sexta-feira, 24 de abril de 2015

Doenças degenerativas

Doenças degenerativas são aquelas que alteram o funcionamento de uma célula, um tecido ou órgão, porem neste caso não tem nenhuma relação com inflamações, infecções e ou tumores. As mesmas são chamadas assim devido o fato de provocarem a degeneração no organismo, envolvendo vasos sanguíneos, tecidos, visão, órgãos internos e cérebro.
Normalmente esses tipos de doenças são adquiridas devido hábitos alimentares errados (uso excessivo de gordura), vida sedentária, predisposição genética e alcoolismo são doenças crônicas, não transmissíveis e algumas não têm causa conhecida A Medicina moderna já dispõe de tratamentos, porém, a cura para tais enfermidades ainda não existe.
Os exemplos mais conhecidos para doenças degenerativas são o diabetes, a arteriosclerose, a hipertensão, as doenças cardíacas e da coluna vertebral, além de câncer, mal de Alzheimer, reumatismo, esclerose múltipla, artrite deformante, artrose, glaucoma, cabeça, e membros. Trata-se de um comportamento induzido por hábitos decorrentes dos confortos existentes no nosso cotidiano que acabam por tornar nossa vida mais simples, como o simples fato de nos alimentarmos de fast-food ou evitarmos andar de escada para subir no elevador, coisas que tornam nossa vida mais pratica.
As doenças crônico-degenerativas são as principais causas de mortes em países desenvolvidos, por isso devemos analisar e pensarmos, será que a forma que estamos vivendo nosso cotidiano irá influenciar em nosso futuro, lembrando o fato de que este  tipo de doença esta sendo ocasionada por nos mesmos, e não estão relacionadas com medidas de saneamento básico, o que faz chegarmos ao fato de que quem pode cuidar de nossa saúde somos nos mesmo, será que estamos fazendo isso certo?
Se toda a população fizesse uma caminhada, de 30 minutos por dia, poderíamos evitar doenças degenerativas, como diabetes, a arteriosclerose, a hipertensão, também claro doenças cardíacas e da coluna vertebral, além de câncer, mal de Alzheimer, reumatismo, esclerose múltipla, artrite deformante, artrose, glaucoma etc. ate uma simples dor de cabeça poderia ser evitada com a pratica de exercício físico. Normalmente essas doenças são adquiridas, por erros alimentar e o excesso de gordura no corpo, e a vida sedentária. Ou seja, nos estamos tornado essas doenças mais comuns devido a erros diários nosso.

Comente este artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário