quarta-feira, 29 de abril de 2015

O crepúsculo do lulismo

Os brasileiros que fizeram de 15 de março de 2015 uma data histórica no calendário político nacional mandaram um recado curto e grosso ao Palácio do Planalto. Indignados, eles apontaram que o Brasil real é superior ao Brasil oficial. São brasileiros que certificam que se gastarem mais do que ganham vão à bancarrota. Concordam com a ideia de que o mérito e o esforço individuais serão terminantes para o sucesso ou o insucesso de uma jornada, seja ela acadêmica ou profissional. Têm consciência de que incidem em graves punições caso cometam atos de corrupção. Mais: que é impossível mentir a todos durante todo o tempo. Aprenderam pela experiência que não há despesa sem receita. É um paradoxo em si julgar que um governo possa gerar vantagens extraordinárias para todos sem custo absolutamente para ninguém. O Brasil real, meus amigos, pauta-se por essas noções basilares; o Brasil oficial, quase sempre, vive a traficar utopias.
O poder, aprendi nos estudos de Ciência Política, não pode ser estocado. Ou é usado, ou não é poder. E quando o Palácio do Planalto vacila, torpedeado diuturnamente por graves acusações de corrupção que envolvem o partido político da presidente, o centro gravitacional da República atravessa a Praça dos Três Poderes e migra para o Congresso Nacional. Renan Calheiros, Eduardo Cunha e mais recentemente Michel Temer, disputam entre si a faixa presidencial. Ora, se de uma banda isso revela um salutar retorno do equilíbrio entre os poderes constituídos, com o aumento do protagonismo do Poder Legislativo, de outra banda fica expresso que esse samba do crioulo doido não pode ignorar por muito tempo o chamamento cívico das ruas, o crepúsculo do lulismo e de seu partido, o PT.
Na prática, a presidente Dilma é dona do ônus de governar, mas o bônus jaz nas mãos do Congresso Nacional. Calheiros, Cunha e Temer decidem os destinos do Brasil. Os três mosqueteiros do PMDB, partido da base aliada que deveria auxiliar a presidente, do PT, a governar, em verdade governa em seu nome. E como se chegou a situação tão esdrúxula? O parlamentarismo branco, hoje vivenciado pelo Brasil, deve sua existência a três fenômenos de desaparecimento: o do PT, gangrenado pelo vírus da corrupção; o da presidente Rousseff, recolhida a um exílio forçado por despertar a ira dos brasileiros, que lhe devotam a mais baixa taxa de aprovação por ter-lhes mentido na campanha eleitoral do ano que passou; e, por fim, o desaparecimento de Lula, hoje lembrado como responsável pelo caos econômico e patrono da corrupção institucionalizada na Terra da Santa Cruz.
Lula sempre menoscabou o choque negativo das denúncias de corrupção em sua imagem e no projeto de poder do PT. Sobre o mensalão, dizia que o escândalo não impediu a sua reeleição e a vitória de Dilma Rousseff. E manteve a popularidade em alta até a descoberta do petrolão. Mas o maior esquema de corrupção da história do Brasil atingiu em cheio a imagem do PT e de sua cabeça coroada. Lula sabe que o PT perderia a sucessão presidencial, caso a eleição fosse realizada hoje, mesmo que o candidato do partido fosse ele próprio.
A folia partidária e o descompasso parlamentar dos governos do PT não foram acidentais. O partido sempre devotou um desdém vegetariano à partilha do campo ideológico com seus aliados. A razão é que, com seu apetite voraz pela hegemonia, a ideologia do governo seria sempre a que o PT quisesse. 
Assim, somando-se a imoralidade congênita do presidencialismo com a composição desideologizada e desparlamentarizada dos governos do PT, armou-se o tsunami perfeito. E para amansar a moçada aliada, sempre se acotovelando em busca de mamatas, o PT apelou para o fisiologismo e à corrupção desenfreada. Deu-se, então, o desastre que nenhum cacique petista previu: o partido foi pego com a mão na cumbuca. Primeiro, o mensalão estremeceu os pilares do sistema; agora, o petrolão provocou o abalo sísmico definitivo.
 E o PT, meus amigos, simplesmente implodiu!
Comente este artigo.

Um comentário:

  1. Olá,Oque acha de monetizar seu blog,e ganhar alguns trocados com ele de forma simples??
    Fiz um artigo sobre ganhar dinheiro com blogs de forma simples...O ARTIGO É 100% GRATUITO!
    com as duas dicas que eu deixei no artigo vc pode ganhar dinheiro apenas com os acessos dos visitantes!
    Segue o link abaixo,não é vírus,e se tiver duvidas pode me mandar mensagem!
    goo.gl/bey8b9

    se tiver duvidas pode me mandar mensagem no meu facebook!
    https://www.facebook.com/ricardoroochaa

    ResponderExcluir