificados de batismo dos últimos 80 anos e descobriu que o fenômeno dos gêmeos existia na década de 30, “muito antes do período de Mengele”, disse ela.
“Já nos estágios iniciais da nossa pesquisa descartamos qualquer envolvimento de Mengele”, explicou.
Sua equipe também analisou o abastecimento de água da cidade — os moradores acreditavam que um misterioso mineral poderia ser responsável pela alta taxa de gêmeos — e não evidenciou anormalidades.
Ao estudar os certificados de batismo, os cientistas confirmaram que a maior concentração de gêmeos ocorre em São Pedro, com 33 pares de gêmeos dos 436 nascimentos entre 1959 e 2008.

Em São Pedro, os pesquisadores realizaram a investigação através da análise de sobrenomes e testes genéticos em mulheres. “Com uma pequena população de cerca de 80 famílias, foi um desafio encontrar mulheres que não tinham gêmeos dentro de uma relação de primeiro grau”, disse Úrsula. Os cientistas acreditam que um pequeno número de famílias de imigrantes que vive em São Pedro pode ter trazido o gene variante para a região.

“Isso não significa que é um gene universal”, disse Úrsula. “Se eu testar os gêmeos da Nova Zelândia, eles provavelmente terão resultados diferentes.”


Fontes: The New York Times - In a Brazilian Town, a Rogue Gene and a Boom in Twins.

Um comentário:

  1. William

    Ainda bem que a população agora conhece o verdadeiro motivo para haver tantos gêmeos na cidade.

    Um Abraço

    ResponderExcluir