domingo, 12 de abril de 2015

O que é Programação Neurolinguística?

Considerada um poderoso processo que ensina como usar o nosso cérebro para conquistar qualquer objetivo ou resultado em diferentes contextos, na vida pessoal ou profissional, a Programação Neurolinguística (PNL) oferece um modelo que ajuda a entender melhor como o ser humano pensa, age e se comunica. A finalidade é fazer com que nos sintamos capazes de identificar nossas capacidades para alcançar resultados mais positivos. Restitui, ainda, o equilíbrio emocional e estimula o desenvolvimento pessoal.
Não é uma forma de terapia, contudo oferece, por meio de técnicas, uma forma de junção de princípios que explicam a relação entre a linguagem (verbal e não verbal) e a mente e, ainda, como esta interação quando programada pode impactar não só a mente como também o comportamento. É essencial não só na resolução de problemas do passado, mas no aprimoramento dos recursos atuais e na projeção de um futuro mais promissor.
O propósito básico é a mudança do comportamento reconhecida como a fórmula da excelência humana. O nome Programação Neurolinguística resume os três pontos complexos estudados no curso. O termo “Programação” pode ser entendido como uma comparação entre a mente humana e o computador. O cérebro seria o hardware, enquanto que os pensamentos e o comportamento, o software, programa que define como o computador interpreta os dados recebidos.
 O “Neuro” remete à mente, onde processamos nossas experiências por meio dos cinco sentidos, visão, audição, olfato, tato e paladar. “Linguística” refere-se à linguagem ou a outras formas de comunicação não verbais. Com a PNL, é possível reprogramar o cérebro, ensinando a ele novos caminhos e retirando falhas de programação geradas no passado
Algumas pessoas costumam dizer ainda que a PNL é como um manual de instruções para a nossa mente capaz de reprogramar o cérebro, ensinando a ele novos caminhos e retirando falhas de programação geradas no passado. Muitas vezes, os problemas da vida podem criar bloqueios anteriores que dificultam um posicionamento saudável perante o presente e o futuro.
Entre os benefícios que a PNL oferecem destaco: conquista de autodesenvolvimento e autoconhecimento; crescimento e evolução contínua; alinhamento de visão e missão de vida; melhora nos relacionamentos e na capacidade de comunicação; quebra de barreiras e crenças limitantes; eliminação de comportamentos e sentimentos sabotadores; definição clara de metas, projetos e objetivos pessoais e profissionais; aumento do equilíbrio e harmonia interior; melhor controle das emoções; capacidade de resolver conflitos internos e externos; e aceleração dos processos de aprendizagem.
Comente este artigo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário