terça-feira, 1 de abril de 2014

A Lei de Darwin aos políticos carreiristas.



A evolução das espécies, teoria do cientista e pensador Charles Darwin (1809-1882), se aplica também aos políticos carreiristas. O pesquisador definiu - grosso modo - que apenas os fortes sobrevivem, aqueles que conseguem se adaptar melhor às condições do meio.

 Assim é na política. Os homens públicos - com as devidas exceções - possuem rara habilidade para se moldarem às circunstâncias e dançam conforme a música. Vão do chamamé ao forró, do funk ao pagode ou da MPB ao sertanejo universitário como se pé de valsa fossem - o que não são. Mas fingem. E bem. Com virtuose. 

A Lei de Darwin, portanto, determina que ao longo das gerações os mais espertos ferram os mais fracos e os fazem desaparecer. Assim é na política. É verdade! Exemplo claro: ao perceberem que a demagogia já não funcionava como instrumento de convencimento do eleitor, ao se darem conta de que o povo - após décadas de enganação - finalmente aprendeu a identificar os demagogos, o que fizeram os políticos - sobretudo os mais astutos? Evoluíram! Guardaram a demagogia num baú - afinal, nunca sabe-se quando será preciso utilizá-la novamente - e aderiram à hipocrisia, prima-irmã da demagogia. 

Descoberta por Freud (1856- 1939), a hipocrisia é inerente aos indivíduos que fingem ter virtudes e sentimentos que na realidade não possuem. Trocando em miúdos: o político oportunista é fingidor do mal, diferentemente do poeta, fingidor do bem. Fiquemos atentos aos políticos hipócritas. Os demagogos? Esses são figurinhas carimbadas.


Crateras
Prefeitura de Pelotas vai comprar saibro para tapar os buracos de ruas não pavimentadas. Dia 9 de abril está marcada a licitação. Depois vem toda a burocracia e as cavidades se acumulando... Quando finalmente tudo for resolvido e o material chegar às ruas será inverno - chuva, frio, umidade. Por que não tomaram providências antes? Por que o serviço público é tão lento e ineficiente? E as crateras das ruas e avenidas pavimentadas? Quando o problema será resolvido? O povo não aguenta mais tanta buraqueira - e pasmaceira!

Cortázar
No conto A autoestrada do sul, o mestre Julio Cortázar descreve histórias que se passam num engarrafamento de veículos próximo a Paris. No texto, o escritor expõe a angústia de quem permanece preso no meio de milhares de automóveis durante várias horas. Com a estimativa de chegar a 190 mil veículos em 2014 (um para cada dois habitantes) Pelotas se transformará num engarrafamento contínuo, caso a prefeitura não tome providências urgentes - para ontem. Uma boa parte dos R$ 100 milhões recentemente anunciados deve ser canalizada para melhorar - e bota melhorar nisso! - o fluxo do trânsito. Senão vamos ter que morar dentro dos automóveis, tal como Cortázar ironizou.

Abutres
Com a Copa, a poderosa Fifa tornou-se a dona da bola, do dinheiro, dos direitos dos brasileiros e comanda o Brasil como se fôssemos um bando de idiotas dominados pela mídia. Tudo isso sob o olhar subserviente de autoridades de todos os níveis, de jornalistas - esportivos ou não - e de dirigentes esportivos. Prepotentes e irônicos eles impõem regras, menosprezam as leis do país, chantageiam... Assemelhando-se a abutres ávidos por carne putrefata, devoram o erário e a dignidade nacional. E ninguém os contesta, o que é pior e mais vergonhoso.

Absurdo
Desconheço detalhes do leonino contrato assinado entre a Fifa e a CBF para a realização da Copa no Brasil. Mas sabe-se que a entidade leva o filé e o Brasil fica com a carcaça - ou nem tanto. Exemplo claro da ambição desmedida deles e do poder que detêm é a necessidade de a direção da Fenadoce ser obrigada a pedir autorização para retransmitir dois jogos da Copa. A 22ª edição do evento, de 4 a 26 de junho, quer retransmitir jogos nos dias 12 e 17 de junho, mas - pasmem!, é necessário o aval da Fifa. Desse jeito, é melhor destituir a Dilma e colocar Joseph Blatter na Presidência do Brasil. Concordam?

Agilidade
Prefeito Eduardo Leite precisa urgentemente retirar algumas pedras do seu caminho. Elas - pedras, pedrinhas e pedregulhos - se refletem na falta de professores, de salas de aula e de infraestrutura na educação, na buraqueira generalizada em ruas e avenidas, nas sinaleiras que não funcionam, no desleixo com a limpeza pública, na desatenção com alguns postos de saúde, na manutenção de estradas na zona rural, no cuidado com praças e parques... A lista é extensa e requer agilidade, imposição da autoridade do prefeito, cobrança e mais prática do que teoria. Agir e agir. Esta deve ser a palavra de ordem na prefeitura.

Kafka
A informação é assustadora, terrível, mas verdadeira: o sistema prisional brasileiro carece de 250 mil vagas para presos. Isso significa que 250 mil criminosos estão soltos nas ruas devido à incompetência do governo federal. E sabem qual é a solução sugerida pela subprocuradora geral da República, Ela Wiecko: rever as penas de alguns presos, especialmente os envolvidos com drogas, e libertá-los, a fim de abrir vaga para os outros 250 mil criminosos. Não é uma piada de mau gosto? Um acinte? Um atestado com firma reconhecida do caos do Estado brasileiro?

Greve
O corte de energia elétrica nas cidades banalizou-se, tal e qual a violência. As pessoas cansaram de reclamar, de gritar, não foram ouvidas e acabaram por aceitar o inevitável, embora paguem a conta e os salários da CEEE. Concordo, não se pode perder a capacidade de se indignar e há de se continuar botando a boca no trombone. Tudo bem! Mas a partir da meia-noite de segunda-feira está marcado o início da greve dos funcionários da autarquia, quando apenas 30% do sistema irá funcionar. 

Aí, meu irmão, a coisa vai complicar de vez. Eles querem 12% de reajuste, a Companhia oferece 5,38% parcelado em quatro vezes. Estamos ferrados!


Comente este artigo.

2 comentários:

  1. Ótimo artigo sobre a Lei de Darwin aos políticos carreiristas.

    ResponderExcluir
  2. Olá William
    Caça a esses carreiristas corruptos e demagogos.
    Abraços...
    ClaraSol

    ResponderExcluir