terça-feira, 24 de agosto de 2010
Um jeito diferente de "ser" e de "aprender".
A criança alegre e imaginativa que se transforma em uma criança triste, fechada e incapaz de expor sua criatividade. Essa é a síntese de um filme chamado “Somos todos diferentes”, que tem como tema a dislexia, um distúrbio de aprendizagem que faz com muitas histórias sejam semelhantes: até ser diagnosticado o tipo de dificuldade de aprendizagem, é comum que crianças, jovens ou adultos sejam tidos como fracassados ou menos inteligentes, o que acaba por afetar a sua autoestima. Ensino adequado à forma diferenciada de aprender, paciência e valorização das demais habilidades de quem apresenta esse distúrbio de aprendizado são ações que recuperam a autoconfiança e permitem ao disléxico mostrar que é tão inteligente quanto qualquer outra pessoa - e que ele apenas aprende de forma diferente. Como todo mundo.
Mas o que é exatamente a dislexia? “Antes de qualquer definição, é um jeito diferente de ser e aprender. Reflete a expressão individual de uma mente, muitas vezes arguta e genial, mas que aprende de maneira diferente”, esclarece enfaticamente Catarina Victorino Ribeiro, fonoaudióloga com experiência há 9 anos na área, que atua em clínica fonoaudiológica e equoterapia, com crianças com dificuldades de aprendizagem, no Centro Integrado de Equoterapia Novo Tempo (Cient), em Araçoiaba da Serra.
Ela diz que pela definição da IDA ( International Dyslexia Association) é um distúrbio de aprendizagem, de origem neurobiológica, que impede que o indivíduo se aproprie do código de escrita, passando a vê-la como algo impossível de ser aprendido. Uma comparação explicativa citada no filme lembrado no início da matéria e inclusive no site da Associação Brasileira de Dislexia (ABD) conta que é como se as letras dançassem, embaralhando e impossibilitando que esse código seja decifrado.
Essa dificuldade para aprendizagem da leitura e da escrita não tem relação com o método de ensino, com nível intelectual de quem a enfrenta ou mesmo com a condição social. Para Catarina, pode-se dizer que a dislexia se manifesta por várias dificuldades em diferentes formas de linguagem, incluindo, frequentemente, além das dificuldades de leitura, dificuldades de escrita, soletração e compreensão de leitura. “Ela aparece de maneira diferentes em cada criança”, reafirma.
Por Andrea Alves - andrea.alves@jcruzeiro.com.br
Muito interessante e útil esse texto. Comente, participe!!!
Postado por
William Junior
às
22:37
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Postagem mais recente
Postagem mais antiga
Página inicial
Linkbão
Oi Torpedo
Oi Torpedo Web
Click Jogos Online
Claro Torpedo
Claro Torpedo Gratis
Rastreamento Correios
Mundo Oi
oitorpedo.com.br
mundo oi torpedos
mundo oi.com.br
oi.com.br
torpedo-online
Resultado Dupla Sena
Resultado Loteria Federal
Resultado Loteca
Resultado Lotofacil
Resultado Lotogol
Resultado Lotomania
Resultado Mega-sena
Resultado Quina
Resultado Timemania
baixa-facil
Resultado Loterias
E-Scripter
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Este filme eu não comhecia ..gostei da dica há pouco tempo postei também sobre este tema o filme era'' Como estrelas na Terra toda criança é especial'' ,valeu amigo a paz
ResponderExcluirOlá Gaúcho! rsrsrsrs
ResponderExcluirLegal.
Não sabia destes pequenos mas importantes detalhes.
Valeu e uma braço.