A televisão é o meio predileto de comunicação dos brasileiros (76,4%),
seguido da internet (13,1%). Os dados fazem parte da Pesquisa brasileira
de mídia 2014 - Hábitos de consumo de mídia pela população brasileira,
divulgada hoje (7) pela Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência
da República.
Com o objetivo de saber por quais meios de comunicação o brasileiro se
informa e também para subsidiar a elaboração da política de comunicação do
governo federal, o Ibope Inteligência ouviu 18.312 pessoas em 848 municípios
entre os dias 12 de outubro e 6 de novembro do ano passado. O levantamento
custou R$ 2,4 milhões.
Segundo a pesquisa, apesar de os usuários de internet passarem mais
tempo navegando que os telespectadores passam assistindo a programas na TV, o
alcance da televisão é muito maior que o da web nos lares brasileiros: só 3%
dos entrevistados disseram não assistir nunca a televisão. No caso da internet,
53% dos entrevistados afirmaram não ter o hábito de acessar a rede mundial de
computadores.
De acordo com a sondagem, de segunda a sexta-feira, os internautas
ficam, em média, três horas e 39 minutos na internet, enquanto os
telespectadores passam três horas e 29 minutos vendo TV. Os que ouvem rádio
nesse período dedicam três horas e sete minutos a esse hábito e os que leem
jornais impressos, uma hora e cinco minutos.
Ainda segundo a pesquisa, enquanto 21% dos entrevistados com renda
familiar de até um salário mínimo acessam a rede semanalmente, o índice sobe
para 75% entre os que têm renda superior a cinco salários mínimos.
Os mais escolarizados também levam vantagem: 87% dos entrevistados com
nível superior disseram têm acesso à internet pelo menos uma vez por semana.
Por outro lado, só 8% dos entrevistados que cursaram até a 4ª série acessam a
rede mundial de computadores ao menos uma vez por semana.
Outro dado da pesquisa revela que 75% dos entrevistados nunca leem
jornais e 85% nunca leem qualquer revista. Apenas 6% dos brasileiros
entrevistados disseram ler jornais diariamente. Mesmo em baixa, o jornal
impresso é o veículo apontado como de maior credibilidade: 53% das
pessoas consultadas responderam que confiam sempre, ou muitas vezes, nos
jornais.
Agência Brasil.
Comente este artigo.
Eu geralmente assisto pouquíssimo a televisão e navego até 9 horas por dia por achar mais interessante a internet que é também o meu meio de trabalho já que tenho 2 blogs um de informática e um sobre música que é novo e tem 2 postagens apenas.Mas é claro de acordo com as pesquisas nem todos tem a internet ao alcance das mãos e acho que por isso é que a TV é mais assistida e isto é fato.Abraços e tenha um ótimo fim de semana!
ResponderExcluirIsso explica muito da nossa passividade e falta de preparo intelectual.
ResponderExcluirEnquanto outros países fomentaram a educação e a alfabetização em massa, patrocinando o acesso à leitura, o Brasil pulou direto de uma população com mais da metade de analfabetos já nos anos 60 direto para a televisão. Não preciso explicar mais nada o que vem depois disso.
Grande abraço,
Almir Ferreira
Panorâmica Social