terça-feira, 28 de abril de 2015

Mentira tem perna curta...

 “Fiquei magoado, não por me teres mentido, mas por não poder voltar a acreditar-te”. Friedrich Nietzsche
Ao falar de mentira é comum que as pessoas recordem do ditado: “mentira tem perna curta”, o que tá posto é que a verdade mais cedo ou mais tarde se fará presente, revelando fatos que não são verdadeiros. A mentira também é rapidamente associada ao personagem Pinóquio, que ao contar uma mentira seu nariz começa a crescer revelando que não estava sendo verdadeiro e ao falar a verdade o mesmo diminui retomando o tamanho normal.
Nessas situações a mentira não se sustenta por muito tempo, pois não há dados que possam confirmar uma mentira, algum sinal aparecerá e as informações serão divergentes, ficando até contraditório. Ao saber da verdade a relação entre os envolvidos é posta a prova, uma vez que alguém que contou algo que não era real. 

No dicionário encontramos a seguinte definição para mentira: “é o nome dado as afirmações ou negações falsas por alguém que sabe de tal falsidade, e na maioria das vezes espera que seus ouvintes acreditem nos dizeres”. Então ao contar uma mentira está se manipulando uma situação, induzindo o outro a acreditar em algo que não é real. A mentira é conhecida como um comportamento imoral e errado, que não deve ocorrer, as crianças já aprendem que mentir é feio, que deixa os pais tristes. Algumas vezes pode gerar culpa, sendo absolvida moralmente quando é usada com a intenção de evitar um conflito maior.
Existe a mentira aceitável socialmente, quando não há a intenção de fazer mal ao outro e que se trata mais de uma omissão de uma verdade, que o outro ainda não está preparado para lidar. Portanto, em algumas situações pode até indicada, quando se trata de não falar tudo o que se pensa ao outro de qualquer maneira, principalmente quando isso pode ser desagradável.

Quando um sujeito descobre uma mentira, isso irá modificar a relação de confiança que existe com aquela pessoa, certamente numa próxima vez haverá uma dificuldade para confiar e acreditar nela novamente, sua credibilidade será reduzida, sendo questionada a qualquer instante. A citação acima de Nietzsche refere que as pessoas se magoam não pela mentira em si, mas por perderem a confiança que existia naquela relação, pensam como será possível levar adiante esse relacionamento, já que lhe passaram a perna uma vez.
 É assim com os pais quando os filhos “mentem” sobre uma situação, na empresa quando um colega conta muitas inverdades será questionado ao contar um fato, pois o mais difícil será saber quando o sujeito está realmente falando a verdade.

por Gisele Dala Lana.

 

Comente este artigo.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário